Projeto genoma humano

Categories: Trabalhos

0

PROJETO GENOMA HUMANO • O que é “Genoma’? – É o conjunto haplóide de cromossomos de uma espécie. – A junção de todo material genético de um ser vivo. • O que é o Projeto Genoma Humano (PGH)? 1a fase: Mapear (descobrir a posição dos genes) e sequenciar (descobrir quais bases constituem) os genes humanos das cadeias de DNA para saber a função de cada um deles no organismo. Dessa forma, descobrir quais doenças são de influencia genética, obter tratamento e cura para as mesmas (terapia genética). 2a fase: Proteo existentes na célula hereditários.

O projeto gen orfi as proteínas ção dos caracteres cromossomos humanos (22 autossomos + X + Y). Iniciou-se em 1980, (lançado oficialmente em 1990) tendo como país precursor os Estados Unidos, no setor publico, e estendeu-se para outros vários países, como Brasil, Inglaterra, Austrália, Japão, nos setores públicos e privados. • Vantagens x Desvantagens do PGH Engenharia Genética – É o conjunto de técnicas utilizadas para manipular os genes de um ser vivo de forma que este terá seu desempenho melhorado elou passará a produzir substancias úteis ao homem.

Aconselhamento Genético – Consiste em uma consulta com m geneticista para diagnosticar ou analisar a possível ocorrência essa doença seja diagnosticada, cabe ao geneticista informar ? familia as formas de tratamento e a probabilidade de que esta se manifeste nas próximas gerações, porem, cabe ao próprio paciente/fam(lia tomar as decisões sobre o tratamento. Eugenia – É o melhoramento de uma espécie através da escolha das melhores características de um individuo.

O PGR possibilitará que através de um geneticista e da fertilização in vitro que os pais possam escolher as características de seu filho, como cor de cabelos, olhos e propensão a doenças hereditárias. Terapia Genética — Através da descoberta dos genes anormais (causadores de doenças), do seu mapeamento e sequenciamento podem-se descobrir maneiras de alterá-los e tratar/curar as doenças. porém os fatores genéticos não são os únlcos responsáveis pela manifestação de doenças, mas também os fatores do meio.

Medicina Molecular – É caracterizada por tentar descobrir as causas originarias (genéticas) das doenças e não só tratar os sintomas cl[nicos. Conseguindo assim, maior rapidez e mais testes diagnósticos específicos, fazendo com o que tratamento seja mais eficaz. Produção de Medicamentos – Cada doença manifesta em um grupo étnico diferentemente, com o PGH será possivel a produção de medicamentos específicos de acordo com os genótipos dos indivíduos, fazendo com que as doenças sejam combatidas de modo mais eficaz.

Conhecimento x Lucro – Enquanto o setor público entrou no projeto com intuito de aprofundar e aprimorar os conhecimentos científicos sobre genoma entrou no projeto com intuito de aprofundar e aprimorar os conhecimentos científicos sobre genoma humano, o setor privado visava os lucros que este projeto traria para as empresas ue patenteanam e patroclnariam a pesquisa. Religião – ‘O homem brincar de ser Deus’, o homem através das descobertas genéticas interfere nos princípios religiosos que movimentam a fé, quebrando a teoria do criacionismo de Deus.

Deus escreve certo por linhas tortas’, a partir do momento que o Projeto Genoma Humano for acessível a todas as classes, as gerações futuras não serão mais uma obra divina mas sim moldados pelos progenitores. Desse modo perdendo a credibilidade de Deus na criação do Homem. Social – A socledade futuramente pode ser determinada pelas aracterísticas genéticas, gerando uma reestruturação das classes sociais.

As pessoas sem grandes propensões a doenças graves formarão as classes superiores e aquelas com mais probabilidade de desenvolver essas doenças ocuparão as classes inferiores. (PIRAMIDE) Moral – Em alguns países já está sendo criadas leis que regulamentam a utilização do Genoma Humano de cada individuo. Tornando assim imoral qualquer divulgação/exposição das características genotipicas de um Individuo sem a sua autorização previa por uma instituição privada (Planos de Saúde, Companhias de Seguros e Empresas… Ética — ‘A manipulação genética, por motivos não terapêuticos é um dilema ético. ‘ antiético utilizar das descobertas desse proj PAGF3rl(F6 genética, por motivos não terapêuticos é um dilema ético. ‘ É antiético utilizar das descobertas desse projeto para beneficio estético, pois deixa de lado o objetivo que é a cura de doenças. Outro fator antiético é que as alterações feitas nas células germinativas são passadas de geração em geração, uma modificação feita agora traz conseqüências para gerações futuras.

Cultural — O Brasil é o país do futebol, desde criança nossa população é incentivada a praticar esse esporte. Através da descoberta dos genes responsáveis pela resistência e habilidade física das pessoas, essas caracteristicas poderão ser aprimoradas através de uma interferência genética, dessa maneira serão desenvolvidos atletas “artlficlais”. Com Isso os países desenvolvidos terão acessos a essa tecnologia, acabando com a competitividade esportiva e a lealdade com o esporte pois não seria pegos no exame anti-dopping e criando uma competitividade tecnológica.

Sendo assim, o Brasil como um pais emergente perderia seu status de país do futebol. Energia e aplicações ambientais – A partir do desenvolvimento do PGH, foram criados projetos paralelos que utilizando dos mesmos métodos de seqüenciamento e mapeamento, mas com microorganismos desenvolveram pesquisas para criação de novas fontes de energia e monitoramento ambiental para detectar poluentes.

Sergio Pena Médico mineiro formado em Medicina na UFMG , fez Doutorado no Department of Human Genetics da University of Manitoba, Canadá (1977) e pós-doutorado no Institute for PAGF Genetics da University of Manitoba, Canadá (1977) e pós- doutorado no Institute for Medical Research em Mill Hill, Londres. Atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Genética Humana e Médica .

Sérgio Daniel pena foi o médico pioneiro do Projeto Genoma Humano no Brasil , sendo o principal representante no projeto, participou do Programa Latino-Americano do Genoma Humano e o Comitê Sul-Americano do Projeto de Diversidade Genômica Humana. Sérgio Pena tem uma clínica genética em Belo Horizonte com sua equipe tem desenvolvido importantes pesquisas sobre a composição genética da população brasileira , levando a conclusões de que a maioria dos desvios de conduta teriam origem socais e não genética.

Curiosidades – Os pesquisadores do PGH estão envolvidos em pesquisas que buscam provar a homossexualidade e o mau humor são características influenciadas pelo genoma e não por opção própria como é concebido culturalmente. – Atualmente, o tempo gasto para a seqüenciaç¿o de um gene leva de 1 á 20 minutos. Se todas as letras químicas fossem colocadas em um livro, este eria 800 vezes o tamanho da Bblia e levaria um século para ser lido. • O Projeto Genoma no Brasil e a Vassoura de Bruxa e Praga do Amarelinho.

Praga do Amarelinho – É uma praga que ataca os laranjais brasileiros e tem como caracteristica o entupimento dos vasos de seiva da planta prejudicando sua produção, e dando grandes prejuízos a economia bra dos vasos de seiva da planta prejudicando sua produção, e dando grandes prejuízos a economia brasileira. Por isso, um grupo de pesquisadores decidiu mapear e seqüenciar o genoma da bactéria causadora Xylella fastidlosa para tentar amenizar os feitos da doença. Isso levou o Brasil ao pioneirismo no estudo de fitopatógenos e recebeu grande destaque internacional.

Vassoura de Bruxa – É uma praga que ataca os cacaueiros brasileiros levando ao seu ressecamento e déficit de crescimento, o que impossibilita que o fruto seja exportado, dando grandes prejuízos a agricultura brasileira. Seu genoma foi seqüenciado para tentar criar uma forma de resistência contra o fungo basidiomiceto Crinipellis perniciosa. O Brasil – Além do pioneirismo alcançado com o mapeamento da X. Fastidiosa, as técnicas utilizadas também levaram o Brasil ao ngresso no Projeto Genoma do Câncer.

As principais doenças estudados pelo PGH. Câncer – Possui um Projeto Genoma dedicado a ela, com o objetivo de descob ir qual o verdadeiro motivo da doença: se todas são causadas por fatores genéticos ou se possui interferência do meio; e as que têm base genética, terão seus genes mapeados e sequenciados para uma futura cura e prevençao. Mal de Alzheimer, Obesidade, Calv[cie, Osteoporose, Mal de Parkinson, Diabetes, ADA – Essas doenças já foram mapeadas e patenteadas e agora estão sob pesquisa para a descoberta de tratamento e cura.

Projevmware vsphere 4 – 1

0

Serviзos de Consultoria de Infraestrutura DELL Dell Computadores do Brasil Ltda. @ Copyright 2010. Todos os direitos reservados. ndice [ndice

Read More

A importacia da metodologia e tecnicas de pesquisa na vida do futuro profissional

0

Trabalho de conclusão de disciplina de: Metodologia e Técnica de Pesquisa A importância da Pesquisa Cláudio de Moura Castro (1

Read More