Projeto integrador cbc

Categories: Trabalhos

0

Na definição de negócios, podemos dizer que é a orientação da empresa na colocação de seu produto no mercado bjetivando atingir a satisfação de seus consumidores . A produção industrial, tecnologia, marketing,mão de obra, o estudo de mercado, controle de qualidade,propaganda, enfim tudo faz parte do negócio para a venda do produto final. No caso da CBC ramo confecção e moda , alta costura seria seu negócio. O seu produto , peças de vestuário inspiradas nas tendências da costura parisiense. Já que Marcel era profundo conhecedor das técnicas, modelagem, corte e costura.

Mercado é onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender. At Swipe to view next page Através da negociação, determina-se o preço e a quantidade do bem negociado. O funcionamento de um sistema de mercado é fundamentado em conjunto de regras , onde compram bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demanda de um bem, não depende só do preço, mas de diversos fatores, tais como preferencias do consumidor, concorrência externa, renda disponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de diversos fatores, tais como tecnologia disponível, preços de fatores de produção, impostos, etc.

O mercado da CBC é o comercio de roupas, a confecção. E seus clientes os logistas de forma geral e os consumidores . A atuação de seu mercado é interna, a nível nacional. Sua linha de produção foi criada em bases inovadoras , voltada para dar maior produtividade ao maquinário, com isso gerando lucros compensadores, sempre com o comprometimento com a qualidade. A missão deve responder o que a empresa ou organização se propõe a fazer e para quem. É uma declaração do propósito e das responsabilidades de uma empresa perante seus clientes. A missão da CBC é a excelência da qualidade de suas roupas.

O comprometimento com a criação e produção das peças de vestuário adulto, com tendencias da costura internacional. Entendendo as necessidades de seus clientes, oferecendo soluções aos seus desejos, mais rápido e melhor que seus competidores. Conduzindo de forma sustentável e rentável o crescimento de sua empresa, gerando lucro a seus acionistas sem deixar para trás a satisfação de seus colaboradores. Planejamento estratégico é definir um objetivo e mportância, para que as empresas possam ter um ” n e este possa ser alcançado.

Ele é de suma Planejamento estratégico é definir um objetivo e metas para que este possa ser alcançado. Ele é de suma importância, para que as empresas possam ter um ” norte ” , ou s possa ser alcançado. Ele é de suma importância, para que as empresas possam ter um ” norte ” , ou seja uma referência. Um objetivo a ser alcançado e atingido. A estrutura organizacional deve ser definida de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas pela empresa. Estrutura organizacional é um conjunto ordenado de esponsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais dentro da empresa( Oliveira , D.

P. R, 2001 p. 85). Uma vez que, a estrutura da organização define como as tarefas vão ser divididas, os gerentes devem considerar a especialização do trabalho, divisão em departamentos, cadeia de comando, controle,centralização e descentralização e formalização. O uso correto desta estrutura pode contribuir para a competitividade estratégica da empresa. No mercado atual os concorrentes mais produtivos, são aqueles com produtos mais inovadores, e que utilizem a apacidade interna de seus trabalhadores e consequentemente sua contribuição para as tomadas de decisão dos seus gerentes.

Uma empresa rentável, em plena ascensão, com o mercado absorvendo toda a produção, distribuindo seus produtos em todo território nacional. A situação financeira sólida da empresa trazia grande tranquilidade a todas as camadas da organização. Esse era o cenário antes da saída de seu diretor Cláudio. Como o planejamento adotado pela CBC, não incluía a descentralização do poder, cadeia de comando,especialização do rabalho, muito menos o planejamento para o futuro.

Embora tenha ficado evidente o sucesso de sua pequena industria, e consequentemente a sua transformação em Sociedade anônima, o seu crescimento não levou em conta um planejamento eficiente e elaborado. Com sua saída, Cláudio mesmo sem perc levou em conta um planejamento eficiente e elaborado. Com sua saída, Cláudio mesmo sem perceber, condenou sua empresa ao desamparo gerencial. Não havia planejamento estratégico de logo prazo, tanto que com sua saída a empresa entrou em declínio. modelo gerencial da CBC poderia ser definido como autocrático.

O s objetivos e as diretrizes são fixadas pelo líder, sem nenhuma participação do grupo. As providências e as técnicas para a execução das tarefas, também são determinadas pelo lider. O líder determina quais as tarefas a serem executadas e quem vai executá-las. Poderia ser colocado também como modelo PRÉ-APO administração do dia a dia;visualização para dentro da empresa; orientação para o produto;orientação para atividades; administração da rotina;ênfase no dinheiro , máquinas e materiais; controle entralizado, tecnocrático, funcional;estilo autoritário;diretrizes e supervisão; individualismo.

Não identifiquei nenhum canal de coleta de sugestões de funcionários. Até porque o perfil de liderança encontrado no texto, não permitiria nenhum tipo de sugestão por parte dos funcionários. Apesar das relações amigáveis, a tomada de decisões sempre cabia ao diretor. Pela postura de Cláudio, se um empregado descumprisse suas ordens ou cometesse um erro por negligência, sua atitude seria severa. Visto que ele primava pela eficiência e dedicação total ao trabalho. Mesmo que a intensão fosse em aprimorar o processo gerencial, nenhuma interferência era bem-vinda.

As decisões eram tomadas tanto nos níveis gerencias como no operacional, esse último a cargo de Marcel , que pela sua aptidão para mecânica,cuidava do maquinário,criando inovações que resultavam em maior produtividade mas máquina mecânica,cuidava do maquinário,criando inovações que resultavam em maior produtividade mas máquinas e consequente redução dos custos. Controle é uma da funções que compõem o processo administrativo. A função controlar, consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades que foram planejadas.

Esse tema sempre foi motivo de discussão, o problema de controlar a empresa de forma mais objetiva. Só para recordar, esta preocupação girava nas cabeças dos homens de negócios do século XIX . Henryyy Fayol, um dos pioneiros do estuda da empresa de mode específicocaracterizouou a função controle como uma das funções da administração: planejar, organizar, coordenar,comandar e controlar, todas elas inseridas na grande função administrativa. A CBC exerce a função administrativa , controle, de forma centralizada. Não diria que da forma correta.

Delegar é autorizar a uma pessoa a fazer uma atividade de sua responsabilidade. A arte de saber delegar, é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização. , Na CBC, os lideres não delegam, eles apenas lideram e esperam que suas ordens sejam cumpridas, para o bom desenrolar das atividades. Motivação – vontade para fazer um grande esforço para conseguir os objetivos da organização, condicionada pelo sforço de satisfazer alguma necessidade pessoal. A CBC reconhece o esforço de seus colaboradores, através da gratificação profissional.

Ou seja , para reconhecer o esforço feito pelos seus funcionários, ela oferece um cargo como premaçao. Clima organizacional, é a ferramenta administrativa do sistema de qualidade. Utilizada par medir e Clima organizacional, é a ferramenta administrativa , integrante do sistema de qualidade. Utilizada par medir e Utilizada par medir e apurar o grau de satisfação dos colaboradores diretos da empresa perante determinadas anavels. Não existia na CBC nenhum instrumento formal de pesquisa de clima organizacional.

O que era utilizado, era a opinião de um de seus diretores na hora de gratificar os funcionários pelo desempenho e fidelidade. Cláudio e Marcel eram bons gerentes , só que ambos só se comprometiam com suas próprias atribuições. Não havia a preocupação de difundir seus conhecimentos , nem tampouco agregar valores aos seus empregados. Ambos com seus estilos individualistas de gerenciar, traziam para os empregados a segurança de comando, mas também eixaram o desamparo da falta deste. Não posso condenar um estilo que apresentou resultados. Mas não acredito ser este o melhor estilo de gerenciar.

Ter autoridade com os empregados é de certa forma um ponto positivo. Todos identificam um líder, e estão prontos a segui-lo, mas na falta dele o que fazer? Tanto Marcel como Cláudio, detinham em suas mãos o poder e conhecimentos necessários para fazer com que a empresa desse certo. Se pudesse ser modificado este procedimento no início, eu incluiria algumas observações. Com relação a Marcel e seu gerenciamento, acredito que além de cuidar da linha de produção, ele deveria ter o cuidado de difundir seus conhecimentos e preparar mão de obra para dar continuidade ao seu trabalho.

O seu envolvimento deveria ser com o todo e não com parte da empresa. Assim ele estaria apto a substituir Cláudio, ou indicar um substituto a altura. Já Cláudio precisaria aprender a delegar comando. Cu cialização de sua equipe, e deixar o operacional seguir Já Cláudio precisaria aprender a delegar comando. Cuidar da especialização de sua equipe, e deixar o operacional seguir quipe, e deixar o operacional seguir seu caminho, nas mãos dos seus diretores.

Controlar, mas não deter o controle. Os dois deveriam traçar uma estratégia a longo prazo, cuidando não só do desenvolvimento operacional da empresa, como também o desenvolvimento de sua mão de obra, que afinal é sua matéria prima . Não basta gratificar com funções seus melhores empregados. Eles devem ter condições de participar do poder decisório da empresa. Aliás a empresa deve ser administrada por seus gerentes, mas na falta deles , ela deve ter condições de se gerir sozinha.

A contratação de um consultor, que é um agente de mudanças, e que terá o papel de buscar informações no mercado e no cliente, propondo suas soluções. Seria uma ótima ideia, já que iria apontar essas deficiências e tentar saná-las. Dentre elas eu apontaria a criação de um departamento de marketing, para atuar junto ao mercado, e saber das tendencias e necessidades do cliente. A especialização de sua equipe de produção, para que se mantivesse atualizada com os seus produtos e a modernização de sua empresa para dar vazão as necessidades atuais e demandas mercadológicas.

Religiгo e pуs-modernidade

0

Religiгo e Pуs-Modernidade: a possibilidade da expressгo dosagrado Jaci Maraschin As coisas nгo sгo como aparecem. Nem sгo de outra

Read More

Pedagogia

0

Paulo Eduardo – 40 anos – Brasileiro – Casado praça. R0tary, 276 – sao paulo – sp Fone: (13) 9771-877

Read More