Projeto integrador valores motivacionais

Categories: Trabalhos

0

Vivemos em meio a uma grande concentração de renda, saúde e educação pública de péssima qualidade, falta de segurança, falta de empregos, entre outros. O país tem avançado, em especial no combate a pobreza, com programas sociais promovidos pelo governo e pela iniciativa privada como no exemplo do projeto de Campina Grande que, com medidas simples, promoveu melhorias nas condições de vida das pessoas envolvidas. Uma das formas de diminuir a pobreza é a criação de empregos.

A geração de postos de trabalho, sejam formais ou ão, insere o indivíduo na comunidade, dando-lhe uma identidade sócio-profissional. Nesse aspecto, o programa desenvolvido em Campina Grande foi de grande importância, inserindo a figura do catador no quadro da comunidade minimizando a discriminação e a marginalidade enfrentada anteriormente por estes. Mas não basta combate Swipe to view next page combater a pobreza, gerar empregos e promover a inclusão social de indivíduos se isso não se der de forma constante. Recentemente, o desenvolvimento sustentável tem sido a meta de todos os projetos sociais.

Buscam-se modelos que ermitam o desenvolvimento capaz de atender às necessidades das atuais gerações e permitir melhor qualidade de vida, sem comprometer o atendimento das necessidades e aspirações das gerações futuras. * As ações desenvolvidas no projeto em Campina Grande dão um exemplo de como o planejamento, com base na sustentabilidade, pode ser positivo para a sociedade em diversos aspectos. * Definição de desenvolvimento sustentável conforme inciso V, do artigo 70, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em tramitação no Senado através do Projeto de Lei 203. . VALORES MOTIVACIONAIS Uma das motivações que temos em conta quando decidimos nossas ações é o querer bem, o cuidar das pessoas que nos são próximas. Esse sentimento de querer proporcionar conforto e segurança a outros seres humanos, pode ser definido como benevolência e sua importância para a vida em sociedade pode ser evidenciada pelas relações criadas a partir dele. Neste trabalho a benevolência é o único valor motivacional que atende puramente aos interesses coletivos, atendendo, os demais, a interesses mistos.

Nos projetos de cunho social, como o que serve de referência ara este trabalho, fica claro que muitas pessoas se envolvem com o objetivo de melhorar as condições de vida dos clientes do programa. Cite-se como exemplo os 1 5 estudantes que, trabalhando voluntariamente, contribuíram para a promoção social do grupo de catadores envolvidos, como se depreende do 50 parágrafo do capítulo 3 – Resultados. Outro ponto que merece destaque em nossa anál’ nça. Todos temos, mesmo que de forma intuitiva, a noção do que é segurança.

Expandindo esses conceit ações sociai Outro ponto que merece destaque em nossa análise é a segurança. Todos temos, mesmo que de forma intuitiva, a noção do que é segurança. Expandindo esses conceitos para as relações sociai intuitiva, a noção do que é segurança. Expandindo esses conceitos para as relações sociais, buscamos estabelecer nossa integridade física, bem como garanti-la em nossas interações na sociedade. Desta forma, uma maneira bastante eficiente de consegui-la é desenvolvendo ações que incluam outras pessoas, proporcionando a todos as mesmas chances de obterem êxito.

No caso em estudo, temos em curto prazo a promoção da segurança através da retirada do rupo de catadores da situação marginal em que viviam (integridade pessoal) e em longo prazo teremos a manutenção dos padrões de consumo para aquela sociedade (segurança nas relações sociais) e a preservação do meio ambiente (segurança para todos os indivíduos). Por fim temos o Universalismo como tema. Universalismo é definido, segundo a tipologia motivacional de valores de Schwartz (Schwartz, 1 992), como tolerância, compreensão e promoção do bem-estar de todos e da natureza.

Partindo de uma análise rápida pode-se dizer que este valor atende as necessidades de toda a sociedade. Deveria ser o pilar de todas as ações humanas, pois privilegia o respeito ao próximo, ao meio ambiente, o desenvolvimento do todo. As ações desenvolvidas no projeto de coleta seletiva em Campina Grande reúnem a população, as empresas e o poder público em torno de um objetivo comum. Esta idéia aparece resumida em: “buscando dessa forma construirmos coletivamente uma tentativa de solução envolvendo conceitos e práticas educacionais que busquem a sustentabilidade urbano empresarial” 3.

Em contraposição a visão antropocêntrica foi proposta a adoção do ecocentrismo. Esta prega que não é possível separar os seres humanos dos seres não-humanos, o homem é parte e o ambiente o todo. Entre seus princípios, retirados do Manifesto for Earth (Mosquin & Rowe, 2004), destacamos os seguintes: “A Ecosfera é o centro de Valor da Humanidade”; “Ética Ecocêntrica está firmada na Consciência de nosso Lugar na Natureza” e “Uma Perspectiva Global Ecocêntrica Valoriza Diversidade de Ecossistemas e Culturas”.

Durante a Renascença, a idéia de que o universo devia ser entendido a partir da existência humana, das explicações riginadas na mente racional do indivíduo através de observação e experimentação, disseminou o antropocentrismo e influenciou diversas correntes de pensamento que evoluíram até os conceitos que conhecemos. Com o reconhecimento dos impactos ambientais provocados pelos últimos séculos de atividade humana, veio a necessidade de propor novos paradigmas para o entendimento do universo.

Uma dessas propostas foi o ecocentrismo. Ambientalistas em geral defendem que o meio deve prevalecer em relação ao indivíduo, uma vez que sem aquele este não existiria. A lógica por detrás dos argumentos ecocentristas vende o desenvolvimento sustentável das sociedades. Contudo, há os que refutam essa idéia e apontam falhas nos projetos ecocentristas, alegando que eles põem em risco o desenvolvimento econômico e o progresso da civilização.

No caso do projeto em tela, temos características que atendem as duas filosofias. O projeto é centrado na ação humana e tem por objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida de seres humanos (características antropocêntricas) ao mesmo tempo em que colabora com a redução do consumo dos recursos naturais, ajuda a reservar o meio ambiente e valoriza a diversidade redução do consumo dos recursos naturais, ajuda a preservar o meio ambiente e valoriza a diversidade cultural (características ecocêntricas). . CONSIDERAÇÕES FINAIS Dentre os problemas detectados no projeto em análise, destaque-se os que mais impactam na obtenção dos resultados esperados de inserção sócio-profissional dos catadores, reciclagem dos resíduos sólidos produzidos na cidade e economia de recursos naturais.

São eles a falta de legislação específica vigente nos âmbitos municipal, stadual e federal; a falta de estrutura de suporte para as atividades desenvolvidas pelos catadores, a falta de conscientização da sociedade quanto à necessidade de dar uma destinação adequada aos resíduos sólidos; a baixa adesão da comunidade empresarial geradora de resíduos e a não implementação formal, por parte da prefeitura, da coleta seletiva.

Coleta Seletiva nas Empresas e Fortalecimento da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis I Problemas I Falta de legislação específica I Falta de estrutura de suporte à catação I Falta de conscientização da sociedade

Deve-se salientar que a existência de tais normas estabeleceria uma salutar mudança de hábitos, com definição dos esponsáveis em cada etapa do processo, bem como dos produtos (resíduos) que participariam da coleta seletiva. A definição de estatutos legais desencadearia uma série de ações e projetos que contariam com aval do poder público, atenderiam a padrões mínimos estabelecidos e que estariam sujeitos a fiscalização dos órgãos competentes.

Dentre os resultados esperados podemos citar a padronização dos procedimentos, a formalidade das atividades dos catadores e a estrutura que se estabeleceria para atender a essa nova exigência. Impossível vislumbrar um futuro sem ações desse tipo, que visam o enriquecimento plural da sociedade sem comprometer a capacidade de renovação do ambiente. Todas as ações que tiverem como objetivo promover o bem estar do ser humano deverão, obigatoriamente, passar pela questão ambiental e responder ao anseio da sociedade moderna.

Resenha o que é o brasil – roberto da matta

0

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE TECNOLOGIA DE TERESINA – CET FRANCISCO ALVES DE ARAÚJO LTDA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA –

Read More

Recrutamento e seleçao

0

A pessoa certa no lugar certo. Atualmente, mais do que nunca, as pessoas e suas competências têm sido o foco

Read More