Projeto logico de um sistema

Categories: Trabalhos

0

1 . 1. Método de Trabalho 10) Coleta de Dados: Inicialmente foi feita uma entrevista com o dono da 3MA que informou-nos que o atual processo de locação, controle de clientes e funcionários e sistema de controle de devolução é todo manual, a identificação do cliente para a locadora é através de seu CPF o que dificulta a implementação do sistema de dependente. 0) Estudo do Documento Existente: Após amplo estudo verificou-se que a atual forma de trabalho to view é insatisfatória para da empresa aumenta m c org permaneceram esta pontos que afetam a a) O atual processo de cadastro de filmes , visto que os custos étodos utilizados os os seguintes lento e não consegue acompanhar os lançamentos do mercado afetando diretamente a captação de novos clientes; b) A falta de um serviço delivery; c) Um espaço físico que suporte a presença de mais de 50 clientes na loja ao mesmo tempo; d) Gerenciamento de procura de filmes que possibilite disponibilizar uma maior quantidade dos filmes mais procurados e fazer promoções com os filmes menos procurados. 30) Estudo dos Procedimentos e Dados: Verificou-se que os processos atuais encontram-se obsoletos e não atendem a demanda atual, sendo necessário o tratamento dos seguintes tópicos: uto-atendimento localizados na locadora; assim como a entrega, pagamento, devolução e retirada (pessoalmente na locadora). c) A alteração do atual método de exposição dos filmes visando a otimização do espaço que atualmente já não supre mais a demanda da locadora. 2. 0.

Caracterização da Empresa e do Negócio 2. 1. – Histórico da Empresa Da visão empreendedora de seu fundador, Jose Carlos Millan, em 1 994 nasceu a vídeo locadora 3MA, uma locadora tradicional que inicialmente trabalhou com fitas e, depois, entrou na era de midias digitais. Isto significa que a 3MA, atualmente, aluga filmes em DVD. A vídeo locadora 3MA é uma locadora que já esta no mercado há 17 anos e sempre teve como seu principal diferencial o atendimento dedicado aos seus clientes. Também podemos destacar que a empresa tenta sempre manter seu estoque de filmes atualizado e com pelo menos três títulos iguais para suprir uma demanda de aluguéis.

A questão é que como a locadora trabalha de maneira tradicional e o controle de clientes, atrasos e outras coisas mais estão ultrapassados, os clientes já estão começando a procurar por alternativas, como, por exemplo, a locadora que está localizada a mais ou menos três quarteirões, JCVD filmes. Outra coisa que atrapalhou muito na receita da empresa foi a falta de um sistema de atraso que permita a busca do locatário em débito e, com isso, muitos filmes foram perdidos com o tempo. Com o tempo, mais necessidades foram aparecendo, e com isso implementações físicas e tecnológicas foram se mostrando necessárias. Assim, chegamos no ano de 2011 e percebemos que está na hora de inovar. PAGFarl(Fq necessárias. Assim, chegamos no ano de 2011 e percebemos que está na hora de inovar. 2. 2. Atividade da Empresa A empresa 3MA está enquadrada no nicho de comércio, e ua característica principal é o aluguel de filmes em midia digital, como DVD • s (há o interesse na implementação de novas m[dias, como por exemplo, Blu Ray). Hoje, a empresa desempenha um papel de entretenimento na cidade de Niterói, e podemos dizer que é uma empresa que tem interesse em oferecer um sistema de pontuação para seus clientes, visando aumentar o interesse do público em âmbito cultural. O aluguel de filmes atualmente é manual, o que imposslbillta a implementação desse projeto cultural. 2. 3. – Organograma Gerência: Gerente Geral. Funcionários: Recepcionista, Estoquista, Entregador, Analista de Sistemas, Técnico de Suporte, Analista de Testes 2. 4. Mercado Consumidor Buscando desenvolver um trabalho profissional, colocando a disposição de seus clientes, um serviço altamente qualificado, alcançado devido à competência de seus colaboradores, a 3MA foca o seu trabalho no atendimento ao cliente de maneira satisfatória, sempre fazendo estudos sobre a abordagem e o trato com o cliente que for. A busca por melhorias é uma necessidade, e a 3MA sabe que desde o cliente infantil (o nosso acervo de filmes infantis é um dos maiores da região) até o nostálgico apaixonado por filmes de época Casablanca certamente está ntre os títulos de nossa I existir satisfação AIGF30Fq Atualmente, cada vez mais as pessoas possuem menos tempo para dedicar-se as coisas prazerosas como assistir um filme, por exemplo. Por motivos assim, o mercado eletrônico se torna uma válvula de escape e, além disso, ele torna mais fácil e rápido conseguir informações detalhadas a respeito do que se quer.

Na verdade, o comércio eletrônico se torna uma tendência, a partir do momento em que fatores como: comodidade, segurança, praticidade e principalmente tempo, surgem com grande força no conceito das pessoas. Os serviços que se utilizam de tecnologia eb vem crescendo em todas as áreas de atividade econômica. Por isso, os serviços de tecnologia web será o maior diferencial da 3MA para se colocar a frente das outras locadoras de vídeo. Os concorrentes, basicamente, são discriminados como sendo: todas as vídeo locadoras existentes na cidade de Niterói, incluindo as tradicionais e as de bairro. A principal locadora que está diretamente engajada na busca de clientes é a JCVD filmes, localizada a mais ou menos três quarteirões.

AJCVD está no mercado há mais ou menos 10 anos, e em todo esse tempo estivemos na frente, até que eles decidiram novar tecnologicamente em alguns aspectos, o que nos levou a repensar o conceito atual da 3MA. Enfim, todos estes são concorrentes diretos. Já os concorrentes indiretos, estão ligados ? linha de entretenimento em geral, como por exemplo: TV a cabo; parques; cinemas e etc. 2. 6. – Expansibilidade dos Negócios A empresa 3MA está planejando implantar uma rede interna em sua loja para informatizar o processo de locação. Devemos leva loja para informatizar o processo de locação. Devemos levar em consideração que o aumento do ambiente físico se faz necessário.

Também pede-se a implantação de um web site para reserva e aluguel de filmes online, com a implementação de um serviço de entregas (delivery). O interesse da empresa 3MA é que se acabe com os “escaninhos” de filmes, e que terminais sejam implantados para que o cliente possa escolher o filme de seu interesse. O sistema irá identificar o filme que o cliente deseja, e já irá informar tanto a atendente quanto o estoquista para, na hora que o cliente for solicitar seu filme na recepção, o mesmo já esteja separado e aguardando. Toda a implementação irá aumentar o lucro da empresa de maneira satisfatória e agilizar processo de aluguel, aumentando ambém a satisfação do cliente, esteja esse em casa ou na loja física. 2. 7. Aspectos Tecnológicos Atualmente a empresa está trabalhando de maneira defasada, ou seja, os processos de aluguel, entrega e verificação de atraso na entrega são todos feitos manualmente, o que causa problemas sérios para a locadora, afetando principalmente os lucros. 2. 8. – Condicionantes A empresa hoje quer expandir o seu acen,’0 de filmes e capacidade de atender mais clientes ao mesmo tempo em sua locadora, além de não possuir nenhuma automatização em seu processo de gerenciamento de locação, devolução, clientes e uncionários, na verdade ainda tudo é feito de forma manual, tornando o ambiente de trabalho lento e desorganizado.

Vendo a necessidade que o dono da locadora tem para conseguir um bom sistema, que pudesse 1h Vendo a necessidade que o dono da locadora tem para conseguir um bom sistema, que pudesse lhe ajudar nas tarefas diárias da locadora, é necessário o investimento em uma rede de computadores (Local Area Network) na locadora, CPD (Centro de Processamento de Dados) para implementação dos servidores de administração da LAN e de hospedagem do site da loja, um link dedicado para internet, sistema de segurança informatizado e erminais localizados em pontos estratégicos. 3. 0. Exploração do Sistema Atual 3. 1. Avaliação Lógica do Sistema Atual 3. 1. 1 . Justificativa da Escolha da Área do Sistema Sabendo-se que o processo de aluguel de filmes deve ser ágil e eficiente, e levando em conta a satisfação do cliente, vê-se a necessidade da automação da locadora. 3. 1. 1 . 1. O que é o Sistema O sistema atual consiste no cadastro do cliente para que o mesmo possa alugar filmes.

Porém, esse sistema é todo manual, o que dificulta o controle de entrada e saída de filmes, a verificação de clientes em atraso e a gestão do ranking de filmes ais e menos alugados. Também se deve levar em consideração o cadastro manual de filmes, que impossibilita suprir a demanda de aluguéis atual. 3. 1. 1. 2 A Operacionalidade do Sistema O cliente escolhe o filme desejado na prateleira, o leva até a recepção, a atendente procura manualmente a ficha do cliente no arquivo utilizando seu CPF e, se encontrar, o cliente efetua o pagamento e leva o filme alugado. 3. 1. 1. 3. O Ambiente do Sistema O ambiente é utilizado por todas as áreas da locadora, mas de forma manual, pois não ex ma informatizado. locadora, mas de forma manual, pois não existe um sistema nformatizado. 3. 1. 1 A.

Definição do Escopo O objetivo do sistema informatizado é substituir o sistema de fichas de cadastro de clientes e as prateleiras de filmes implantando a rede e os terminais de auto-atendimento. Nesses terminais, teremos a lista de filmes disponiveis para aluguel, onde o cliente irá fazer sua escolha e, após o término, será enviado um pedido para a atendente e para o estoquista. O estoquista irá separar o filme em questão, repassando para a atendente que já terá o cadastro do cliente em seu terminal e tudo que o cliente irá fazer será pagar e levar o filme, o que erá melhor para a loja, agilizando o aluguel, aumentando o fluxo de clientes e melhorando o controle geral dos filmes.

O mesmo vale para o ambiente virtual, sendo que nesse o cliente terá a possibilidade de reserva do filme e também que o filme seja entregue em sua casa, através do serviço de delivery. Todo o processo será enviado para uma área do sistema que repassa todas as informações relevantes (dados do aluguel, do sistema de pontuação, sistema de entrega, etc. ) tanto para o departamento financeiro quanto para o gerente geral, e após o final do expediente, o gerente pode gerar um relatório que pode er ou não impresso, com as informações já atualizadas pelo departamento financeiro, que faz o controle do movimento de caixa diário. 3. 1. 2. Causas x Problemas x Consequências Causa: Cadastro de clientes é feito manualmente. roblemas:- Demora no cadastro do cliente; – Dificuldade de manter as fichas organizadas; – Utilização de papel; cliente; Utilização de papel; – Dificuldade de armazenamento. Consequências: – Pessoas desistem de se associar à locadora; – Demora na localização das fichas do cliente; – Constantes perdas de cadastros. Causa: Inexistência de processo de análise das informações dos suários. problema:- Dlficuldade em saber a necessldade dos clientes. Consequências: – Clientes podem não retornar a alugar; – Clientes podem não indicar a locadora para outras pessoas. filmes alugados. Problemas:- Dificuldade em saber quais os filmes mais e menos alugados; – Dificuldade em controlar o estoque; – Dificuldade em controlar o prazo de entrega do filme alugado.

Consequências: – Não é possível saber quais filmes precisam de mais cópias disponíveis e quais precisam de incentivo para ser – Nem sempre é poss[vel atender a demanda de filmes; – Clientes podem não devolver os filmes. 3. 1*3. Situação Desejada Com a implantação do sistema será agilizado todo o processo de seleção, separa 30 delivery e controle financeiro. O objetivo é aperfeiçoar tod ento da locadora 3MA e PAGF8ÜFq de Testes; • Hardware: 1 powerEdge TI 10 (Processador Intel xeon 2. 93GHZ, 8M Cache, Turbo); Cl 25 Vostro 230 Slim (Processador Intel@ CorelM2 Quad Q8400 (2. 66 GHZ, 4 MB L2 cache, 1333 MHZ FSB); 1 Multifuncional HP Officejet série 6500 – E709; 1 No-Break 1500 Cl 1 Switch Cisco Catalyst 6500; • Software: 2 Linux Red Hat Enterprise Edition; Cl 25 MS Windows 7; 25 Kaspersky Internet Security; IO MS Office 2010. PAGFgrl(Fq

Jogos cooperativos : o jogo e o esporte como um exercicio de convivencia

0

Título: I Jogos cooperativos : o jogo e o esporte como um exercicio de convivencia I Autores: Pa avras Chave:

Read More

A importância da tecnologia de informação para a empresa

0

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD JOSÉ ALYSON FERREIRA DE LUNA JOSÉ HENRIQUE BEZERRA DE

Read More