Projeto multidisciplinar de aprendizagem

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP Curso de Gestão de Recursos Humanos ADRIANA LAURA ALVES RA 263774 OZANIRA DOURADORA DENISE SEBASTIAO PROJETO MULTIDISCI EMPRESA INSTITUTO DESENVOLVIMENTO Campo Grande – MS Junho/2011 oras IN ITÕRI OZANIRA DOURADO RA consegue fazer diferente das outras, de forma exclusiva. Para fazer algo diferente e exclusivo há dependência direta do elemento humano. Por outro lado, o fazer diferente e exclusivo tem limitações temporais e rapidamente pode ser imitado, o que torna a inovação uma necessidade continua, implicando maior dependência das pessoas.

Nesse sentido, todas as pessoas são importantes nas organizações, uma vez que irão constituir o capital humano, que permitirá o diferencial competitivo. O foco do Instituto Vitória Humana é Empresas, Recursos Humanos e Consultorias. PALAVRAS-CHAVE: Capital Humano 1 . Organizações 2. Competitividade 3. LISTA DE FIGURAS Figura 1 Empresa PAGF 2. 1. 6 Monitorando Pessoas 2. 1. 7 0 futuro da Gestão de Pessoas 2. 2 TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO PESSOAL 2. 2. 1 Contrato de Trabalho 2. 2. 2 Processo de Admissão 2. 2. 3 Salário, Remuneração e Adicionais 2. 2. 4Jornada de Trabalho 2. 2. 5 Folha de Pagamento 2. 2.

FGTS, Férias e Decimo Terceiro salário 2. 2. 7 Obrigações Trabalhista 2. 2. 8 Rotinas de Desligamento 2. 3 TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 2. 3. 1 0 desafio de Atrair e Reter Talentos 2. 3. 2Avaliação das Necessidades de Planejamento de Pessoal 2. 3. 3 A importância do Recrutamento Eficaz 2. 3. 4 Fontes de Recrutamento 2. 3. 5 A seleçao de pessoal 2. 3. 6 Os Testes de Seleção 2. 3. 7 A Entrevista de Seleção 2. 3. 8 Processo de Integração do Novo Funcionário 2. 4 RELAÇOES SINDICAIS E NEGOCIAÇOES TRABALHISTAS 2. 4. 1 Relações Trabalhistas, Princípios, Fontes, Funcionamentos e Hermenêutica 2. 2 Do Contrato Individual do Trabalho, Relação Trabalho x Emprego, Tipos de Modalidades Contratuais 2. 4. 3 Do Contrato Individual do Trabalho – Obrigações e Negociações Trabalhistas 2. 44 Do Direito Coletivo do Trabalho – Relações Slndicais 3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES REFERÊNCIAS [ABNT 6023/2002] APCNDICE . PAGF 3 compreender o significado de organização no Planejamento, Recrutamento, Seleção e Integração de Pessoal na administração de recursos humanos e ainda, a partir de uma visão geral, tivemos o conceito de refletir sobre como eles interferem no rabalho das empresas.

Em um estudo realizado por Chiavenato (2009) a Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área extremamente sensível a três aspectos organizacionais: a estrutura organizacional escolhida, a cultura organizacional dominante e o estilo de gestão adotado. Por isso ela é contingencial e situacional. Depende do desenho organizacional adotado em função da estratégia global. Depende também da mentalidade que existe em cada organlzação. E depende do estilo de gestão que o presidente, diretores, gerentes e supervisores adotam.

Além disso, depende ambém das características do contexto ambiental, dos negócios da organização, de suas características internas, de seus processos básicos e de um sem-número de outras variáveis importantes. Em pesquisas realizadas no Instituo Vitoria Humana, os serviços prestados de planejamento, recrutamento, seleção de pessoal, gestão e consultorias buscam os máximos resultados na excelência de pessoas e contam com um conjunto de ações, de acordo com cada contexto e necessidade: Contato inicial e entrevistas com o Nível direto da empresa, com RH, gestores, lideranças e pessoas chave da organização;

Visitação às dependências empresa; Levantamento do histórico, plano e diretrizes estratégicas, bem como das políticas, práticas e ações em gestão de RH; C] Avaliação do grau de alinhamento das políticas e práticas de RH em relação ao Plano Estratégico de desenvolvimento da Empresa através de PCO – Pesquisa de Clima Organizacional, ou outra estratég da Empresa através de PCO — Pesquisa de Clima Organizacional, ou outra estratégia; C] Avallação do perfil de liderança da empresa e do grau de alinhamento aos propósitos institucionais, incluindo serviços omo avaliação de perfil, Avaliação 3600 de competências ou outras; LNT, Análise dos dados, avaliação e detecção de pontos falhos e oportunidades de melhorias; C] Elaboração e aprovação de plano de ação; Elaboração de cronograma para plano de melhoria e alinhamento da gestão; Cl Execução de atividades aprovadas; C] Elaboração de relatório das atividades realizadas com os dados e impressões obtidas e sugestões de ações continuadas para o máximo aproveitamento do investimento; Monitoramento sistematizado (opcional) dos resultados por período previamente determinado.

Elenara Baís (2011) psicóloga e atualmente coordenadora de todo o planejamento da instituto Vitória Humana informa que é sabido que as pessoas que mais se destacam em seu meio de atuação freqüentemente são também as que mais são felizes e se divertem com o que fazem. Alega que as pessoas devam ser todos campeões a cada dia, que possam se divertir mais, que o trabalho seja mais leve e mais nco de significados e que o ambiente de trabalho seja mais humano e competitivamente saudável. Buscar a excelência e ser campeão de si mesmo também é gostar de começar tudo novo de novo, só para fazer melhor. Quando um time de futeb PAGF s OF , o técnico é demitido, e empresa não atinge suas metas, são os líderes que ” assumem a culpa. A essa altura, você deve estar se questionando sobre o que deve ser feito para defender sua posição. A resposta está em se reinventar.

Seu maior risco é a acomodação, acreditar que o bom é suficiente onde o ótimo é esperado, contentar-se com o azul da última linha do balanço, quando a expectativa era cravar indicadores com dois dígitos. O segredo do sucesso está em demonstrar real interesse pelas pessoas, descobrindo o valor e o potencial individual de cada embro de sua equipe, inspirando-o e despertando-lhe a vontade de fazer, e não de cumprir ordens. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA Há dois fenômenos invadindo as organizações de hoje. De lado, os gestores estão abandonando suas tradicionais funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar para adotar uma postura de liderança renovadora no sentido de dinamizar a organização por meio de uma nova maneira de lidar com as pessoas.

Antes, os gestores se fechavam a sete chaves em suas salas e ficavam longe da arena onde as ações se desenrolavam. Hoje, estão trabalhando em conjunto com as essoas no ponto em que as ações acontecem. Cada vez mais os gestores estão se envolvendo com as pessoas e se transformando em lideres impulsionadores e gestores de pessoas. De outro lado, o trabalho está deixando de ser indivldual e isolado para se tornar cada vez mais grupal e conjunto. Nada melhor do que juntar – e não separar – as pessoas para trabalharem em equipes focadas no alto desempenho a fim de obter resultados nunca antes alcan ados, explica Chiavenato (2005). PAGF 6 selecionar pessoas para postos de trabalho é uma tarefa muito especial.

Para executar esta tarefa com eficiência são nidos conhecimento, percepção e sensibilidade humana com a mais alta tecnologia em informátlca. Antes de selecionarem pessoas para os clientes, selecionam os gestores, profissionais e colaboradores que, além de realizarem capacitação técnica compartilham com o instituto os mesmos valores, visão e filosofia. A busca do capital humano de forma transparente é no sentido de quebrar o velho binômio gerente versus subordinado – que significava comando x obediência – cedendo lugar ao novo binômio líder versus equipe – que passa a significar liderança x colaboração – para proporcionar mais dinamismo, entusiasmo criatividade no sentido de serem agentes Importantes de crescimento, das empresas e das pessoas.

Também com o objetivo de buscarem atender de forma efetiva as necessidades dos clientes nos serviços de recrutamento e seleção, tanto de efetivos, quanto de temporários e estagiários garantem a qualidade desejada, investindo especial atenção aos seguintes aspectos: • Tecnologia de última geração, com banco de dados on-line e sistema exclusivo de busca via Web que permite agilidade e dinamismo para atender em toda a região centrooeste; • Equipe composta por profissionais qualificados, com onhecimento técnico e sensibilidade humana para detecção do melhor candidato para cada vaga; • Metodologia de seleção de acordo com a necessidade, com o nível e perfil de cada processo e de cada vaga.

Histórico e Perfil O Instituto VITORIA HUMANA – Desenvolvimento de Pessoas e Empresas existe para promover o desenvolvimento saudável das Empresas e Organizações de Campo Grande-MS e região Centro- Oeste. Está estruturado para oferecer o que há de PAGF 7 e Organizações de Campo Grande-MS e região Centro-Oeste. Está estruturado para oferecer o que há de melhor em Consultoria & Assessoria em Recursos Humanos e Recrutamento & Seleção de pessoas. A empresa busca o constante aperfeiçoamento técnico e pessoal das equipes para alcançar o máximo no objetivo: prestação de serviços de alta qualidade e do crescimento de Pessoas e Empresas. Nasceu do desejo de contribuir para um mundo mais saudável e mais próspero através da União de conhecimentos de Psicologia, Administração de Empresas e Tecnologia em Informática.

O encontro de pessoas com larga experiência em Psicologia aplicada ao Desenvolvimento Humano e Organizaclonal, assim como em Sistemas Informatizados propiciou, no ano de 004 0 surgimento do Instituto VITÓRIA HUMANA – Centro de Desenvolvimento Humano e Empresarial SIS Ltda. Uma empresa identificada com a vocação de crescer e progredir que há em cada ser humano e em cada organização. O Instituto tem como foco principal as empresas locais e nacionais, de todos os setores de produção, instaladas no estado de Mato Grosso do Sul e região Centro-Oeste. Também atende pessoas que queiram buscar recolocação profissional, melhorar sua performance profissional e aumentar sua condição de acesso ao mercado de trabalho.

Instituto Vitória Humana Figura I – Missão, Visão e Valores A Missão é promover a vitória dos clientes unindo conhecimento, amor e tecnologia, transformando oportunidades de trabalho em satisfação, saúde e desenvolvmento humano e soclal. Ser uma referência em Consultoria e Assessoria de Recursos Humanos, atendendo de forma responsável e com qualidade de excelência as necessidades de desenvolvimento organizacional e de recursos humanos das or aniza ões do primeiro, segundo e terceiro set desenvolvimento organizacional e de recursos humanos das organizações do primeiro, segundo e terceiro setores de produção do Mato Grosso do Sul e da Região Centro-Oeste. ssui valores que são: • Alegria pelo progresso e desenvolvimento humano; • Respeito ao ser humano e à capacidade de desenvolvimento de seus potenciais; • Confiança nas relações humanas; • Responsabilidade; • Transparência nas ações; • Comprometimento com a qualidade dos serviços e satisfação dos clientes; • Atualização tecnológca de recursos; • nteligência Operacional nas ações; Estratégias como foco e orientação. Produtos e Serviços 1. Recrutamento e Seleção; 2. Desenvolvimento de Recursos 3. Consultorias. SITUAÇÃO GERAL Humanos; Atualmente existem duas empresas no estado de Mato Grosso o Sul, situadas em Campo Grande e Cuiabá. PROCEDIMENTOS Atender de forma eficaz o mercado de recursos humanos dando oportunidade para futuros efetivos, estagiários e temporários. crescimento mutuo. 2. 1 GESTAO DE PESSOAS 2. 1. Os Desafios da Gestão de Pessoas Excelência Pessoal é uma pepita rara a ser garimpada entre centenas de candidatos a uma determinada vaga. E em que consiste esta raridade – “Excelência Pessoal”? Trata-se de um conjunto de evidências de que a pessoa, no caso o candidato, busca auto-aprimoramento todos os dias em todos os sentidos de sua existência. E o que é, na prátlca, esta busca onstante de melhorar a si mesmo, de se auto-aprimorar em todos os sentidos todos os dias? A prática constante e diária do auto-aprimoramento é a mais benéfica e saudável forma de competitividade. É a competitividade dos campeões. É a competitividade de quem compete consigo mesmo todos os dias e se diverte, muito, em vencer a sim mesmo todos os dias. ? a competitividade de quem sente o coração palpitar de alegria por conseguir fazer melhor à tarde o que fez pela manhã pelo simples prazer de descobrir que seu limite não estava ali onde parecia estar, ou que estava, mas foi vencido, que agora está mais lém e amanhã.. Excelência Pessoal é a prática diária de quem acredita que a vida é preciosa e por isso mesmo muito curta em sua inestimável grandeza, e, portanto, não tem um minuto sequer a perder. É a prática de quem não tem pressa de chegar porque sabe que a vida é eterna e belo é o caminho, mas que pode dar saltos em distância e em altura só para descobrir que pode porque a vida permite e é maravilhoso experimentar e descobrir que pode mais. É a prática de quem convida a todos em volta a competir a boa competição porque se um ode todos podem, é só sentir o chamado ec rimentar. PBGF

Painel fotovoltaico

0

o céu está ou não nublado. Os fotões da radiação solar, ao incidirem nas células do painél, colidem com os

Read More

Conforto ambiental unip 4º semestre

0

Manual de Conforto érmico ANÉSIA BARROS FROTA Arquiteta pela Universidade de Brasaia, 1969. — Estágio Técnico no Laboratório Nacional de

Read More