Projeto papo sério

Categories: Trabalhos

0

1 – Identificação do Projeto Projeto: Papo Sério – Tema: Sexualmente Falando Sério Público Alvo: Estudantes carentes que estão na faixa etária de 07 a 15 anos, matriculados na rede pública municipal de enslno. Duração do Projeto: Fase OI – 12 meses Responsável: Prof0Janio Lemos da Silva Apoio pedagóglco: proe Jânio Lemos da or6 to view nut*ge alidade Humana e Acadêmico do Serviço Social. – Objetivo Geral Aprimorar o conhecimento das crianças e adolescentes carentes matriculados na rede municipal de ensino, a respeito dos temas relativos à sexualidade humana e, ao mesmo tempo, instrui-los conhecerem melhor o seu corpo, as mudanças que ocorrem ao longo da fase infanto-juvenil, os cuidados que deverão ser tomados para protegê-lo de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e abusos sexuais dentro e fora do contexto familiar. familiar, se desenvolve na vida escolar e se solidifica na vida social onde todos estão inseridos. – Justificativa A educação vem com o passar dos anos necessitando cada vez mais de métodos alternativos para motivar os alunos a debaterem temas importantes à sua formação psíquica, moral e ética. Contudo, a dificuldade maior encontrada pelos profissionais e educação para alcançarem os objetivos propostos é conquistar a confiança das crianças e adolescentes pnnclpalmente daqueles que se encontra em situação de risco social, levando-os a se abrirem ao diálogo, expondo suas dúvidas e fraquezas, superando preconceitos e aceitando serem orientados a alcançarem objetivos pré-determinados.

O Proe Janio Lemos da Silva como responsável por esse projeto tem a preocupação com as questões sociais que a cada dia leva crianças e adolescentes a comportamentos transgressores, colocando-o à margem da sociedade, por isso esse projeto visa, sobretudo inserir essas rianças e adolescentes no convívio familiar e social e ao mesmo tempo deixá-los aptos a serem profissionais socialmente responsavels. – Metodologia / Cronograma O Projeto Papo Sério, será desenvolvido em escola da rede municipal de ensino, Os encontros acontecerão 02 ou 03 dias da semana no período da manhã e a tarde, onde um total de 03 turmas serão distribuídas por faixa etária e participarão das palestras e oficinas por um sistema de rodízio a cada 30 dias ministradas pelo Prof Jania Lemos e supervisionadas por uma equipe responsável pelo p estará orientando os est

Janio Lemos, e supervisionadas por uma equipe responsável pelo programa, que estará orientando os estudantes que se encontram em condição de risco ou exclusão social, contando também com a participação de seus palS ou responsáveis. O método que propomos para alcançar este objetivo será através de encontros de formação, para as crianças e adolescentes bem como pais ou responsáveis ligados através de uma inter-relação que na certa ajudará todos os envolvidos encontrar pontos em comum para o necessário diálogo.

Separados em grupos, duplas ou formados em circulo de debates, os estudantes e seus pais, esenvolverão através de videos, jogos didáticos, dinâmicas, encenações teatrais, musica, depoimentos e palestras, o senso critico, eliminando preconceitos e tornando-os mais seguros em relação aos desafios que a vida oferece. – Desenvolvimento Educação Infantil – (Metodologia aplicada e estratégias) 07 a 09 anos Observe que nessa faixa etária, muitas crianças já adquiriram opiniões formadas sobre diversos temas relativos à sexualidade humana, portanto deverá ser levada em conta não só a opinião deles, mas também dos pais ou responsáveis na hora de definir métodos de convivência, porém o mais importante erá ouvir-los, registrando periodicamente suas dúvidas, indagações e mudanças de comportamento.

E, se ao longo do processo de aprendizagem os pais ou responsáveis se sentirem despreparados para enfrentar os novos desafios, serão orientados periodicamente através deste projeto. Temas das palestras C] Os primeiros toques; C] Descobrindo as dif PAGF3rl(F6 através deste projeto. Os primeiros toques; Descobrindo as diferenças; Nossos pais deveriam evitar; As primeiras perguntas; Várias formas de se falar a mesma coisa; Seu exemplo vale mais que mil palavras; É preciso acabar com os preconceitos; Quando é preciso observar melhor;

Repressão não resolve; Conhecendo melhor o seu corpo pedofilia / abuso sexual Turmas de 10a 12 anos e 13a 15 anos Nesta fase a família será convidada também a participar mais intensamente das palestras e oficinas, onde cada membro familiar será observado na sua aceitação pessoal, preconceitos, formação ética, moral e psicológica para lidar com temas relativos à sexualidade humana em seu convívio, familiar; Os pais e demais educadores deverão relatar comportamentos e situações que surgem na sala de aula, ou nas atividades cotidianas envolvendo sexualidade; As situações serão analisadas, e os casos mais complexos, irecionados aos profissionais especializados, que poderão solucioná-los através de conversas Individuais, palestras coletivas, ou visitas familiares; Os pais ou responsáveis estarão sempre recebendo informações sobre este projeto e o seu objetivo na formação de seus filhos, conscientizando-os da importância da orientação sexual nas escolas, evitando assim que seus filhos recebam informações distorcidas nas ruas; poderemos observar os tipos de preconceitos, conduta moral e religiosa que está sendo aplicada na educação de cada um dos alunos envolvidos nas situações apresentadas nos diagnósticos; Inicialmente os alunos terão a oportunidade de se expressarem, solicitando temas que deverão ser debatidos nos encontros, esta solicitação poderá ser feita oralmente ou escrita, sem que necessariamente o estudante precise se identificar, desta forma.

Ficará mais clara a liberdade que terão de fazer as perguntas sem vergonha ou constrangimento; De posse desse diagnóstico inicial será posslVel esclarecer com maior clareza os temas de interesse dos alunos. Ajudando-os a aumentar a auto-estima; Existe um padrão de beleza? Vivendo intensamente cada fase; Quando os pais demonstram preferência entre os filhos; Como aceitar as mudanças; É preciso entender os limites; Quando a paixão muda tudo; É preciso aprender o básico; Homossexualidade na família; Gravidez na adolescência; Novos termos e nova linguagem; É preciso saber ouvi-los; A sexualidade especial; Quando é preciso procurar ajuda?

Outros Temas que poderão ser abordados a medida em que o interesse dos alunos e pais se acentue durante os encontros História da Sexualidade, Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino, A sexualidade especial; Masturba ão Orgasmo, Disfunções Sexuais, homossexualidade na família; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), AIDS, Métodos anticoncepcionais, Gravidez na Adolescência ,Aborto, Virgindade, Drogas e sexo entre outros… Cronograma Os encontros acontecerão 02 ou 03 dias da semana no período da manhã e a tarde, onde um total de 03 turmas será distribuído por faixa etária e participarão das palestras e oficinas por um sistema de rodizio a cada 30 dias 5 – Resultados Esperados 1 . Sanar as dúvidas que surgirão ao longo do desenvolvimento desse projeto; 2.

Saber que, com educadores e pais devidamente orientados, poderemos ter estudantes cada vez mais esclarecidos e menos bitolados quando o assunto for relacionado à sua formação exual; 3. preparar os pais e professores a desenvolverem uma linguagem clara e sem preconceitos ou tabus, com o objetivo de formar o adulto de amanhã, mais esclarecidos e menos bitolados; 4. Ampliar na sociedade, adolescentes preparados e conscientes que poderão resgatar outros adolescentes do mundo da perversão sexual e uso indevido de drogas. 5. Formar cidadãos com uma verdadeira consciência critica e sólida suficiente para se tornar multiplicadores; 6. Formar cidadãos com a autoestima elevada, preparados para enfrentar os desafios que sur irão ao longo de sua vida social e

Anatomia

0

UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL – IJPIS DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I AULA

Read More

Economia

0

O sucesso estrondoso da montadora japonesa Toyota, nova líder mundial de um setor cuja história se confunde com a do

Read More