Projeto político pedagógico um desafio para as escolas

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DO OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNOESC CAMPUS DE CAPINZAL CURSO DE LETRAS ACADÊMICA DÉBORA FERNANDA DA SILVA AMALCABÚRIO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UM DESAFIO PARA A or76 to view nut*ge capinzal, 2011 ACADEMICA DEBORA PROJETO POLITICO PEDAGOGICO UM DESAFIO PARA A ESCOLA ALCABURIO Trabalho apresentado a Disciplina de Prática Investigativa da terceira fase do curso de Letras da UNOESC, orientado pela Professora Adriana Sernajoto Susin. RESUMO O projeto polltico pedagógico (P. p. p. é um documento instituido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. No estado e Santa Catarina, ele tem como princípios legais a Resolução 17/1999 e o Parecer n. 405, aprovado pelo Conselho Estadual investigada. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo de caso destacamos, entre os procedimentos utilizados, a realização de uma ampla pesquisa bibliográfica e documental referente ao tema exposto, incluindo o próprio PPP da escola investigada. Para Vasconcellos (2009, p. 17) “O Projeto Político- Pedagógico é o plano global da instituição. ode ser entendido como sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na aminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto ? sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição”. para a pesquisa bibliográfica serviram de fontes os autores Moacir Gadotti, Ilma Veiga, Celso Vasconcellos, José do Prado Martins, Tereza Perez, Libâneo, entre outros, que contribuíram para a fundamentação teórica do estudo.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Ambiente escolar. Gestão. Aprendizagem. Sociedade. ABSTRACT The pedagogic Polltical Project (P. . p. ) it is a document instituted by the Law of Guidelines and Bases of the Education, of 1996. In the state of Santa Catarina, he has as legal beginnings the Resolution 17/1999 and the Opinion n. 405, approved for State Council of Education, on December 14, 2004. The deliberation is jointly for the schools to elaborate his/her pedagogic proposal, in way to decentralize and to democratize the education decisions.

He/she has as basic presupposition the whole school community’s participation, aiming at to reach better results in terms of the students’ school use. Referred him work turns about the organiz PAGF better results in terms ofthe students’ school use. Referred him work turns about the organization of the school atmosphere, his/ her objective is to promote the understanding of the Pedagogic polltical Project his/her construction, execution and implications in the school space. In this research, all are ana[yzed of the stages of development of p. . p. in a school of basic education. It is verified because P. P. P. an indispensable instrument is considered to the improvement of the teaching quality and in that felt this guides the managers’ pedagogic actions and teachers of the investigated school. To reach the objectives proposed in this case study highlighted, among the used procedures, the accomplishment of a wide bibliographical and documental research regarding the exposed theme, including own PPP of the investigated school.

For Vasconcellos (2009, p. 17) “The Political- pedagogic Project is the global plan ofthe institution. It can be understood as sistematização, never definitive, of a process of planning participativo, that improves and it is aimed at in the walk, that it defines the type of educational action clearly that one want to accomplish, starting from a positioning as for his/ er intencionalidade and of a reading of the reality.

It is treated of an important road for the construction of the identity of the institution para the bibllographlcal research served as sources authors Moacir Gadotti, Ilma Veiga, Celso Vasconcellos, José of the Prado Martins, Tereza Perez, Libâneo, among other that they contributed to the theoretical fundamentação of the study. Word-key: Pedagogic Political project. School atmosphere. Administration. Learning. Society. LISTA DE ABREV Political projecta School atmosphere. Administration. Learning. Society. LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SIMBOLOS A. p. p. Associação de pais e Professores) E. C. A (Estatuto da Criança e do Adolescente) EDEs (Entidades Democráticas) GERED (Gerência Regional de Educaçao) L. D. B (Lei de Diretrizes e gases) P. P. P (Projeto Politico Pedagógico) SAEDE/DA (Sala de Atendimento Especializado/Deficientes Auditivos) SAEDE/DI (Sala de Atendimento Especializado/Deficientes Intelectuais) SAEDE/DV (Sala de Atendimento Especializado/Deficientes Visuais) SUMÁRIO INTRODUÇAO 5 CAPITULO 18 REFERENCIAL TEÓRICO 8 CAPÍTULO COLETA DE DADOS. … 19 CAPITULO ANÁLISE DE DADOS… PAGF OF -76 INTRODUÇÃO

Considerando o Projeto Politico Pedagógico um documento essencial para o bom funcionamento da escola, será feita uma abordagem teórica acerca do tema, que diante dos desafios enfrentados pela sociedade, é considerado pertinente a todos os envolvidos no processo educacional. Por intermédio desta pesquisa realizada sobre o P. P. P. , é possivel avaliar e determinar a sua importância dentro da instituição escolar, sendo que é ele que norteia e define as ações que serão efetuadas na escola, visando sempre à plena efetivação educacional do aluno.

O Projeto Político Pedagógico é, antes de tudo, a expressão e autonomia da escola no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. É um documento juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar e tem como objetivo central identificar e solucionar problemas que interferem no processo ensino aprendizagem. Esse projeto está voltado diretamente para o que a escola tem de mais importante “o educando” e para aquilo que os educandos e toda a comunidade esperam da escola – uma boa aprendizagem.

O Projeto Político Pedagógico é um caminho traçado coletivamente, o qual se deseja enveredar para alcançar um determinado objetivo. Deste modo, ele deve existir antes de tudo porque se define como ação que é anteriormente pensada, idealizada. É tudo aquilo que se quer em torno de perspectiva educaclonal: a melhoria da qualidade do ensino através de reestruturação da proposta curricular da escola, de ações efetivas que priorizem a qualificação profissional do educador, e do compromisso em oportunizar ao educando um ensino voltado para o exercício da cidadania. través de sua existência que a es PAGF s OF oportunizar ao educando um ensino voltado para o exercício da cidadania. É através de sua existência que a escola registra ua história, pois é conhecido como um conjunto de diretrizes e estratégias que expressam e orientam a prática político- pedagógica deste ambiente. Com isso, é posslVel afirmar que o p. p. p. é um retrato escrito da escola, sendo assim deve descrever em minúcias seu andamento, colocando também os objetivos que se elevam do seu currículo anual.

Nele também se estipula o perfil de professor que a escola necessita para alcançar seus objetivos. Analisando todos os quesitos investigados, determina-se que o P. P. P. deve ser elaborado e colocado em prática para auxiliar o rabalho educacional e administrativo da escola, pois é através dele que todos os participantes tomam conhecimento de suas responsabilidades para a efetivação do processo educacional. Sendo assim, este estudo é relevante para ressaltar a importância do P. P.

P. para a escola, evidencia também que este documento não deve ser feito apenas para cumprir a legislação, mas sim para ser considerado por todos os integrantes da escola. Em síntese, este estudo foi desenvolvldo para a efetivação da grade curricular da terceira fase do curso de Letras, para, através deste, observar se é possível conhecer a organização da escola nvestigada através do seu Projeto Político Pedagógico. Para esta argumentação o estudo esclarece que se o P.

P. P. for bem elaborado e coeso com a realidade da escola, é possível sim, ter um retrato oficial da escola a qual ele pertence. Partindo destes princípios os objetivos que direcionam a presente pesquisa assim se determinam: a) Busca de fundamentação teórica acerca do ppp; b) assim se determinam: a) Busca de fundamentação teórica acerca do PPP; b) Coleta de dados relacionados à organização da escola através do estudo do seu p. p. p. c) Análise dos dados coletados; ) Posicionamento crítico acerca da análise dos dados coletados; e) Desenvolvimento argumentativo da relação teoria/prática no Por fim, o presente relatório divide-se em capítulos distintos, sendo que o capítulo I aborda a Fundamentação Teórica do estudo, o capítulo II contém a Coleta de Dados retirados do P. P. P. , e o capítulo III traz a Anállse dos Dados da pesquisa. REFERENCIAL TEÓRICO O Projeto Politico Pedagógico é um documento instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, exarada em 20 de dezembro de 1996.

O p. p. p. é a própria organização do trabalho edagógico escolar como um todo, em suas especifidades níveis e modalidades. Ele mostra a visão do que a escola pretende ou idealiza fazer, seus objetivos, metas e estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas atividades pedagógicas, como às funções administrativas. Etimologicamente o termo projeto (projetare) significa prever, antecipar, projetar o futuro, lançar-se para frente.

A partir desse entendimento, é elaborado um projeto quando há uma demanda para tal, quando existe um problema. São evidenciados a seguir os termos Político e Pedagógico, procurando justificá-los dentro o projeto da escola. O projeto é político por estar incluído num espaço de sucessivas discussões e decisões, pois o exercício de nossas ações está sempre permeado de rela Ivem debates, sugestões, PAGF 7 opiniões, sejam elas contra ou a favor.

A participação de todos os envolvidos no Projeto Politico Pedagógico da escola, as resistências, os conflitos, as divergências são atos extremamente pollticos. O projeto é pedagógico por implicar em situações específicas do campo educacional, por tratar de questões referentes à prática docente, do ensino-aprendizagem, da atuação e participação os pais nesse contexto educativo, enfim, de todas as ações que expressam o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino.

MENDES se refere a esta questão nos seguintes termos: Politica, aqui pode ser entendida como uma maneira de pensar e agir. Traduz uma visão de mundo, Agimos, lidamos com o conhecimento e com o aluno de forma política. A pedagogia como ciência da educação, compreende um conjunto de doutrinas e princípios teóricos que visam subsidiar e orientar a ação educativa. (… ) a teoria pedagógica é uma ciência da e para a prática educacional. Temos nela um movimento da teoria ? rática e da prática à teoria. Mendes (2000, p. 1) A dimensão política, ou social, é a forma coletiva, na qual alunos, professores, supervisores, orientadores, funcionários e responsáveis por alunos discutem o projeto politico pedagógico. É através das discussões e das necessidades individuais, tornadas coletivas, que o Projeto polltico Pedagógico passa a ser desenhado na cabeça das pessoas. Ao referir-se a essas dimensões política e pedagógica do Projeto, encontramos em MARQUES apud SILVA (2000), apoio, quando expressa: Projeto porque intencionalidade das perspectivas de atuação olidária.

Projeto político porque trata de opções fundamentais éticas assumidas pela concidadania responsável em amplo debate. Pr opções fundamentais éticas assumidas pela concidadania responsável em amplo debate. Projeto pedagógico porque se deve gestar no entendimento compartilhado por todos os envolvidos na atuação da escola sobre como organizar e conduzir as práticas que levem à efetividade das aprendizagens pretendidas. MARQUES apud SILVA(2000, p. 9) O projeto político pedagógico tem um caráter dinâmico e não acontece por que assim desejam os administradores, mas porque os preocupamos com o destino das nossas crianças, da escola e da sociedade e ansiamos por mudanças. A construção do Projeto Político Pedagógico surge a partir da necessidade de organizar e planejar a vida escolar, quando o improviso, as ações espontâneas e casuais acabam por desperdiçar tempo e recursos, os quais já são precários.

Sendo o Projeto Político Pedagógico a marca original da escola, ele pode propor uma educação de qualidade, definindo ou aprimorando seu modelo de avaliação levando em consideração os principais problemas que interferem no bom desempenho dos alunos; stabelecer e aperfeiçoar o currículo voltado para o contexto sociocultural dos educandos; apontar metas de trabalho referentes à situação pedagógica, principalmente no que se refere às experiências com metodologias criativas e alternativas.

Em função disso, é que se considera importante estruturar os princípios que norteiam as práticas educacionais. “Pressuposto” significa o que se supõe de antemão, o que se presume antecipadamente, em geral são cinco princípios que devem nortear o PPP: igualdade de condições para acesso e permanência na escola, destacando que embora as pessoas dvenham de diferentes contextos, com características próprias, o acesso deve ser democrático; o acesso deve ser democrático; qualidade do ensino para todos, sem distinção, tanto técnica (métodos e instrumentos) quanto polltica (fins, valores e conteúdos).

Não basta um elevado quantitativo de vagas, é necessário garantir a qualidade do ensino para que todos possam dar continuidade ao desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Melhor qualidade de ensino pode evitar a repetência e a evasão escolar, garantindo assim a permanência dos ingressantes na escola.

Gerir e manter ualidade ao mesmo tempo é difícil, exige uma consciência crítica e ações voltadas para a mudança; gestão democrática da escola, em suas dimensões pedagógica, administrativa e financeira, que implica a soclalização do poder na estrutura da escola; liberdade e autonomia, não só para criar regras e orientações internas, mas também para aprender, ensinar, pesquisar e construir conhecimentos baseados em uma intencionalidade definida coletivamente; e valorização do magistério, garantindo a formação inicial e continuada dos professores bem como boas condições de trabalho e remuneração adequada, valorizando empre a experiência e os conhecimentos que trazem do seu cotidiano escolar, estendendo as discussões numa visão global da escola e de suas relações na sociedade. Ainda, quanto aos elementos constitutivos ou norteadores do Projeto Político-pedagógico, eles podem ser classificados em dois eixos, nomeados de elementos estáveis ou permanentes, e de elementos circunstanciais ou transitórios. Os Elementos Estáveis contemplam as concepções historicamente elaboradas, cabendo à instituição escolar apenas interpretá-las e adequá-las à sua realidade. Por contemplar 76

A problemática da ordem social

0

1 – A PROBLEMÁTICA DA ORDEM SOCIAL 1. — A natureza social do Homem Já dizia Aristóteles — “o Homem

Read More

Louis althusser

0

Universidade Nove de Julho Louis Althusser Aparelhos Ideológicos do Estado São Paulo Outubro 2011 W. p nent page Aparelhos Ideológico

Read More