Projeto som

Categories: Trabalhos

0

A função da caixa acústica: Os subwoofers são itens importantíssimos em um sistema de som, seja ele, automotivo ou não. Atualmente devido a uma tendência mundial pode-se perceber a ênfase que se tem dado a sistemas com forte presença de frequências subgraves (entre 20 e 80 Hz. ), portanto a construção de caixas acústicas que obedeçam a parâmetros corretos se faz necessária, afinal não é qualquer um hoje que pode queimar constantemente um subwoofers de boa qualidade. O que geralmente irá ocasionar um prejuízo de algumas centenas de reais.

Portanto para evitar tais problemas e o mais importante, marcar bons pontos em ompetições de som básico para uma con uç PACE 1 to view nut*ge A Caixa Acústica correto funcionamen ‘ Igum fundamento querem para seu caixas acústicas adequadas às suas caracter sticas eletromecânicas. A caixa acústica permite ao alto-falante trabalhar em condições ideais, reproduzindo sons com eficiência e qualidade, sem riscos de danos por excesso de excursão. Uma caixa acústica corretamente calculada e construída realça a desempenho do Woofers/ subwoofers, aumentando a intensidade do som, a potência aplicável e a resposta de transientes.

A Caixa acústlca Isola a parte ianteira da parte traseira de um alto-falante. Toda fonte de áudio emite radiação sonora para frente e para trás, simultaneamente. Acontece que, como as polaridades das propagações são opostas, fica impossível, sem a caixa, evitar o cancelamento de ondas. Nas baixas frequências, o cancelamento de ondas é ainda mais prejudicial à qualidade final do áudio porque a propagação das ondas é extremamente difusa, superior a 180 graus. P Portanto é o volume da caixa que determina a freqüência de sintonia do sistema “caixa-falante”.

Uma caixa acústica pequena demais joga a freqüência de sintonia para cima, deformando a esposta fazendo o sistema gerar distorções e aumentando o risco de o falante queimar. O cálculo da caixa acústica deve levar em conta os parâmetros Thiele Small do alto-falante, bem como o resultado final que se deseja. Se você está procurando graves bem pronunciados e até um pouco retumbantes, o tipo e o tamanho da caixa acústica e sua sintonia são diferentes do que os adequados a uma resposta de graves potente, porém mals bem definida.

Além disso, a desempenho de uma caixa acústica instalada dentro de um veículo, difere substancialmente de seu comportamento em uma sala residencial. Por este motivo, caixas cústicas calculadas utilizando softwares convencionais, apresentam resultados bastante diferentes dos esperados, quando instaladas dentro de um veículo. O interior de um automóvel pode ser considerado como um campo de pressão, cuja tendência é de reforçar os sons graves, sendo este reforço tanto maior, quanto menores forem o volume interno do veículo e a freqüência reproduzida.

Os parâmetros básicos que você vai precisar pra calcular o volume de uma caixa são: – Fs Qts – VAS – Xmax – SPL Saiba o significado de cada abreviação na página de Parâmetros. Verifique os programas disponíveis na Internet para calcular o volume de sua caixa. Existem vários tipos de caixas acústicas, a escolha de uma caixa acústica depende de sua utilização. Para tanto se devem levar em consideração as características de cada caixa. Quais os tipos de caixas mais utilizadas?

Os tipos de caixas mais uti caixas mais utilizadas são: I [PiC] [pic] I Closed Box I Iso PushPull 4a ordem [picl Box IVented Box IPush Pull 6a ordem I Bandpass Box I Pull Pull Vented BandPass Box pull pull Closed 16a ordem Quais as características de cada uma? As características que serão descritas a seguir não têm o bjetivo de esclarecer perfeitamente o tipo de caixa a ser usada, mas sim dar uma idéia das vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. Portanto escolha o melhor modelo de acordo com a sua opinião.

Free-air Vantagem: Não é necessário a construção de uma caixa muito cara, na verdade não se tem uma verdadeira caixa. Desvantagens: Exige uma boa vedação para que se evite vazamentos; Menor resposta para frequências sub-graves. Closed Box (Selada) *Excelente resposta a transientes principalmente para valores de Qtc inferiores a 0,7 situa ão em ue a resposta de graves é prejudicada ( F3>Fc ). xcursões exageradas do falante, diminuindo o volume em 15% é possivel aplicar até 30% a mais de potência). *Suportam altas potências sem que se aumente o risco de danificar o alto-falante na mesma proporção. Ideal para quem deseja um grave puro e profundo *Bom para pop, Dance, Heavy Metal e Rock. *O volume da caixa Closed podem variar com os seguintes resultados: Volume menor: Frequência de sintonia sobe; – Resposta de graves menos estendida, menos plana; – Graves mais acentuados; – Potência aplicável maior; Som mais “duro”, grave de ataque; -Volume maior. *Freqüência de sintonia desce; Resposta de graves mais estendida (baixas freqüências); *Resposta mais plana; *Potência aplicável menor; *Graves mais profundos e mais naturais; Vantagens: Pequenos volumes da caixa exigidos; Excelente resposta a transientes; Facilidade de construção.

Distorção mais acentuada do que em caixas com duto; Falta de ventilação para o conjunto magnético do subwoofers. Vented Box Dutada “Resposta de graves estendida *Alto SPL *Boa resposta a transientes *Baixa distorção na frequência de sintonia *Para quem deseja graves refor ados *O duto permite acentuar graves em torno da chamado de pórtico. *Bom para Jazz, MPB, Clássico e Pop. A excursão do cone na freqüência de sintonia Fb fica extremamente reduzida, e cresce para frequências abaixo de Fb. *O duto funciona como uma espécia de emissor sonoro, contribuindo de forma significativa nas resposta de baixas frequências.

O duto também faz com que o deslocamento do cone seja reduzido, permitindo o uso de falantes de maior sensibilidade ( cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura conjunto móvel mais leve e eficiente) 3-4 dB mais eficientes do que as caixas seladas; Menor distorção; Conjunto magnético com constante refrigeração. Dificuldade na construção; Exige cuidados especiais na onstrução do duto. Caixa Vented e gandpass *Nas caixas vented e bandpass, tanto os volumes quanto as dimensões dos dutos são criticas e não devem ser alteradas, sem cuidadoso recálculo.

O diâmetro dos dutos pode ser alterado, desde que seu comprimento seja ajustado proporcionalmente. Quanto maior for o diâmetro do duto, tanto maior deverá ser o seu comprimento. *Resposta de graves estendida *Banda de freqüência definida *Alta potência *Esse tipo de caixa acústica comporta-se como um filtro acústico passa faixa, sendo do tipo radiador indireto ( o alto-falante não transmite diretamente). Possibilita a obtenção de rendimentos superiores ao de referência do alto-falante, o que não acontece com as caixas do tipo radi ixa fechada, refletor de PAGF (frente) e utiliza 1/3 do volume total.

A primeira câmara estabelece o corte FL (frequência de corte inferior) e a segunda o corte PH (frequência de corte superior). Este sistema acústico possui uma resposta muito definida e agradável nos graves, controlando muito bem a excursão do cone do alto-falante. Bom para todos os tipos de música. Proteção extra ao subwoofers contra elementos nocivos que muitas vezes são carregados no porta-malas; Mais adequadas a utomóveis sedans; Dificuldade na construção; Não indicação de problemas que por ventura poderão ocorrer com o subwoofers devido a altas potências.

O que são parâmetros Thiele / Small? Os parâmetros Thiele / Small são especificações que podem completamente descrever as caracteristicas elétricas e mecânicas de um alto-falante responsável pela emissão de baixas frequências. Estes parâmetros são muito importantes e cruciais para a construção de uma caixa acústica, seja ela para um sistema com uma grande definição sonora ou para um sistema caracterizado por uma alta potência e grandes níveis de SPL.

Especificações de alto-falantes: Impedância: Corresponde a impedância da bobina do alto-falante, temos subwoofers que podem apresentar desde bobinas com 2 Ohms até subwoofers com bobinas de 10 Ohms; Resposta de freqüência: Corres onde a variação de freqüências as quais o alto-falante pod alto-falante, ou seja, este parâmetro informa a potência que pode ser aplicada por curtos periodos, sem ser necessário a preocupação com danos ao componente do sistema. Sensibilidade: É o SPL que um determinado alto-falante produzlrá quando a ele for entregue uma determinada freqüência. Geralmente a freqüência entregue é de 1 khz.

A constituição fisica da caixa: Uma boa caixa deve antes de qualquer coisa ser construída com bons materiais, ou seja, uma boa madeira, fibra, acrílico, etc. Deve se também reforçar as paredes da mesma para que se tenha sempre uma máxima rigidez possível. A selagem da mesma também deve ser muito bem feita afinal, por ventura pode se ter ruídos indesejáveis, que interfiram durante a sua música. Já quanto ao formato você é quem escolhe, ou seja, você opta pelo melhor modelo baseado no tamanho do porta-malas que o seu carro tiver e é geralmente este um dos problemas, como conciliar falta de espaço com grandes volumes.

Em principio escolha subwoofers das seguintes marcas: JL Audio, Kicker, Aluma Pro, a/ d/s, Dynaudio, JBL, MTX, Orion, Rockford Fosgate, Soundstream, Precision Power, Focal e Phoenix Gold, afinal estas marcas possuem excelentes produtos que satisfazem com perfeição o que se deseja. Construção da caixa acústica – Volume: Calcular as dimensões da caixa, levando em conta suas dimensões internas e também o volume ocupado pelo alto- falante.

A fórmula para o cálculo das dimensões é: Volume (litros) = [ altura (cm) x Largura (cm) x Profundidade (cm) VI 000 Caixa Retangular é um formato muito conhecido por aqueles que trabalham com Som Automotivo, pois este tipo de caixa é muito utilizado nos carros, caminhonetes e vans. Este é similar ao formato retangula , exceto um lado que é inclinado. As dimensões podem ser calculadas da seguinte forma: Cilíndrico (Tipo Bazuca) Cilíndrico é um formato também muito conhecido e utilizado, devido a sua praticidade de manuseio e construção. ? um formato bastante simples, pois apresenta apenas duas dimensões. As dimensões desta caixa podem ser calculadas da seguinte forma: Band-Pass Uma caixa Band-Pass possui dois volumes distintos, com o alto-falante montado na parede que os dividi. O volume Vbl orresponde a câmara traseira, esta que controla o limite inferior da resposta de frequência da caixa . O Vb2 corresponde a câmara frontal, a qual controla o limite superior da reposta de frequência da caixa. O duto estará sempre na câmara Vb2.

Esta caixa pode ser calculada da seguinte forma: [PiC] Câmara Traseira Câmara Frontal – Forma: A forma geométr- ixa acústica pode devem ser rígidas não devendo vibrar devido às altas pressões internas geradas pelo alto-falante O uso de materiais anti-ruídos e reforços internos unindo painéis opostos ajudam a manter a boa estrutura da caixa. Assm a caixa acústica final deve ser xtremamente sólida. Madeira: Recomenda-se utilizar aglomerado de média densidade (MDF) ( ou aglomerado ou compensado) com espessura mínima de 15mm.

Uma caixa ideal deve ser construída com material que tenha bons níveis de absorção, amortecimento e isolamento acústicos. Caixas moldadas em fibra de vidro ou qualquer outro tipo de resina, além de faltar amortecimento, elas vibram com mais facilidade. – Vedação: A vedação da caixa é um dos itens mais comprometedores para um bom funcionamento da caixa acústica. Para que isso possa ser evitado, deve-se utilizar silicone nos cantos onde possam existir vazamentos. As juntas devem ser colocadas e aparafusadas e deve-se aplicar internamente um filete de borracha de silicone para obter perfeita vedação.

Deve- se também utilizar massa de calafetar ou guarnição de espuma de borracha entre o alto-falante e a caixa acústica para evitar vazamentos de ar. – Forração: Objetivando minimizar reflexões do som internamente e ressonâncias internas, pois estes aumentam o fator de amortecimento da caixa, ela deve ser totalmente revestida em seu interior com la de vidro de baixa densidade ou espuma de poliéster. A função do revestimento interno é aumentar o fator de mortecimento do gabinet, para que não sejam introduzidas colorações e distorções provocadas por ondas estacionárias.

O revestimento interno melhora muito a condição de filtro da caixa acústica, para algumas frequências, mas cada sistema acústico possui as suas peculiaridades uanto ao tipo e quantidade de material fono-absorvente. acústico possui as suas peculiaridades, quanto ao tipo e quantidade de material fono-absorvente. O revestimento interno também contribui para graves mais perfeitos e timbres mais suaves, mas Introduzem perdas de energia acústica. – A superfície externa da caixa pode ser pintada ou revestida com arpete. Devido ao alto peso de alguns alto-falantes, a fixação à caixa acústica deve ser feita com parafusos auto-atarrachantes de diâmetro e comprimento adequados e em número igual aos furos existentes na carcaça. – A caixa de um subwoofers pode ser colocada em qualquer lugar do veículo devido à propriedade não direcional das baixas frequências. No entanto o alto-falante ( ou duro, no caso de caixas vented ou band-pass) deve manter uma distância mínima de 5cm de qualquer material que possa obstruir a passagem de som. Dicionário técnico: Fs= Freqüência de resson PZGF Iante quando utilizado

Planejamento urbano

0

Tecnologia em Gestão Pública Urbano INSTITUTO FEDERAL Melissa Litzinger Ritzmann e Ministério da Educação I Curso Superior de Disciplina: Planejamento

Read More

Guia de normalização ufc

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA 2012 Universidade Federal do Ceará Reitor: Jesualdo Pereira Farias Vice-Reitor: Henry de Holanda Campos

Read More