Projetos sociais

Categories: Trabalhos

0

Resumo do projeto Nossa instituição esta iniciando com o Projeto de uma Biblioteca Comunitária, por que acreditamos que ela se destina a desenvolver o gosto pela leitura, o aperfeiçoamento profissional e a disseminar a cultura entre os habitantes do município. O projeto se constitui de Oficinas de Contadores de Histórias, Desenho Livre, Artesanato e Teatro (Turma da Leitura), também chamadas de “Oficinas Culturais e Específicas”. Nela os alunos trabalharão através de manifestações artísticas, proporcionando o desenvolvimento do seu potencial, por meio do exercício da sensibilidade.

Todo trabalho é baseado nas teorias construtivistas, onde as crianças começam a aprender a partir de suas próprias vivências, na busca pela melhoria da qualidade de vida, nas comunidades de baixa renda, pretendendo tirá-las da faixa de exclusão social. A tirá-las da faixa de exclusão social. A Turma da Leitura é um grupo formado por adolescentes da comunidade e freqüentadores de nossa instituição. Esse grupo está levando às escolas da rede pública o contato com os livros, fazendo encenações com textos de grandes escritores e declamações de poesia, para com isso despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura.

Já foram realizadas várias apresentações nas escolas da comunidade com grande sucesso e repercussão. Paralelamente teremos o Módulo Ser Cidadão, no qual serão tratadas questões como Cidadania, Sexualidade, Drogas, DSTs (AIDS), Família, Estatuto da Criança e Adolescente, etc. Além desses pontos será dada prioridade ao reforço escolar, através de aulas de português e matemática, dando ênfase principalmente ao acompanhamento da freqüência e manutenção da média escolar; visando com isso conter a crescente evasão escolar, que tira grande parte dessas crianças da escola no nosso município, ainda na quarta série primária.

A partir de setembro estaremos dando início a nossa Escola de Informática com o apoio do Comitê pela Democratização da Informática (CDI). 3. Objetivos Responder concretamente a questão da ociosidade, despertar o interesse pela leitura e pelas artes plásticas e o descobrimento de outras alternativas de subsistência.

O projeto Biblioteca Amiga busca fundamentalmente tirar essas crianças da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas p valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades. Pretendemos fazer um trabalho preventivo, e de compromisso com o fortalecimento dessas crianças, através de ráticas artísticas culturais e complementação da ação educativa.

A biblioteca atenderá toda a comunidade, buscando a participação da família nas diversas fases do projeto, tornando-a assim sujeitos ativos no processo de formação dos alunos. 4. Justificativa Num município carente de recursos, e sem políticas públicas que favoreçam nossas crianças e adolescentes; faz-se necessário à implantação de projetos sócio-culturais. A falta de uma biblioteca em nosso distrito (onde residem cerca de 113 da população total de nosso município) foi um dos principais motivos para o surgimento desse projeto.

Desta forma pretendemos desmistificar o ensino escolar formal fazendo com que seja facilitadas em muito as pesquisas escolares dos nossos jovens, sem que tenham de deslocar para outros municípios para realiza-las. O Projeto Biblioteca Amiga aposta na formação dessas crianças e adolescentes; para que possam, por seus próprios esforços, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania. 5. Execução Cronograma: O Projeto Biblioteca Amiga é um projeto permanente voltado para crianças e adolescentes que fica disponível em horário comercial para toda a comunidade.

As oficinas terão duração de seis meses e logo após seu término começarão novas oficinas, sendo compostas por 30 (trinta) alunos, divididos em 2 (duas) turmas começarão novas oficinas, sendo compostas por 30 (trinta) alunos, divididos em 2 (duas) turmas, com 1 5 (quinze) alunos cada e carga horária de 25 horas semanais. Os alunos se dividirão entre as Oficinas Culturais e Específicas e o Módulo Ser Cidadão. A Turma da Leitura conta com duas turmas num total de vinte adolescentes.

O projeto terá além das questões citadas acima, lanches todos os dias, atividades recreativas e passeios culturais uma vez por mês; como forma e criar estímulos para a permanência das crianças no projeto. 6. Custo Mensal do Projeto Itens de Despesas Totais Recursos Materiais: • Material de Consumo • Material Pedagógico Recursos Humanos: • Outras Despesas: • Alimentação • Transporte • Bolsa Auxílio • Outros • Total • R$ Custo Total do Projeto = R$ Período abrangido pelo projeto Permanente Período abrangido pelo patrocínio ALIMENTAÇÃO: Todos os dias terão lanche.

Cachorro quente, sanduíche de queijo, sanduíche de atum, sanduíche de presunto, Hambúrguer com refresco ou refrigerante. TRANSPORTE: Passeios e aluguéis de ônibus, Saídas de técnicos para atividades e Deslocamento dos alunos. MATERIAL PEDAGÓGICO: Canetas coloridas, lápis, borrachas, apontadores, livros, giz, apagador, quadro-negro, papel ofício, cadernos, cola, xerox, papel pardo, cartolina, canetas, papel almaço, apostilas, lápis de cor, outros. Alicates de bico fino, alicates de corte (30 de cada) e peças para bijuterias (contas, miçangas, arame, entremeios, terminais, argolas, fechos, pedras, fios de náilon, etc. . miçangas, arame, entremeios, terminais, argolas, fechos, pedras, fios de náilon, etc. ). MATERIAL DE CONSUMO: Todo tipo de material de limpeza, Material para foto, Guardanapos e copos descartáveis, Materiais de primeiros socorros, Bolas, camisetas, medalhas, etc. OUTROS: Tarifas bancárias, ingressos, e outros. 7. Atividades desenvolvidas • Oficina de Contadores de Histórias – Ê feita quinzenalmente com crianças da comunidade. Os encontros são previamente marcados pela nossa arte educadora. • Oficina de Desenho Livre – Atividades de desenho livre ou temático.

Teremos painéis indicadores sobre rendimento da equipe, dos alunos em aula e sua freqüência. Serão realizadas exposições mensais com os trabalhos das crianças, relatórios e reuniões mensais de avaliação com toda equipe. Nestas reuniões serão discutidas todas as situações decorrentes do convívio entre profissionais (equipe) e alunos, para possíveis desdobramentos. A supervisão ficará a cargo do parceiro envolvido.

Teremos também questionários de avaliação ao término da execução do projeto. 10. Efeitos Multiplicadores Previstos Os efeitos multiplicadores surgirão após seis meses da implantação do projeto. A parte mais importante se dará quando os alunos que mais se destacarem, serão avaliados pela equipe e os mais aptos serão estimulados a se formarem instrutores das Oficinas Culturais. maciço dos adolescentes da Trupe da Leitura, que tizeram ca es e sairam as ruas para divulgação da mesma.

Resumo julagemento de socrates

0

Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), esta superprodução européia é a cinebiografia de Sócrates (470 –

Read More

Ira x inglaterra

0

Origem do Conflito A história da Irlanda remota ao século IV a. C. quando tribos celtas de origem gaulesa se

Read More