Proposta de implantação de sistema de gestão integrada

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO g 1. 1 Tema 9 1. 2 Situação-problema 9 1. 3 Objetivos 11 1. 3. 1 Objetivo geral 11 1. 3. 2 Objetivos específicos 1 1 1 . 4 Justificativas 11 1. 5 Metodologia 13 2SISTEMAS DE GEST 2. 1 Sistemas de Gest 2. 1. 1 Aspectos Conce 2. 1. 20 Papel da ISO 2. 1. 3A NBR ISO 9000 oro ais: G de 17 20 cação dos Sistemas de Gestão da Qualidade 21 2. 2 Sistemas de Gestão Ambiental 23 2. 3 Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho 28 2. 3. 1 Normas e Especificações Existentes 30 2. 3. 2 Aspectos Conceituais de Segurança e Saúde do Trabalho 32 2.

Sistemas de Gestão de Responsabilidade Social 38 2. 4. I A SA8000 – Responsabidade social 42 2. 4. 2ANBR 16001 46 2. 5 Sistemas de Gestão Integrada 48 2. 5. 1 Conceito de Sistema de Gestão Integrada48 2. 5. 2 Tipos de Implantação de SG151 3CAP[TUL02 – CARACTERIZAÇÃO DA INDÚSTRIA CHAFA 58 3. 1 0 Setor Metalúrgico no Brasil 58 3. 2 Caracterização da empresa Chaffi Indústria Metalúrgica Ltda 1 Tema O contexto social, econômico, político e tecnológico no mundo vêm sofrendo mudanças significativas, influenciando de forma direta alterações nos comportamentos das empresas para que ossam se manter competitivas.

Estas mudanças exigem das organizações uma reavaliação de suas estratégias e até mesmo novas formas de gestão. Muitas organizações entendem que dentro desta reavaliação de estratéglas estão inseridas questões relevantes para seu sucesso tais como: a preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços, meio ambiente, a saúde e segurança de seus colaboradores e as ações da organização que podem beneficiar a sociedade.

Baseando-se neste contexto e a relevante importância do Sistema de Gestão Integrada em qualidade para a evolução as organizações o tema definido para esta monografia é uma proposta de implantação de sistema de gestão integrado em qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e responsabilidade social em uma empresa metalúrgica. 2 Situação-problema Os modelos de administração e liderança têm a função de levar as empresas ao máximo à busca por resultados para que sejam capazes de competir por novos clientes ou, no mínimo, se manterem no mercado.

Para tanto é imprescindível que as empresas possam oferecer melhores rodutos e preços mais competitivos em atendim sitos do cliente, este cada PAGF sempre e com maior velocidade seus próprios mecanismos de diferenciação e preparo para assumir não apenas o desafio de produzir mais e melhor, assim como o desafio de inovar produtos, serviços, processos e sistemas de gestão. Até que ponto a implantação de um sistema de gestão integrada pode ser uma estratégia e um diferencial para as organizações? Objetivos 1 Objetivo geral O objetivo geral é propor a implantação de um Sistema de Gestão Integrada. 2 Objetivos específicos Têm-se como objetivos específicos descrever as etapas da mplantação de sistema de Gestão Integrada: Qualidade, Meio ambiente, Saúde e segurança ocupacional e Responsabilidade social na empresa Chaffi Indústria Metalúrgica Ltda. 4 Justificativas A sociedade, hoje, exige que as empresas apresentem um bom desempenho de gestão de seus recursos para a melhoria do bem-estar público e social.

Essa nova postura faz com que as empresas promovam uma reestruturação da política social, das práticas de gestão, da compreensão dos desejos dos clientes e do uso de novas tecnologias de informação. Entre os vários aspectos desta transformação cultural, e que vem influenciando rofundamente o comportamento das empresas, estão às questões de segurança, meio ambiente, saúde e responsabilidade social.

Esta mudança tem levado muitas empresas a implantar Sistemas de Gestão Integrado – “SGI” (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e responsabilidade social), pois a integração dos sistemas promove a melhoria do desempenho da organização, a redução de custos, de duplicidades e de burocracia, de conflitos entre os sistemas, pois é estabelecida uma única estrutura para a gestão, ligada às estratégias e objetivos corporativos.

Além disso, a integração dos sistemas ermite também a realização de uma única análise crítica e a melhoria da comunicação, já que é utilizado um conjunto uniforme de objetivos e uma abordagem integrada, de equipe; e abordagem holística para o gerenciamento dos riscos organlzacionais, ao assegurar que todas as consequências de uma determinada ação sejam consideradas. Baseando-se neste contexto, vimos à necessidade de abordarmos o assunto nesta monografia, uma vez que a integração destes sistemas de gestão passaram a ser uma estratégia utilizada pelas organizações para o crescimento e sustentabilidade.

Outro fator determinante para a abordagem deste assunto foi à relevância do mesmo para conhecimentos dos profissionais por se tratar de uma área que está evoluindo rapidamente e que possuem fatores complex de for que está evoluindo rapidamente e que possuem fatores complexos e escassez de formação de profissionais. 5 Metodologia A metodologia adotada neste trabalho consiste em abordar os principais conceitos referentes ao Sistema de Gestão Integrado – SGI, especificamente dos sistemas de Gestão de Qualidade, Meio- ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade

Social e os fatores e fases mais importantes a se considerar e avaliar em um processo de implantação e aprimoramento. Para a integração dos sistemas s é necessário fazer uma releitura dos processos e métodos que a empresa adota, com o intuito de identificar os pontos positivos e negativos, as similaridades e diferenças de gestão e adequá-las à integração, podendo, até mesmo, suprimir conceitos, práticas e aplicações que forem julgados prejudiciais ou inadequados.

Nesta monografia será demonstrado que, embora a integração dos sistemas seja desenhada para aplicação em ualquer processo ou sistema, neste caso, a implantação se dará em uma metalúrgica de pequeno porte, ou seja, a implantação do sistema de gestão integrada se dará em uma indústria de manufatura.

Seguindo a apresentação dos sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional e Responsabilidade Social, deverão ser identificados alguns conceitos, considerados relevantes ara o propósito da so, uma vez que não é integração e sua interação PAGF s OF SISTEMAS DE GESTÃO Frosinl & Carvalho (1995) conceitua um sistema de gestão omo o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa especifica e atingem ou mantém um dado resultado.

Já para Chiavenato (2000) conceitua sistema como sendo “um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada”. O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável ? organização empresarial (Soler, 2002). Sua dinâmica pode ser isualizada na figura 1, onde são descritas as interações entre o meio ambiente, no início e no final do processo, e a organização. pic] Analisando-se sob o aspecto da organização os objetivos de um sistema de gestão são o de aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos, o sucesso no segmento de mercado ocupado, a satisfação dos funcionários com a organização e da própria sociedade com a contribuição social da empresa e o respeito ao meio ambiente. VITERBO, (1 998, p. 60).

Para que tais objetivos sejam alcançados, é importante a doção de um método de análise resolução de problemas, para estabelecer um controle d á diversos métodos PAGF 6 OF PDCA, onde assim está disposto: planejar (P – plan) – Estabelecer objetivos e processos; Fazer (D – Do) – Implementar os processos; Verificar (C – Check) – Monitorar / Medir Processos e produtos (requisitos produtos); Agir (A – Act) – Agir para melhorar continuamente o desempenho dos processos. PiC] Existem diferentes aspectos sob os quais podem ser analisados os sistemas de gestão: qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, recursos humanos, dentre outros. Um aspecto que tem se desenvolvido consideravelmente é o de responsabilidade social, através das legislações e que tem sido objeto de estudo e implementação em diversas Organizações. Cada etapa do ciclo PDCA tem funções distintas, apresentando-se como uma metodologia que auxilia a implantação e integração de sistemas de gestão.

O acoplamento e integração dos elementos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, do Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão de Responsabilidade é facilitado devido ao fato de serem ambos concebidos a artir do modelo PDCA, sobre qual também está base de Gestão da Qualidade. PAGF 7 OF 1, a seguir. ‘Quadro 1 I Autor I Crosby Deming – Definições Clássicas da Qualidade Definição Conformidade com as exigências. A qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras.

I Feigenbaum produto e de um IO total de características de um Iserviços referentes a marketing, engenharia, manufatura e manutenção, pelas quais o produto ou Iserviço, quando em uso, atenderá às exigências do cliente. IJuran I Adequação à finalidade ou uso. I Fonte: Adaptado de Oakland (1994, p. 1 5) O conceito básico apresentado pela NBR ISO 9000, que define qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos” (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2000:7).

A partir dessa definição, pode- se resumir gestão da qualidade, portanto, como a forma de gestão de uma organização, definida pela alta direção, tendo como base as necessidades dos seus clientes, baseada na identificação de requsitos de qualidade do produto ou serviço, no estabelecimento de um planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria, em todos os seus spectos, PAGF 8 OF planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria, em todos os seus aspectos, visando ? satisfação dos clientes e a eficácia da organização.

Os princípios de gestão da qualidade podem ser utilizados pela alta direção para conduzir a organização à melhoria do seu desempenho. A seguir, esses princípios são apresentados, tendo sido extraídos na íntegra da NBR ISO 9000:2005. — Foco no Cliente: Organizações dependem de seus clientes, portanto é recomendáveis que atendam às necessidades atuais e uturas do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas. – Liderança: L[deres estabelecem a unidade de propósito e o rumo da organização.

Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização. – Envolvimento de Pessoas: Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização. — Abordagem por Processo: Um resultado desejado é alcançado ais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Abordagem sistêmica para Gestão: Identificar, entender e gerenciar os processos int s como um sistema organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de beneficios mútuos aumenta a capacidade de ambos de agregar valor. Uma organização fundamentada pelos princípios da gestão da qualidade deve estar direcionada holisticamente para a produtividade, qualidade e competitividade de seus produtos e serviços.

Os benefícios resultantes desse enfoque não são omente os relacionados à qualidade intrínseca do produto ou serviço, mas também os relacionados à gestão de custos, riscos e recursos, incluindo a gestão de recursos humanos. A qualidade, portanto, precisa ser administrada, ela não acontece sozinha. Efetivamente, deve envolver cada pessoa que atua no processo e ser aplicada através de toda a organização (Oakland, 1994, p. 19).

Dessa forma, entende-se que a definição da politica da qualidade pela alta direção de uma organização somente será implantada, de fato, como resultado de um amplo e consistente processo de comunicação, que deve resultar no omprometimento e envolvimento de todos os colaboradores, uma vez que a gestão da qualidade está fundamentada em uma visão integrada dos processos, sistemas e recursos disponíveis na 2 0 Papel da ISO na Gestão da Qualidade Os conceitos acerca da gestão da qualidade a serem apresentados estão diretamente relacionados à fundamentação proposta pela International Organization for Standardization (ISO), incluindo conceitos, interpretações, diretrizes e requisitos. Visando a contextualizar o pa el desta organização na gestão da qualidade, será aprese e histórico sobre a ISO

Química – lista de exercícios – tecnologia em processos

0

O procedimento What-lf é uma técnica de análise geral, qualitativa, cuja aplicação é bastante simples e útil para umaabordagem em

Read More

Antraz ou carbunculo

0

ANTHRAX OU CARBÚNCULO HEMÁTICO DESCRIÇAO: O Carbúnculo Hemátlco ou Anthrax, é uma zoonose, isto é, uma doença de animais. É

Read More