Proposta de manutenção dos tanques sépticos para redução da poluição doméstica nos recursos hídricos de joinville – sc

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DEJOINVILLE – UNIVILLE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROPOSTA DE MANUTENÇAO DOS TANQUES SEPTICOS PARA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO DOMÉSTICA NOS RECURSOS HÍDRICOS DEJOINVILLE – SC RAMIRO BAGGENSTOSS PROFESSOR PAULO ROLAND UNGER Projeto de Ensino 0 p Joinville 2004 RAMIRO BAGGENST PROPOSTA DE MANUTENÇÃO DOS TANQUES SÉPTICOS PARA REDUÇAO DA POLUIÇAO DOMESTICA NOS RECURSOS HIDRICOS Projeto de ensino apresentado ao Curso de Geografia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE – como requisito parcial para obtenção do Grau em Licenciatura Plena em Geografia.

Orientador EspeciTico: Prof. Paulo Roland Unger, M. Sc. SUMÁRIO „ . 13 3. 2. NA IDADE MÉDIA.. .1 7 3. 3. TEMPOS MODERNOS 21 4. TANQUE SEPTICO……… — 26 5. CÓDIGO DO MEIO AMBIENTE . 30 CONSIDERAÇOES FINAIS…. 33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. — — 35 LISTAS DE FIGURAS 1 — Esquema de um tanque ou fossa séptica . Alto . . 092 – poluiçao no Rio Morro . 11 3- Esquema do reservatório de água da Antigüidade Latrinas na Antigüidade reocupação com a eliminação de esgoto na 155 —p 144 Antiguidade .

Idade Média 166 – Eliminação das águas servidas na . 19 7 Esquema do conj. fossa e filtro anaeróbico para área rural 24 8 — Esquema do conj. ossa e filtro anaeróbico para área urbana comparativo entre fossas sépticas 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1. 1. Introdução 25 9 – Esquema 28 A água é um direito humano, indispensável para uma vida saudável e digna.

A falta de gestão preventiva dos mananciais (recuperação, proteção e preservação das áreas produtoras de ág 30 das áreas produtoras de água), a crescente polução dos mananciais, as intervenções (mineração, eliminação da mata ciliar dos rios), a exploração exagerada e o desperdício estão esgotando as reservas de água disponíveis. Atualmente, para edução da poluição doméstica nas áreas urbanas, existe o sistema público de coleta de esgoto e as políticas para áreas em expansão, mas para as áreas já ocupadas, não existe nenhuma definição alternativa.

Sabe-se do custo elevado para implantação do sistema público de coleta de esgoto e que levará multo tempo para que todas as ruas da cidade sejam atendidas por ele. O uso correto dos tanques sépticos nas áreas urbanas não atendidas pelo sistema público de coleta de esgoto e o desenvolvimento de uma manutenção periódica de retirada do lodo, com o objetivo de promover a melhora na qualidade das águas e do olo, tornando o meio ambiente favorável à vida humana e de outros seres vivos, através da redução da poluição doméstica nos recursos hídricos de Joinville – SC. 1 . 2. Objetivo Geral Reduzir a poluição dos córregos e rios, das áreas urbanas sem sistema público de coleta de esgoto doméstico. 1. 3. Objetivos Específicos Utilizar os tanques sépticos e orientar uma manutenção periódica de retirada do lodo dos mesmos, a fim de reduzir o nível de poluição do esgoto doméstico, despejado nos córregos e rios da área urbana, que não é atendida pelo sistema público de coleta de esgoto. 1. 4. Justificativa As formas de poluição da água são várias, de origem natural ou como resultado das atividades humanas.

A água utilizada mais facilmente para as diversa epresenta 0,8%. Apenas representa 0,8%. Apenas uma pequena fração desta, corresponde à água superficial, de extração mais fácil. Verificamos a grande importância de se preservar os recursos hídricos na Terra, e de se evitar a contaminação da pequena fração mais facilmente disponvel. Sabe-se do custo elevado para implantação do sistema público de coleta de esgoto e que levará muito tempo para que todas as áreas da cidade sejam atendidas por ele.

Como sugestão, orientar uma manutenção periódica dos tanques sépticos, retirando o lodo, para reduzir a poluição doméstica da água e do solo, que 6 contamina as águas superficiais e subterrâneas e, frequentemente escoam a céu aberto, constituindo em perigosos focos de disseminação de doenças. O esgoto doméstico contém aproximadamente 99% de água e apenas 0,1% de sólidos. Esta pequena fração é responsável pelos problemas das águas, trazendo a necessidade de se tratar os esgotos.

O sistema de tanques sépticos auxilia na conservação dos recursos naturais, eliminando focos de poluição e contaminação, melhorando a ualidade de vida de toda a população. 2. METODOLOGIA Para elaboração deste trabalho, inicialmente foram efetuados vários levantamentos bibliográficos que formaram a base teórica, reunindo informações sobre a gênese da produção de esgotos e as atividades referentes ao tratamento dos despejos domésticos ao longo da história da humanidade.

Foram pesquisadas publicações referentes ao saneamento e proteção ambiental, utilizadas no curso de Engenharia Ambiental da UNIVILLE. Complementamos os estudos com levantamentos juntos às empresas que comercializam e confeccionam fossas sépticas. Foram consultados técnic a SEINFRA para maiores 4 30 fossas sépticas. Foram consultados técnicos da SAMA e da SEINFRA para maiores detalhamentos sobre a legislação vigente sobre o tema. 3. OS DESPEJOS DOMESTICOS Conforme LIEBMANN (1979, p. 2), Toda pesquisa moderna relacionada com o meio ambiente tem de permanecer em estreita vinculação com o ensino e a prática. As três colunas mestras da defesa ecológica moderna são o ensino, a pesquisa e a prática. A poluição implica em uma alteração prejudicial das condições naturais da água, comprometendo sua qualidade. Esta alteração pode prejudicar diversas utilizações: o abastecimento doméstico; abastecimento industrial; a irrigação; preservação da fauna e flora; recreação e lazer; geração de energia; paisagismo e manutenção da umidade do ar e estabilidade do clima; e outros.

O esgoto doméstico, contém aproximadamente de água e apenas 0,1% de sólidos. Esta pequena fração é responsável pelos problemas das águas, trazendo a necessidade de se tratar os esgotos. O tanque séptico, conhecido popularmente como fossa séptica, compreende uma câmara fechada com a finalidade de deter os despejos domésticos de modo a permitir a decantação dos sólidos e retenção do material graxo contido nos esgotos, transformando-os bioquimicamente, em substâncias e compostos mais simples e estáveis.

Pode ser utilizado apenas em residências com suprimento de água (MANUAL DE SANEAMENTO, 2004). Conforme consta no esquema da figura OI. Figura OI – Esquema de um tanque ou fossa séptica Fonte: Autor. Data: 03/2004 O tanque séptico é projetado ara receber todos os despejos domésticos (cozinha, lava ticas, lavatórios, vasos s 0 lavatórios, vasos sanitários, bidês, banheiros, chuveiros, mictórios, ralos de piso de compartimento interior, etc. . É recomendada a instalação de caixa de gordura na canalização que conduz espejos das cozinhas para o tanque séptico (Ibid. ). Os esgotos contendo sabões nas proporções normalmente utilizadas, de 20 a 25 mg/l, não prejudicam o sistema. No entanto, sob nenhum propósito deverá ser lançada, nos tanques, solução de soda cáustica, que além de interferência em sua eficiência, provocará a colmatação dos solos argilosos. 0 Estudos realizados demonstram não haver qualquer evidência de que os detergentes usualmente utilizados nas residências, na proporção em que normalmente são encontrados nos esgotos, possam ser nocivos para o funcionamento dos tanques sépticos (Ibida). Conforme LIEBMANN (1 979,p. 1 3-14), O fenômeno de autodepuração natural das águas, é tao fascinante que poderíamos ocupar-nos cientificamente disso por decênios. Aliás, desde que para isso disponham de tempo suficiente, todos os detritos orgânicos despejados nos rios acabam se decompondo por si próprios.

O oxigênio livre existente nas águas, a grande superfície de aderência ? disposição dos microorganismos, e muita turbulência, são os elementos que aceleram a decomposição dos detritos. A começar pelas bactérias, algas e fungos, passando pelos protozoários, rotatórios, pequenos crustáceos, mariscos e caramujos, até s membros mais desenvolvidos da série de cadeias que a substância orgânica completa no meio aquático, ou seja, os peixes, há sentido harmônico na permanente interação dos seres vivos existentes nas águas.

Mas, através de interferências irrefletidas, já que frequentemente se tem em mira apenas o lucro material, 6 OF30 de interferências irrefletidas, já que frequentemente se tem em mira apenas o lucro material, o homem pode prejudicar essas comunidades vivas, interrompendo o ciclo natural da substância orgânica, com o que termina transformando em cloacas as águas que antes eram limpas. ? através do peixe que podemos avaliar a qualidade da água, ele é o melhor indicador. Quanto mais saudáveis as águas, maior o número de espécies de peixes presentes nelas (Op. cit. ).

O aumento da população provoca aumento do montante de detritos produzidos por ela (Op. cit. ). Segundo (Op. cit. ,p. 45), Em geral, os detritos sólidos são depositados sobre o solo. Tanto que, devido a isso, já se conferiu aos tempos atuais o nome de “a era do lixo”. A sociedade de consumo dos nossos dias se desfaz mais rapidamente de seus bens que outrora. Garrafas de vidro ou de plástico, material de embalagem das mais diversas omposições, carros usados, todo tipo de produtos supérfluos – tudo é simplesmente jogado fora, já que muitas vezes custaria mais caro um conserto do que a aquisição de um objeto novo.

Conforme (Op. cit. ,p. 47-48), Não é apenas no corpo humano mas também no nosso âmbito imediato que a água desempenha um papel eminentemente significativo como suporte da vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água. Ela é o mais importante veículo de transporte de todas as substâncias que se encontram no nosso corpo. Basta uma perda de 15% da taxa normal de água resente no corpo humano para que a vida esteja fatalmente ameaçada. É fato conhecido que o nosso sangue contém 80% de água e 11 que não podemos permanecer vivos se não ingerirmos diariamente 2 litros de água.

A nossa perda diária de água é compensada pela ing não ingerirmos diariamente 2 litros de água. A nossa perda diária de água é compensada pela ingestão de bebidas e alimentos. A carne, por exemplo, contém 80% de água e as verduras, até 85%. A intensificação da produção agrícola só é possível se dispõe de suficientes reservas hídricas. Mas não é somente evido ao aumento da produção agrícola que cresce a demanda de água, como também a necessidade cada vez maior de uma melhor higiene humana.

No princípio do século XX, calculava- se um consumo diário de 50 litros de água para cada habitante nas grandes cidades; no final do mesmo século XX, essa cifra se elevou para mais de 250 litros, principalmente por causa da introdução de vasos sanitários providos de descarga de água e de banheiros. Como atualmente nos damos ao luxo de usar água portável nas toaletes aumenta continuamente a quantidade de água que, por habitante, é transformada de água portável em ?gua residual diariamente. Segundo LIEBMANN (1979,p. 3) “As águas poluídas tornam- se perigosas sempre que, desprendendo-se das substâncias orgânicas deterioráveis, apareçam nas águas superficiais germes causadores de doenças. ” O que não poderia ser pior é que todas as águas poluídas tem como destino final os oceanos, tornando os mesmos, lixeiras do mundo. Podendo estes poluentes, ao longo do tempo, contaminar os organismos marinhos que servem de alimento aos seres vivos, principalmente para o homem, na maioria das vezes no final da cadeia alimentar.

Na figura 02, verifica-se a realidade de nossos rios. Figura 02 – Poluição no Rio Morro Alto Fonte: Autor, local: Rua Timbó nos fundos do Ginásio Ivan Rodrigues. Data: 06/2002 12 Segundo LIEBMANN (1979,p. 71), Muitas vezes, as doenças dos seres huma Rodrigues. Data: 06/2002 segundo LIE-BMANN (1979,p. 71), Muitas vezes, as doenças dos seres humanos e dos animais domésticos são condicionadas pelo meio ambiente. Os danos causados ao meio ambiente geram uma alteração do equilíbrio que originalmente regia a Natureza.

Muitos organismos que, pressionados por condições naturais, eram inibidos em seu desenvolvimento, passam a dispor, devido à alteração o equilíbrio ecológico, de melhores condições de vida, multiplicando-se com rapidez e se transformando, de Inofensivos parasitas, em transmissores de doenças. segundo (op. cit. ,p. 77), O homem pode livrar-se do dilúvio de agentes patogênicos existentes nos esgotos, se realizar o tratamento dessas águas, usando para isso métodos mecânicos e biológicos.

Com estações de tratamento de água eficientemente planejadas, pode-se, hoje em dia, impedir a ação da maior parte dos agentes patogênicos. O sistema de tanques sépticos como qualquer outro dispositivo de tratamento do esgoto doméstico, deverá ser eficiente para: mpedir a poluição de mananciais destinados ao abastecimento domiciliar; impedir a alteração das condições de vida dos recursos hídricos receptores; impedir que os recursos hídricos, dos locais de recreio e esportes aquáticos, nao possuam condições de utilização; impedir a poluição das águas subterrâneas (Op. it. ). O sistema de tanques sépticos é simples e de custo baixo em relação ao sistema de estações de tratamento. Para isso é necessário que seja corretamente instalado e com manutenções periódicas adequadas, dando destino adequado ao Iodo retido do seu interior. 13 3. 1 . NA ANTIGUIDADE Assim que o ser humano primitivo tornou-se sedentário, começou a poluir o meio ambiente, impedindo a regeneração da natureza, o que acontecia naturalmente enquanto ele era nômade, trocando de lugar sempre que os recursos necessários a sua sobrevivência tornavam-se escassos naquele local.

Eram três os problemas das civilizações da região mediterrânea antes de Cristo, estavam relacionados a defesa ecológica (LIEBMANN, 1979): a economia dos recursos hídricos; a erosão do solo; a higiene. Segundo (Op. cit. ,p. 88), Outra é a situação no que diz respeito ao abastecimento de ?gua e à eliminação dos esgotos nas diversas metrópoles da Antigüidade. Neste particular, há séculos chegaram a ser postos em prática conhecimentos que hoje não mais estão a nosso alcance.

Bem cedo foi notado que, graças à presença de água límpida em quantidades suficientes, não só podia saciar a sede e fazer funcionar muitos poços e banhos públicos, mas também, além disso, podia-se atender a exigências higiênicas importantes. O que nos deve causar admiração não é o fato de que a agua potável tenha sido transportada através de longas distâncias, as que tenha sido reconhecida a tempo a necessidade de se realizarem tais obras para manter saudáveis as populações.

Conforme (Op. cit. ,p. 94), Na Antiguidade, as pessoas encarregadas do suprimento de água educaram a tempo a população para que a usasse com parcimônia- Um papel decisivo no suprimento de água das cidades da Antigüidade cabia, por exemplo, ao armazenamento preventivo de água em depósitos especiais cujos canos de escoamento eram colocados, em geral, em alturas diversas. Os mais elevados destinavam-se ao suprimento das residências particulares; abaixo deles saíam os canos 0 DF 30

ESTRUTURAS RELIGIOSAS

0

ESTRUTURAS RELIGIOSAS: HISTÓRIA DA FORMAÇÃO Desde os primórdios o homem percebeu que existia uma causa maior, um ser supremo, uma

Read More

Carta de pero vaz de caminha

0

COLÉGIO GALILEU DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA Gleice Gusmão Juliana Ventura Luana Claudia Marcella Guedes

Read More