Proposta para implementação de um servidor de autenticação radius utilizando o freeradius para melhorar a segurança de acesso a rede sem fio do ifes – campus colatina

Categories: Trabalhos

0

Proposta para implementação de um servidor de autenticação radius utilizando o freeradius para melhorar a segurança de acesso a rede sem fio do ifes – campus colatina Premium By maumaubarros MapTa 21, 2011 14 pages 4. PROPOSTA DE PERSONALIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE PARA FACILITAR A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE TÉCNICO DE INFORMÁTICA A DISTÂNCIA DO CEFETES CINED COLATINA.

Como aplicação prática deste trabalho, foi realizada a personalização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, Swipe view next page a partir dos estudos t constatação da inexis nc’ OF4 ersonalizado na Un Coia’ técnico de informátic teriormente e da ual de Aprendizagem ação do curso latina. A infraestrutura necessária para Instalação do Moodle – 1. 9 (versão atual) é chamada LAMP já que o Moodle é desenvolvido principalmente em Linux – usando Apache, MySQL e PHP, desta forma, utilizamos o sistema operacional Ubuntu Server 8. 0 por oferecer um servidor com LAMP pré-configurado.

Esse conjunto de software fornece produtividade, desempenho, escalabilidade, segurança e confiabilidade, além disso, não trazem elevados custos de licença porque são software livre. Entretanto, ambém é testado regularmente com PostgreSQL e nos sistemas operativos Windows XP, Mac OS X e Netware 6. FiRura x – Infraestrutura LAMP curso técnico de informática a distância da UnED Colatina, personalizamos o AVA Moodle tendo em vista: a seleção de seus principais recursos de comunicação e de entrega do conteúdo e a clareza e simplicidade da interface gráfica, já que o ambiente permite inúmeras formas de organização da tela.

Além disso, seguiremos os referenciais de qualidade de um curso a distância definidos pelo MEC (2002), que abrange os seguintes tópicos: . Processo de ensino e aprendizagem e organização curricular; . Equipe multidisciplinar; 3. Material didático; 4. Interação de alunos e professores; 5. Avaliação de ensino e aprendizagem; 6. Infraestrutura de apoio; 7. Gestão; 8. Custos.

Desta forma, um aluno matriculado no curso técnico de informática a distância da UnED Colatina, irá: • Acompanhar a agenda de eventos e noticias do curso; rocar informações e mensagens com o seu tutor e com os demais participantes da sua turma; • Realizar e encaminhar as atividades realizadas, tanto as individuais como as coletiv administração, configurações do ambiente, criação de cursos e participantes. Visitante: tem acesso ao ambiente e as informações da tela de abertura do ambiente. Aluno: usuário matriculado em um curso.

Tem acesso a todas as ferramentas do ambiente e aos materiais do curso. Tutor: tem acesso a um curso e às atividades de um professor: corrigir trabalhos, verificar notas, etc. Professor – Especialista/contéudista: tem acesso aos cursos em que está designado como professor, incluir ou remover recursos de AVA e materiais do curso. A tela principal do Moodle está estruturada em três colunas na sua página inicial e também na tela de abertura do curso Técnico de Informática. A configuração da tela de abertura do curso é função do administrador.

Figura x- Interface Moodle. Entretanto, a logomarca do CEFETES foi inserida no Ambiente através da edição do arquivo header. html disponível no diretório do Moodle na pasta theme>chameleon>pix. A pasta theme possui pacotes para mudar a aparência do sítio e a pasta pix local onde é disponibilizada as imagens do sítio. A figura x abaixo por sua vez apresenta a tela principal do AVA Moodle, após o login do usuário e a escolha do curso. Figura x – Tela principal do AVA Moodle. O Moodle disponibiliza três formatos de um curso: social, emanal e tópicos.

Conforme definido no projeto do curso técnico de informática a distância, o curso será desenvolvido em períodos semestrais de 15 semanas, assim, o curso foi estruturado em tópicos, desta forma, na coluna central da tela de abertura 3 curso foi estruturado em tópicos, desta forma, na coluna central da tela de abertura, aparecem os tópicos de 1 até 15, como observa-se na figura acima. Como vimos anteriormente, o Moodle tem as principais ferramentas de um Ambiente de Aprendizagem e algumas que outros ambientes não têm. Possui ferramentas de comunicação, valiação, de administração de conteúdos e organização.

Estas ferramentas estão disponíveis aos tutores do curso no bloco Material e Atividades, como pode-se verificar na figura x. Figura x – Acrescentando materiais e atividades. Em Materiais Didáticos podem ser… Em Atividades As ferramentas de comunicação do Moodle são fórum, mensagens e o chat. Entretanto, o Moodle utiliza o e-mail externo (padrão) do participante apresentando um diferencial em relação a outros ambientes, pois não há ferramenta de e-mail interna. Ao acessar o perfil do usuário pode-se enviar mensagem iretamente a ele.

Já na ferramenta fórum é possível enviar/ receber mensagens via e-mail externo padrão. As ferramentas de avaliação figura ? As ferramentas de administração … figura ? Pode-se então afirmar, que o AVA personalizado em questão, possui os principais recursos tecnológicos de um projeto de curso a distância (CAMPOS, 2007): avaliação, material didático, tutoria e comunicação. Desta forma, esse AVA ao ser Implantando para facilitar a implantação do curso técnico de informática a distância na UnED Colatina será eficaz no rocesso ensino-aprendizagem. 4DF4

Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis

0

NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Resoluções CFC 820/97 A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos

Read More

Sugestões para temas acadêmicos

0

Sugestões de Temas para Trabalhos Acadêmicos – Científicos Organização/Admnistração Geral e Pública 1) Informatização na Área Pública e Privada a)

Read More