Propriedades coligativas

Categories: Trabalhos

0

PROPRIEDADES COLIGATIVAS ar 8 to view nut*ge Colégio: Grupo Alfredo Backer de ensino Turma: 231 Grupo: Beatriz Rodrigues Fabrício. NO:07. Julliana de Moura Fabricio. Na:30 fases estão em equilíbrio. As áreas delimitadas por essas linhas representam as condições de pressão e temperatura nas quais uma substância existe em um único estado físico. O ponto determinado pela interseção das três linhas é o ponto triplo e indica uma condição única de pressão e temperatura na qual encontramos as três fases em equilbrio.

Para melhor compreensão do significado de um diagrama e fases e das mudanças de estado, vamos estudar como exemplo, o diagrama da égua ao longo de uma linha com pressão constante de 760 mm Hg e cuja temperatura varia. [PiC] Agora, façamos uma analise semelhante, no mesmo diagrama, de uma amostra de água cuja temperatura é medida constante a OOC e cuja pressão varia. [pic] Pressão máxima de vapor Uma das propriedades físicas que é muito fácil de perceber e com a qual mais comumente convivemos é a volatilidade de diferentes substâncias. ? senso comum que o éter é mais volátil que a água. Vamos imaginar um experimento em que essas duas ubstâncias estejam no estado liquido, cada uma em um frasco fechado a vácuo, provido de mamômetro: [picl As pressões indicadas pelos mamômetros correspondem àquelas exercidas pelos va itua$o de equilíbrio PAGF9ÜF8 pressão máxima de vapor é desprezível. No entanto, a naftalina, mesmo sendo um solido, apresenta uma considerável pressão máxima de vapor. Quando um líquido é aquecido, a energia cinética média das suas moléculas aumenta o que facilita a passagem para o estado de vapor.

Como consequência disso, há um aumento do número de moléculas no estado de vapor, isto é, ocorre um aumento da ressão máxima de vapor da substância. Pressão máxima de vapor e a temperatura de ebulição Quando um líquido é aquecido em recipiente aberto, no seu interior formam-se bolhas constituídas do vapor do liquido Para que essas bolhas escapem do liquido, é necessário que sua pressão seja, no mínimo, igual à pressão atmosférica. Assim concluímos que: pic] No caso do éter e da água, temos: Ao nivel do mar onde.

Onde a pressão atmosférica é igual a 760mm Hg temos: PAGF3rl(F8 Adicionarmos 1 mol de glicose (C6H1206 ) a certa quantidade de água, teremos Imol de moléculas de glicose, ou seja, 6. 0 . 1023 partículas (moléculas), nessa quantidade de água. 2. Soluções iônicas: As partículas presentes na solução são íons Exemplo: a) Ao adicionarmos Imol de cloreto de sódio (NaCI) a certa quantidade de água, esse sal originará 1 mol de íons Na+ e Imol de (ons CI-, ou seja, 12. 0 . 1023 partículas (íons), nessa quantidade de água. ) Ao adicionarmoslmol de K2S04 a certa quantidade de água, e se esse dissociar, ele originará 2mols de rons de K+ e Imol de íon S02-4, ou seja, 18. 0 . 1023 partículas (íons), nessa quantidade Tonoscopia ou Tonometria A pressão de vapor da solução deve-se exclusivamente a quantidade de solvente na fase de vapor. A pressão máxima de vapor da água a 300C é igual a 31 ,82 mm Hg. Soluções aquosas de solutos não-voláteis apresentam pressões máximas de vapor menores que a da água.

Observe, na tabela a seguir, valores aproximados da pressão máxima de vapor do solvente em soluções que foram preparadas dissolvendo-se diferentes OI de diferentes solutos soluções mencionada pode ser representado em um gráfico que relaciona os valores das pressões máximas de vapor do solvente uro e soluções em função da temperatura. Ebulioscopia e crioscopia O aumento (variação) da temperatura de ebulição (Ate) pode ser justificado pela diminuição da pressão máxima de vapor, que se deve à presença das partículas do soluto.

Para que ocorra a ebulição da solução, é necessário que ela seja aquecida até que sua pressão de vapor se iguale à pressão atmosférica. A adição de um soluto não-volátil a um solvente provoca um abaixamento na temperatura de congelamento (MC) desse solvente, o que pode ser explicado pelo fato de as partículas do oluto dificultarem a cristalização do solvente. Esses dois efeitos coligat- copia e crioscopia PAGF50F8 A figura a baixo mostra um experimento clássico no qual ocorre osmose. O funll contendo uma solução aquosa de glicose é selado com uma membrana semipermeável e introduzido em um béquer contendo água.

Com o passar do tempo, a égua flui, até que a pressão exercida pela coluna (TI) impeça a entrada de mais solvente. Para impedir a diluição da solução, sena necessário aplicar sobre ela uma pressão osmótica da solução (TI). A pressão osmótica (n) está relacionada com a molaridade a solução (M) e com a temperatura em Kelvin (T), da seguinte maneira: Tt M RT 0,082atm L mol-l K-l ou 62,3 mm Hg L mol-1 1<-1 A pressão osmótica pode atingir valores muito elevados, mesmo quando se trabalha com soluções que apresentam pequenas diferenças de concentração.

Esse fato é muito importante para o funcionamento de nosso organismo. A pressão osmótica normal do sangue é de aproximadamente 7. 4atm quando comparada com a da agua pura. Os glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue, assim como todas as células vivas do organismo, são afetados por diferentes concentrações. ulas de água se que ela “murche” e “enrrugue”. nenhuma alteração. o interior da hemá- Acarretamento difundem para cia, fazendo com que ela “inche”, podendo até estourar (hemólise). 7. 5 mm Hg 422 mm Hg Água(l) [pic] Água (v) Eter(t) [pic] Eter(v) Um líquido ferve (entra em ebulição) á temperatura na qual a pressão máxima de um vapor se iguala à pressão exercida sobre sua superfície, ou seja, à pressão atmosférica. Tonoscopia ou tonometria: É o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição de um soluto não-volátil. PAGF8rl(F8

Filosofia em tropa de elite 2

0

UNIVERSIDADE IBES CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: ECONOMIA EQUIPE ACADÉMICO: Carlos Ivan Andrade Lima TEMA Aspectos econômicos de MERCADO observados no

Read More

Trabalho de filosofia do direito

0

Filosofia do Direito O direito subjetivo ou a relação jurídica são tutelados pelo Estado, através de uma proteção especial, representada,

Read More