Propriedades físicas da matéria: ponto de fusão

Categories: Trabalhos

0

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL or6 to view nut*ge PRÁTICA OS: PROPRIE FUSÃO RIA: PONTO DE Ao observar o rótulo da substância utilizada no experimento foi possivel identificas que a pureza da mesma era de 99% e que sua data de validade estava ultrapassada. Isso pode explicar o porquê que os dados encontrados no expermento demonstram que o m-nitro benzaldeido é uma substancia impura. Os materiais utilizados no experimento foram de suma importância para o bom desempenho do mesmo.

Entre os materiais utilizados está o tubo de thiele, que é uma peça de vidro de laboratório usada para medir o ponto de fusão por meio e um banho que no caso desse experimento foi feito em água. Outra peça utilizada foi o suporte universal, usado para fixar anéis para funil, garras que sustentam tubos, condensadores, etc. É constituido de uma base, pesada o suficiente para manter o centro de gravidade o mais perto da superfície da mesma, e uma haste, geralmente feito de ferro.

As garras são usadas geralmente para sustentação de tubos de ensaio, buretas, provetas, thiele, balões e outros instrumentos. Com ajustes duplos e simples, tamanhos diferentes que se adaptam aos vários tipos de instrumentos. 10. M-nitro benzaldeido; 11. Pissete. 12. Vidro de relógio 13. Espátula PROCEDIMENTOS METÓDOS: l. Introduziu-se m-nitro benzaldeído seco e pulverizado, em pequenas porções no tubo capilar fechado em uma das extremidades.

Após colocar cada porção, deixou-se cair o capilar com a ponta fechada para baixo, em um tubo de Vldro de 50 cm, aberto nas duas extremidades; l. Repetiu-se a operação acima varias vezes até se obter, na parte inferior do capilar, uma coluna compacta de cerca de 3 III. Fixou-se o tubo de Thiele com uma garra metálica no suporte universal. IV. Adicionou-se água ao tubo com o auxilio de um pissete, a esma foi usada para banho, até cerca de 3 cm acima da saída lateral; V.

Fixou-se o capilar ao termômetro com auxílio de um anel de borracha de modo que a parte inferior do tubo contendo a amostra ficou o mais próximo possível do bulbo do termômetro; VI. Introduziu-se o sistema (tubo capilar e termômetro) do tubo de Thiele contendo água. O bulbo do termômetro ficou na altura da saída do braço lateral do tubo de Thiele com o auxllio de uma segunda garra metálica para pendurá-lo; lateral do tubo de Thiele, VII.

Aqueceu-se vagarosa fundir até a mesma estar completamente liquida; IX. Trocou-se a água do tubo de Thiele e repetiu-se o procedimento mais duas vezes, utilizou-se duas novas amostras em novos tubos capilares; X. Anotou-se a temperatura inicial e final de fusão para cada amostra; XI. Calculou-se a temperatura de fusão média para amostra. XII. Anotou-se os dados contidos no rótulo do m-nitro benzaldeido RESULTADOS E DISCUSSÕES: Tabela 01: Pontos de fusão observados no experimento como m-nitro benzalde(do.

Ponto de fusão inicial (Pff) I Médias por amostra I (Pfo) Variação _ pf0) Amostra 01 56,50C Amostra 02 56,ooc Amostra 03 ss,soc Médias gerais 156,OOC Il,ooc 154,OOC 14,00C 153,ooc s,ooc PAGF Ponto de fusão final 57,ooc 58,ooc 57,60C 13,30C Se durante a fusão da amostra, a variação da temperatura for superior a 1,00C pode-se considerar que a substância utilizada é impura. Isso foi constatado nas amostras 02 e 03, demostrando que o m-nitro benzaldeído utilizado é uma substância impura.

Observou-se que a amostra OI possui uma variação entre os pontos de fusão igual à 1,00C o que denota que a substância é pura. Como dentre as três variações, a da amostra 01 possui o valor mais discrepante comparada às demais, deduz-se que ouve algum erro devido à desatenção, pois colocou-se a chama do bico de Bunsen muito próxima ao braço do thiele, ao ponto de a temperatura da égua elevar-se rapidamente, impedindo a observação correta da passagem do estado sólido para o líquido do m-nitro benzaldeido e a averiguação correta da temperatura no termômetro.

Este fato pode ser considerado um erro pessoal. O m-nitro benzaldeido utilizado, possui ponto de fusão real, entre 57 cc e 58cc, já as médias dos pontos de fusão inicial e final observados no experimento não condizlam com esses valores. Essa diferença pode ter sido ocasionada devido a data de validade do m-nitro benzaldeido utilizado já estar ultrapassada. Outra possível causa dessa variação pode ter sido o percentual de pureza do m-nitro benzaldeido ser diferente de 100%.

A média geral entre amostras 01, 02 e 03 foi de aproximadamente 56,0 média geral entre amostras 01, 02 e 03 foi de aproximadamente 56,00C como pode ser observado na tabela 01. Como a médla geral da vanação (Pff – pfo) foi de aproximadamente 3,30C que é um valor superior ao valor que delimita a pureza das substâncias (1 cc), conclui-se que o m-nitro benzaldeido utilizado é impuro.

CONCLUSÃO O objetivo deste experimento foi atingido, uma vez que foi possível determinar o a média do ponto de fusão entre as 3 amostras do m-nitro benzaldeido que foi de 56,00C, e a média da variação entre a variação do ponto de fusão inicial e final que foi de 3,30C, o que denota que a substancia é impura. Para efetuar este experimento foi necessário atenção na hora de observar a parte em que a fase solida fica em equilíbrio com a fase líquida, pois o mínimo de descuido pode ocasionar erro na determinação da variação do onto de fusão, já que o m-nitro benzaldeido troca de esta amente.

Didatica

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇAO Professora: Mara Simões Disciplina: Didática OF4 p João Pessoa, 28 de Março de

Read More

Relação entre o público e o privado

0

Ao se observar o texto de “HobbsbaW’, ficam evidente diversas contradições no meio de vida burguês. Temos a valorização do

Read More