Psicanalise

Categories: Trabalhos

0

Aluno: Igor Pessoa de Andrade Mat: 201001354125 Curso: Ciências contábeis Psicologia nas Organizações Conceitue Inconsciente e pq ele é tão importante para teoria de Freud. Relacione istinto, pulsão, desejo e recalque para o julgamento da consciência. Defina as fases do desenvolvimento psíquico. Qual o método básico da teoria psicanalista Qual a importância das funções homéricas (funções da psicanálise) Confronte as noçõe Respostas: ors Swipe to page o na psicanalise. l)lnconsciente é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência, ou para

Freud o Inconsciente – refere-se ao material não disponível ? consciência . como um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas e um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indlviduo. Sua teoria dava especial importância às forças inconscientes que motivam o comportamento humano, ele acreditava que a fonte das perturbações emocionais residia nas experiências traumáticas reprimidas nos primeiros anos de vida.

Desta forma, assumia que os conteúdos inconscientes, apenas se ncontravam disponíveis para a consciência, de forma disfarçada. Neste sentido, Freud desenvolveu a psicanálise, uma abordagem terapêutica que tem por objectivo dar a conhecer às pessoas os entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo – dentro do organismo – e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em consequência de sua Ilgação com o corpo.

A pulsão, tal como é construída por Freud a partir da experiência do inconsciente, proíbe ao pensamento psicologizante esse ecurso ao instinto com ele mascara sua ignorância, através de uma suposição de uma moral na natureza. O desejo, tal como é entendido pela psicanálise, não é a mesma coisa que a instinto. Enquanto o instinto é um conceito biológico, natural, implica uma tensão interna que impele o organismo numa determinada direção no sentido de busca de redução dessa tensão ou satisfação, logo, a autoconservação (ex. necessidade de fome, então buscamos comida), o desejo, sendo de ordem puramente psíquica, é desnaturado e como tal pertence à ordem simbólica. Enquanto a necessidade é biológica, instintiva e busca bjetos específicos (comida, água, etc) para reduzir a tensão interna do organismo, o desejo não implica uma relação com esses objetos concretos, mas sim, com o fantasma ou fantasia. O recalque serve para afastar algo da consciência. No entanto, o recalque não impede que o representante pulsional continue a existir no inconsciente, se organize, origine derivados, estabeleça ligações.

Ele só interfere na relação do representante instintual com o consciente. O que ele construa derivados do recalcado 3) Fase oral (nascimento a 1 ano): principal ponto de tensão e gratificação é a boca, a língua e lábios Fase oral (nascimento a 1 ano): principal ponto de tensão e gratificação é a boca, a lingua e lábios – inclui o morder e a sucção. Fase anal: (1 – 3 anos): ânus e área vizinha são a maior fonte de interesse; aqulsição de controle voluntário de esfincter (treinamento da toalete).

Fase fálico-edipiana (3-5 anos): Foco genital de interesse, estimulação e excitação; pênis é o órgão de interesse de ambos os sexos; masturbação genital é comum; Intensa preocupação com ansiedade de castração ( temor de perda ou danos aos genitais); inveja do pênis (insatisfação com os róprios genitais e desejo de possuir genitais masculinos), vista em meninas, nesta fase; Complexo de Édipo é universal. Criança deseja ter relações sexuais e casar com o membro parental do sexo oposto e, simultanea livrar-se do membro do mesmo sexo.

Fase de latência ( dos 5-6 anos a 11 – 12 anos): Estado de relativa inatividade da pulsão sexual, com resolução do complexo de Édipo; Pulsões sexuais canalizadas para objetivos mais apropriados socialmente; Formação do superego; uma das três estruturas psiquicas da mente responsável pelo desenvolvimento moral e ?tico, incluindo a consciência; Fase genital ( dos 11 -12 anos em diante): Estágio final do desenvolvimento sexual – começa com a puberdade e a capacidade para a verdadeira intimidade.

Adolescencia: A adolescência é uma fase cheia de questionamentos e instabilidade, que se caracteriza por uma intensa busca de “si mesmo” e da própria identidade. Nessa fase todos os padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas de vida feita p padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas de vida feita pelos pais, buscando assim a liberdade e auto afirmação.

Erikson aponta com sendo a fase da Identidade X Confusão de Papéis, uma vez que há um grande desejo de ser valorizado por possuir ou realizar algo que seja só seu, algo inédito, que lhe traga um destaque no grupo; porém o medo de não ser capaz está sempre presente. uma fase de muita criatividade, com críticas ao que acontece ao seu redor, ou no planeta como um todo, tendo necessidade de falar sobre o que pensa, mas só quando desejar, como se precisasse constantemente provar sua liberdade de falar ou calar.

Maturidade: Poderíamos dividir esta fase em dois momentos: o Jovem adulto, eríodo que vem logo após a adolescência, e a Meia Idade. Para Erikson o jovem adulto passa pela fase da Intimidade X Isolamento, onde deseja um relacionamento afetivo íntimo, duradouro e continuo, através de relações profundas, buscando, também nessa fase, a construção de uma carreira profissional que lhe dê estabilidade e boa condição financeira.

Erikson descreve a Meia Idade como sendo a fase da produtividade X Estagnação, onde se a carreira profissional e as questões emocionais estiverem “resolvidas”, tanto pode ocorrer uma estagnação, como uma busca de novos desafios. Caso não tenha realizado seus ideais até este período da vida também poderá acontecer uma das duas saídas, dependendo das mensagens que estão gravadas em seu inconsciente, em função das fases anteriores do seu desenvolvimento, e as opções feitas no passado.

Velh inconsciente, em função das fases anteriores do seu desenvolvimento, e as opções feitas no passado. Velhice: Erikson descreve esta fase como sendo aquela onde se desenvolve a Integridade X Desesperança, onde ocorre naturalmente a avaliação do que foi vivido, com a percepção clara de que não é possível mudar muitas das coisas que ja passaram. ? um fato real que a pele já não tem a mesma elasticidade, que os olhos enxergam diferente, que dentes e ossos são mais frágeis, e que se o idoso ficar preso a essas perdas haverá muito inconformismo, revolta ou depressão. ) O método básico da psicanálise é o manejo da transferência e da resistência em análise. O analisado, numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente (método de associação livre). Suas aspirações, angústias, sonhos e fantasias são de especial interesse na escuta, como também todas as experiências vividas são trabalhadas em análise. Escutando o analisado, o analista tenta manter uma atitude empática de neutralidade.

Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro. 5) O normal correspondena à característica cuja ocorrência em uma população é a mais freqüente, situada a uma equidistância dos casos extremos. Desse modo a diferença entre fenômenos normais e patológicos não passaria de uma variação quantitativa, o estado patológico sendo um simples prolongamento, quantitativamente variado, do estado normal, sob a forma de uma propriedade que está presente em excesso ou em falta.

Comunicação

0

O FIM DAS SACOLINHAS Resumo A Associação Paulista de Supermercados e o governo de Sáo Paulo acabaram com a distribuição

Read More

Oracle introdução

0

Aula 03 – Criando e Gerenciando Tabelas com PL/SQL Rate This Objetivos • Depois completar esta aula, você estará apto

Read More