Psicologia

Categories: Trabalhos

0

* Psicologia geral,fisiológica,anlm acl ors psicologia e outra ie. principalmente com * Psicologia uma ci Psicologia Premium gy p3drIm anpenR 22, 2012 S pages * Noções introdutórias: Todos somos um pouco psicólogos, Psicologia é uma ciência, Psicologia estudo da alma. Ciência do Comportamento. Ciência, métodos rigorosos – objetividade e imparcialidade. Estudo do Comportamento Humano – tarefa complexa compreensão e predição de fenômenos facilitam o controle. * Psicologia pura = conhecimento “desinteressado” * Psicologia Aplicada: estuda temas específicos, objetivo ntecipado de aplicação em alguma área de atividade humana.

Elas se encontram intimamente ligadas. * Alguns subcampos de investigação básica. alo ional,jurídica. relaciona-se ento tardio. * Externa: explicações de natureza sobrenatural acerca do ser humano e sua conduta. * Interna= explicações de eventos naturais em função de outros eventos naturais. * Grande contribuição de filósofos para consolidação da psicologia. Duas escolas se destacaram Empirismo inglês=valonza a base sensorial, posslbilldade de analise dos fenômenos mentais. Racionalismo= a mente tem capacidade inata de erar idéias,impossibilidade de analise dos fenômenos mentais,percepção seletiva. Psicologia como ciência: solução dos problemas da vida humana. A experiência da sibjetividade pessoal, em nós se registra um conjunto de experiências vividas que são absolutamente individuais, particulares e privadas. forma a consolidar a ciência psicologia. * Experiencia subjetividade: Fundamentos das necessidades e desenvolvimento das formas de produção capitalista O captalismo impôs suas forma de pensar o ser humano como sujeito,ativo,capaz de escolher sua trajetória de vida.

Surge assim uma ciência que estudasse e produzisse isibilidade para a experiência subjetiva. * A psicologia adquire status de ciência, a partir de estudiosos e pesquisadores que formularam métodos de estudos,delimitaram o estudo, teorias formuladas. * Escolas da psicologia: * Estruturalismo: buscava compreender os fenômenos mentais pela análise da experiência consciente,produzlda pela estmulaç¿o ambiental estrutura da mente, Wundt. Metodos estruturalistas não permitiam crianças,animais, indivíduos com distúrbios mentais fossem utilizados em pesquisas. Funcionalismo: interessavam na função da mente, interação continua entre o organismo e seu ambiente. Adaptaçao do homem. W. James. * Associonacismo: Associação de idéias da mais simples a mais complexa. O comportamento do organismo se repete se for recompensando se não se repetir se for castigado. Lei do efeito. Psicanálise: ‘k Freud cria a psicanálise no intuito de investigar as origens mentais dos comportamentos, seu foco principal é no processo inconsciente. Procura descrever transtornos mentais,desenvolvimento do homem e sua personalidade e explicar a motivação humana.

No inconsciente,comportamentos hipnótica,resistência e repressão —conteúdos inconscientes. Enfase na sexualidade,um os motivos básicos do comportamento. Desenvolvimente complexo sexualidade até a vida adulta. Inconscientes:conteúdos reprimidos. Pré-consciencia: conteudos acessíveis. Consciente:recebe informação do mundo exterior e interior. * 3 sistemas da personalidade: id:fonte de toda energia psíquica. Ego: estabelece e e as exigências do id. energia psíquica. Ego: estabelece equilíbrio entre as exigências do id.

Superego:normas e valores sociais e culturais. (sentimento de culpa). Mecanismos de defesa: recalque, formação reativa, regressão, projeção, racionalização. * Behavorismo. Watson. Única fonte de dados sobre o homem é seu comportamento, o que diz e o que faz. Comportamento entendido por meio da interação do sujeito e do ambiente. O comportamento é sempre uma resposta a um estimulo especifico. Comportamento influencia do meio. Gestalt:origem alemã. Estrutura forma,fenômenos psicológicos como totalidades organizadas,indivisíveis,articuladas.

Leva em consideração as formas de percepção, ou seja como as pessoas compreendem seu entorno. lnvestigaçao da percepção e aprendizagem. Não é simplesmente A+B mais sim o C que possui características próprias. Três grandes sistemas teóricos responsáveis pelas matrizes da Psicologia contemporânea * O Behaviorismo busca garantir objetividade à análise do fenômeno psicológico, por meio de indicadores do psiquismo que sejam plenamente observáveis. * A Psicanálise busca elucidar o que não é observável (o inconsciente) por meio da linguagem. A Gestalt combina a objetividade, por meio do fenômeno da percepção e a subjetividade, pela avaliação do percebido pela consciência. * O imediatismo: pensar as coisas numa linha do tempo. Possibilidade de plane•ar processo de mediação das relações sociais As Relações sociais – vínculos que se constituem e que permitem vivências que nos afetam Sentido – algo individual, mas que tem sua formação no encontro do sujeito singular com uma experiência social concreta Psicologia Social. * Estuda o comportamento resultante de interações entre indivíduos.

Influencia social no comportamento dos indivíduos. Dois níveis são estudados: individuo ou grupo. * Psicologia e trabalho nas organizações * Grande crescimento de pesquisas relacionadas ao trabalho. * Alguns marcos históricos para o crescimento:Congressos,criação de revistas relacionadas o trabalho,fundação da sociedade brasileira de psicologia organizacional e do trabalho. * Psicologia Industrial: dedicava-se à aplicação de conhecimentos sobre o comportamento humano para solucionar problemas no contexto industrial. Psicologia Organizacional: relações entre funcionários dentro da empresa e avaliação de habilidades, no intuito de aumentar a produtividade e eficiência. * Psicologia organizacional, psicologia social do trabalho, perspectivas clinicas sobre o trabalho e teorização sobre o Slgnificado e função pslcológlca do trabalho. ‘k PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: Individualidade e positivismo, alor dos interesse racionais na determinação do comportamento. Maximização da eficiência e poder econômico da empresa. Ajuste, discipl para garantir a habilidades(treinamento). Um bom lugar para se trabalhar é aquele que proporciona possibilidades de crescer pessoalmente e profissionalmente. Desenvolvimento pessoal visto como forma de se tornar melhor no trabalho. Desempenho profissional: trabalho visto como tarefa ou atividade pelas quais alcançam determinados resultados. O bom desempenho no trabalho é visto como sinônimo de eficiência. * Variações no desempenho: personalidade,fatores cognitivos,fatores Satisfação no trabalho: Teorias motivacionais de necessidades, satisfação no trabalho relaciona com o desempenho e produtividade. Quanto maior o desejo de crescimento individual, mais o sujeito irá demandar um emprego/cargo enriquecido. * Teoria do sistema sócio técnico enfatiza que certas formas de organização e o trabalho são responsáveis por insatisfação dos trabalhadores. * Premissas comuns sobre o trabalho observadas na Psicologia Social Sociológica: * 1. o trabalho é uma construção social, cujo significado é relatlvo a grupos, períodos, culturas * 2. o trabalho é importante para a identidade social k 3. trabalho é um fenômeno psicossocial, não podendo ser separado das matrizes civilizacionais e nem dos processos de interação interpessoal * 4. As organizações de trabalho também são construídas mediante processos de interação * Três temas serão apresentados para ilustrar a contribuição da Psicologia Social do Trabalho: Efeitos do desemprego * Relações entre identidade e trabalho ‘k Representação social do trabalho * Efeitos do desemprego, 1. fratura da experiência de tempo; 2. quebra da regularidade de ex eriências sociais compartilhadas; 3. desconexão de obietivo sociais valorizados; 4.

Poluição

0

INTRODUÇÃO Em meio a discussões sobre o não esgotamento dos recursos naturais, preservação da natureza, qualidade de vida e sustentabilidade.

Read More

Estudos comprovam que alunos que colam tem menos sucesso profissional

0

Talvez pelo fato de já termos nos acostumado a ter acesso fácil à tecnologia, muitas vezes não enxergamos a real

Read More