Psicologia aplicada na administração

Categories: Trabalhos

0

1-A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem. Qualquer que seja a linha de pensamento teórico utilizada, o psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o Indivíduo e a Organização, na escolha da forma de abordagem e avaliação das possibilidades do trabalho. por exemplo: os requisitos de comportamento de um executivo diferem substancialmente dos de um operário de linha de montagem, um motorista ou uma telefonista.

A Psicologia Aplicada tem algumas finalidades dentre estas: Na indústria e no Comércio, é utilizada para assegurar o aumento da to page produção pela adapt homem. 1. 1 Psicologia-é a cie o que organismo faz) lho e do trabalho ao or6 to view nut*ge rtamento (tudo (experiências subjetivas inferidas atrav s do comportamento)”. o principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante 1.

Psicanálise-é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa ‘hova” “nova” disciplina científica. A essa definição elaborada pelo próprio Freud pode ser acrescentada um tratamento possível da psicose e perversão, considerando o desenvolvimento dessa técnica. psiquiatria-é uma especialidade da medicina que lida com a revenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demencia e os transtornos de ansiedade. Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do séculoXX foi também comum a designação alienistas). A meta principal é o alivio do sofrimento e o bem-estar psíquico.

Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, om perspectivas biológica, psicológica, de ordem cultural, entre outras afins. 2-A psicologia, etimologicamente, seria a “a ciência da alma”, o termo provém de duas raizes gregas: psike= alma e logos= descrição ou ciência. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem. A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos.

Na organização, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, tuando com indivíduos elou grupos, com vários objetivos. Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas. Qualquer que seja a linha de pensamento teórico utilizada, o psicólogo considera fatores est psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o indivíduo e a Organização, na escolha da forma de abordagem e avallação das possibilidades do trabalho. or exemplo: os requisitos de comportamento de um executivo diferem substancialmente dos de um operário de linha de ontagem, um motorista ou uma telefonista. A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida. 2. 1 Há trabalhos caracterizados pela constante presença de novos desafios, aos quais a pessoa submetem-se – querendo ou não – e a eles reagem de variadas maneiras.

Nessas situações, busca-se vencer o medo do desconhecido; • Outras atividades impõem rígida rotina, segundo padrões estabelecidos e pouco sujeitos a alterações, para assegurar recisão e produtividade, não se tolerando desvios aos procedimentos fixados. Nestes casos, a psicologia contribui com técnicas de enriquecimento do trabalho, possibilitando às pessoas, dentro de certos limites, desenvolvendo a criatividade elou aumentar a capacidade de conviver com períodos de monotonia Modificações radicais nas tarefas constituem motivos frequentes de prejuízos emocionais graves, exigindo trabalhos preventivos.

Por exemplo: Uma organização contava com grande número de motoristas em seus quadros. Mudanças tecnológicas levaram à gradativa redução da quantidade de veículos, ao esmo tempo em que os novos profissionais, de qualquer área técnica, passaram a ser contratados já com essa habilitação. Com redução de suas atividade PAGF3rl(F6 técnica, passaram a ser contratados já com essa habilitação.

Com redução de suas atividades, muitas pessoas apresentaram sinais de transtornos somáticos e psicológicos, conseqüentes à instalação de fortes sentimentos de Inutilidade ou perda do sentido de pertencer à Organização. 2. 2 Esses efeitos incluem questões ligadas à ergonomia, de maneira geral, e outras, tais como a neutralização das onsequências de longos deslocamentos entre o trabalho e a moradia, da presença de fumantes, de períodos de esforço concentrado etc.

Por exemplo: Uma grande Organização foi forçada a manter um grupo de profissionais em local distante da sede, por motivos econômcos. Esse isolamento transformou-se em diferencial negativo. 2. 3 0 indivíduo com algum tipo de transtorno mental apresenta produtividade insatisfatória, afeta o desempenho dos colegas, compromete o relacionamento com os clientes e, acima de tudo, sofre e faz sofrer os que com ele convivem. 2. A administração da porta de entrada tem importância estratégica, porque a porta de saida é estreita e dispendiosa.

Esses aspectos psicológicos dizem respeito aos candidatos, cujo estado emocional pode apresentar-se alterado no momento da seleção, aos responsáveis pela seleção, capazes de influenciar inconscientemente no processo, e ao empregador – algo muitas vezes negligenciado. 2. 5 Os temas liderança e motivação encontram-se entre os mais estudados em Psicologia Organizacional. Trabalho em equipe, por sua vez, recebeu extraordinária injeção de ânimo com o sucesso os Círculos de Controle de Qualidade (CCQs). 3 As principais teorias na psicolo ia são: Comportamental, Gestalt e Psicanal[tica.

O f PAGF principais teorias na psicologia são: Comportamental, Gestalt e Psicanalitica. O foco principal de estudo da teoria Comportamental é a consideração de que o comportamento deve ser estudado objetivamente como resposta a um estímulo. 3. 1 A abordagem comportamental da ciência administrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida portanto, a ênfase nas pessoas. Esta abordagem diferencia-se da apresentada por Jonh B.

Watson, que trabalhou o enfoque individual através da realização de experimentos em laboratório, analisando: • aprendizagem • estímulo e reações • hábitos O método de Watson evoluiu para a análise comportamental de grupos, utilizada por Kurt Lewin na chamada Psicologia Social ( Teoria das Relações Humanas ) e a seguir para a Psicologia Organizacional em um sentido amplo, ainda que não desconsiderando os pequenos grupos sociais. Desta forma, a Psicologia Organizacional contribuiu decisivamente ara o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, a Teoria Comportamental da Administração. . 2 A Gestalt também está ligada também Fenomenologia que estuda o fenômeno (todo) sem decompor em suas partes. (somente o todo faz sentido e dá sentido ao fenômeno). Apresentando então a Teoria da Percepção. Segundo esta teoria o que acontece no cérebro não e idêntico ao que acontece na retina. A extinção cerebral não se dá por pontos isolados, mas por extensão. Para esta teoria há leis de organização que regem percepção humana das formas, facilltando a compreensão das imagens e ideias.

Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural das imagens e ideias. Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo de percepção. São estas, resumidamente, as Leis da Gestalt: ei da Simplicidade • Lei da Similidade Lei da Proximidade Lei da goa Continuidade • Lei Figura Fundo 3. 3 Segundo Aguiar (1992 : 257) a principal contribuição da teoria psicanalítica está na ênfase que Freud dá à dependência que o omportamento adulto mantém em relação às experiências da infância. A ênfase no passado do indivíduo e nos instintos como forças motivadoras realmente caracteriza a abordagem histórica e o determinismo biológico da teoria O determinismo biológico deve-se ao fato de que os instintos são herdados e determinam o comportamento humano. ” Assim, a principal contribuição de Freud encontra-se no fato de considerar o homem prisioneiro de sua hereditariedade, de seu passado e de seu meio. O problema é que muitas pessoas confundem a psicanálise sob ponto de vista clínico com o organizacional.

Se por um lado Freud disse que “A Psicanálise é um método para tratamento de distúrbios neuróticos” ele também disse, na mesma definição que “A Psicanálise é um procedimento para investigação de processos mentais”. Então o seu uso vai depender da forma com que esses processos são analisados. Distúrbios como ansiedade, frustração, apatia, são, segundo a Organização Mundial da Saúde são comuns em mais de 98% da população mundial. E isso sem re rovoca um profundo pela sua cultura e clima impacto na organização, p

Comportamento organizacional

0

RESUMO DO CAPíTULO 1 Com base no conteúdo do capítulo 1, entendo que os autores, nos passa a visão que,

Read More

Desenvolvimento de sistemas de informação

0

Desenvolvimento de sistemas de Informação ar 2 to view nut*ge PLANO DE NEGOCIOS MERCADO 14 3. 1. 3 CONCORRENTES 15

Read More