Psicologo escolar- entrevista

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE ESTÁCIO DESÁ DE SAN A CATARINA ANGELITA PEÇANHA ORLEANS CENIRA ONCHVOT BORGES ATUAÇAO PROFISSIO ESCOLAR NO CURSO OF9 p – FLORIANOPOLIS. instituição. Ou seja, em vez de abordar os problemas escolares centrando seu olhar sobre os alunos, a psicóloga atuaria sobre as relações que se estabelecem neste contexto, levando em consideração o meio social em que estas relações estão inseridas e o tipo de clientela que atende, assim como os grupos que a compoes.

O objeto de estudo e de intervenção do profissional da Psicologia é o comportamento humano (BATOMÉ, 2001 ), portanto para psicólogo as ações e o ambiente que ele está Inserido é de grande importância para a produção e programação de intervenções psicológicas assim como capacitar outras pessoas para intervir sobre o fenômeno é um fator relevante pois aumenta a eficácia e eficiência do processo ensinar e aprender.

O profissional de Psicologia pode intervir, de maneira direta ou indireta, sobre fenômenos psicológicos no contexto escolar. Ele intervém de maneira direta quando tem acesso ao fenômeno e é o profissional mais indicado ou melhor capacitado para lidar com ele. A intervenção indireta pode ser realizada por eio da produção de conhecimentos ou pelo ensino, ou seja, pela capacitação de pessoas para intervir sobre os fenômenos. BATOMÉ; KUBO, 2004). O psicólogo escolar e educacional pode promover o desenvolvimento técnico-profissional e pessoal dos professores com o intuito de promover a saúde mental desses trabalhadores, criar novas configurações e oportunidades educativas entre alunos e entre agentes educativos com o objetivo de promover interações harmoniosas entre os integrantes.

Ao participar dos projetos, planos de aperfeiçoamento e planejamento pedagógico ai aumentar a probabilidade de sucesso escolar possibilitando estabelecer novas maneiras de olhar os aprendizes, contribuindo para a solução de dificuldades apr para a solução de dificuldades apresentadas no processo. Poderá intervir com os familiares e desenvolver projetos relacionados a temas transversais favorecendo as pol[ticas educacionais e o sucesso da vida escolar.

A escola é um espaço privilegiado para a elaboração de projetos de conhecimento científico intervenção social e de vida. Situações desafiadoras promovem este desenvolvimento intelectual favorecendo experimentar a relação teoria e prática e para o sicólogo este é um fator constante em sua vida profissional. 3 Geração para atuar nesta área e para ser admitida pela instituição precisaria convencer o restante da diretoria sobre a importância da atuação do Psicólogo dentro da escola. Trabalha no Curso e Colégio Geração há mais de dez anos.

Começou fazendo trabalho com o ensino fundamental e ensino médio, atuando como orientadora pedagógica e orientadora vocacional. 2. Sua formação acadêmica (graduação e pós graduaçao) contribuiu para esta sua atuação? R: Sua formação acadêmica foi muito importante para a ealização do seu trabalho, pois a partir desta a psicóloga teve o conhecimento necessário para atuar dentro da escola. Parte do seu estágio se deu no Colégio Aderbal Ramos da Silva e também no Curso e Colégio Decisão aqui em Florianópolis.

Durante dois anos viajou para várias cidades de Santa Catarina, visitou oitenta e uma escolas, dando palestras e orientação profissional. Também trabalhou com Orientação Profissional via internet, através de Chat com os alunos, onde foram formados dois grupos de diferentes cidades realizadas em dez encontros. O resultados destes grupos eram obtido através de duas ntrevistas, uma no inicio e outra no final do curso, para serem avaliadas as mudanças obtidas.

Durante o seu mestrado foi desenvolvido o Guia de Profissões de Santa Catarina que todo ano tem novas ediçóes. 3. Caso exista, quais são as facilidades da atuação profissional do psicólogo na área escolar? R: A facilidade esta na gama de atividades que ele pode exercer. O psicólogo pode atuar e as do mundo escolar, 4DF9 profissionais para atuação dentro da escola. 4. Caso exista, quais são as dificuldades da atuação profissional do R: As dificuldades se apresentam em vários âmbitos, desde as éries iniciais de 10 a 40 até mesmo com os professores.

Um exemplo é o Curso Geração onde são oferecidos cursos técnico profissionalizantes e o quadro de professores é compostos em sua maioria por pessoas que no momento estão ministrando aula, mas que não são pedagogos mais sim profissionais que trabalham na sua área de atuação como farmacêutico, fisioterapeuta entre outros. Nas séries iniciais onde trabalhou no Colégio Geração apareceram dificuldades em relação ao grupo familiar, onde alguns pais apresentam dificuldades ou limitações para lidar com s problemas apresentados pelos seus filhos. ?s vezes a criança tem dificuldades para se adaptar com a metodologia do professor e é nesse momento que podem surgir os rótulos nas crianças. O papel do psicólogo é avaliar a situação, entrar em contato com a família e com os profissionais, conversar com todos, a fim de se tornarem parceiros, para o bem da criança. A escola sempre tem que trabalhar em conjunto com a famaia. Em algumas situações ainda hoje é chamada na unidade Geração beira mar para ajudar a solucionar certas situações. Com os Adolescentes do ensino médio as dificuldades se presentam condizente com o período conflitante das suas vidas.

No terceirao, existe a pressão prévia do vestibular, pressão familiar e angustia na escolha da profissão. Com os adultos do ensino profissionalizante, a dificuldade aparece decorrente ao comportamento em sala de aula, pois a maioria é oriunda de escola pública que nao os possibilitou uma formação completa e adequada. Geralmente esses alunos apre S os possibilitou uma formação completa e adequada. Geralmente esses alunos apresentam baixa auto-estima e não se sentem capazes. 5. Qual é a sua atuação profissional na Escola em que você rabalha atualmente? O que você desenvolve?

Quais são as suas tarefas e responsabilidades? R: Atualmente atua no R. H sendo responsável pela seleção do quadro de profissionais em todos os setores da Instituição, inclusive os professores onde é contratação é feita em varias etapas. Primeiramente ela pede que o profissional elabore uma aula teste, depois é realizada a análise do currículo, avalia se a metodologia do profissional é condizente com o perfil do curso, também avalia qual será a contribuição desse professor para o curso, e finalmente, encaminha para a direção para que haja a provação de todos.

No primeiro dia de aula de todos os cursos oferecidos, sempre se apresenta para as turmas como psicóloga da instituição, e se coloca a disposição de todos os alunos. Além de atuar no RH ela trabalha com os alunos mediando as relações e as dificuldades. Nas relações entre os próprios alunos e também com os professores. 6. Como você percebe esta sua atuação? Acredita que são atribuições da Psicologia Escolar ou não? R: Todas as atribuições realizadas são relacionadas à psicologia escolar.

O psicólogo pode estar contribuindo desde uma simples bservação de conversa de corredores, onde são mencionadas dificuldades em relação ao ensino, até uma intervenção mediadora em sala de aula. Em todos os sentidos o profissional da Psicologia atua dentro ntribui para uma melhora alunos. 7. Você acredita que, de uma forma geral, as Escolas conhecem o papel do psicólogo escolar? R: Acredito que as escolas sabem a importância do profissional dentro do âmbito escolar.

Sua contratação foi desafiadora nesse sentido, onde naquela época, foi pedido para que ela mostrasse as contribuições do Psicólogo na escola. 8. Em sua opinião, o que pode ser feito para que o papel do sicólogo escolar fosse mais divulgado e compreendido. R: Esse é um fator que o próprio profissional terá que buscar sozinho e o seu sucesso repercutem para as outras áreas. analisar as relações entre diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender as necessidades individuais . Criar um espaço para escutar as demandas da escola” “ele precisa ouvir os alunos” “trabalhar junto com a equipe pedagógica criando espaços semanais de dialogo com os professores para que juntos heguem a novas versões de um mesmo fenômeno, eliminando a possibilidade de estigmatizar os alunos com dificuldades”. “Chamar a família dos alunos com dificuldades afim de que possa se colher dados e junto com a familia refletir sobre a função. A partir do conhecimento especializado da psicóloga pode-se perceber que ela atua em todos os niveis de intervenção direta e indireta, sempre respeitando os procedimentos mais adequados e promovendo relações interpessoais, desenvolvendo estratégias, favorecendo o desenvolvimento e orientação profissional, solucionando as dificuldades, promovendo ações indutivas, esenvolvendo projetos como, por exemplo, a publicação do seu livro, elaborou políticas educacionais, produzindo conhecimento embasado em área especifica da sua atuação com a Psicologia escolar.

Seu trabalho nesta instituição é legitimar a formação de novos cidadãos, pois o curso técnico geração oferece ao aluno especialização nas áreas de atuação onde pode escolher, Técnico em radiologia, técnico de enfermagem, designer de interiores. Capacitando e trenando os alunos para a vida profissional, para a construção do seu futuro e proporcionando o desenvolvimento e um projeto de vida.

A preocupação da Psicologia com os professores da instituição foi uma realidade citada pela psicóloga entrevistada onde a formação continuada de professores é 8 realidade citada pela psicóloga entrevistada onde a formação continuada de professores é uma diretriz destacada, viabilizando projetos de assessoramento e consultoria para promover a produção de conhecimento a respeito de habilidades sociais para aprender a lidar com os alunos e dinamizar os eventos educativos promovendo condições de aprendizagem e metodologia de ensino. CONCLUSAO

Esta pesquisa tinha como objetivo estar relacionando conceitos teóricos da Psicologia Escolar e a sua prática vivenciada nas Instituições. Verificamos que a atuação do Psicólogo no colégio que visitamos é bem compreendida, mas isso não ocorre na maioria dos contextos escolares. Para que o trabalho do Psicólogo Escolar seja realmente eficaz dentro das escolas é preciso que haja interação entre o profissional e todos os profissionais da instituição e que a organização entenda seu verdadeiro papel, possibilitando desenvolvimento pleno de todas as partes envolvidas no pr rendizagem, seiam eles, g

Criminologia

0

E DO CONTROLE SOCIAL “Ao longo de milênios, vem surgindo uma linha demarcatória entre modelos de reação aos conflitos: um,

Read More

Catadores de lixo reciclavel

0

TEMA DA PESQUISA: Catadores de Lixo Reciclável na cidade de Pontal OBJETO DE ESTUDO: Crianças, jovens e adultos que vivem

Read More