Psicopedagogia

Categories: Trabalhos

0

A contribuição da Psicopedagogia na Educação Infantil A Psicopedagogia pode cooperar com o trabalho realizado na Educação Infantil, principalmente na prevenção de futuros problemas de aprendizagem, oferecendo meios para que seja melhor trabalhado o desenvolvimento infantil, podendo assim apontar direções para o planejamento de atividades a serem realizadas com as crianças, assim como sinalizar eventuais dificuldades que as crianças dessa faixa etária podem apresentar, e com isso estará contribuindo para a constituição do processo da organização psiquica. ?? importante salientar que a brincadeira é a atividade privilegiada da infância. Ela contribuirá tanto na constituição psíquica como next no seu processo de d socialização.

Os educ OF4 devem ter isso em m te Swipe n na proposta de taref mundo que a criança endizagem e de ao ensino infantil m essa atividade experimentar do incar desenvolvem- se capacidades importantes como a memória, a atenção, a imitação a imaginação, ou seja, o brincar não é uma perda de tempo, nem mesmo um desperdício, pois muito pelo contrário, o BRINCAR vai muito mais além, pois envolve um conjunto de atores que ajudam no desenvolvimento da lingu -lal Studia linguagem, moral, emocional, afetivo e físico.

Ao brincar, a criança passa a ter condições de explorar e refletir sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, podendo assim interiorizar, e assim começar a se questionar sobre as regras e papéis sociais. O brincar proporciona o desenvolvimento, a criança aprende a conhecer, fazer, conviver, e sobretudo aprende a ser. No brincar com alguém, reforça-se laços afetivos. O Psicopedagogo trabalha o resgate do desempenho escolar do aluno, quando houver comprometimento afetivo, Intelectual ou ocial.

A Psicopedagogia vem abrindo e proporcionando novos espaços na Educação. Muitos educadores estão em busca de conhecimentos que possam lhe subsidiar em sua prática escolar, auxiliando-os nas formas diferenciadas de tratamento a serem dadas a cada caso, com vistas ao sucesso pedagógico. O psicopedagogo na escola pode contribuir no que se refere a gestão pedagógica, a comunicação e o apoio individualizado.

Na gestão pedagógica, compreende em um trabalho em conjunto com o professor, de modo a oferecer e a orientar estratégias a esse profissional, com a finalidade de manter ma melhor qualidade pedagógica. E para manter a qualidade se faz necessário desenvolver juntamente com o professor instrumentos que possibilitem tanto uma adequada avaliação dos alunos, assim como instrumentos que permitam ao professor t tanto uma adequada avaliação dos alunos, assim como instrumentos que permitam ao professor ter a resposta pedagogicamente mais adequada na sala de aulas. ? importante, na prática, desenvolver fichas de observação para o professor, para que o mesmo possa fazer seu registro sobre a evolução pedagógica de seus alunos, de modo que possa omeçar a perceber as necessidades de cada um, e a partir daí, discutir sobre as estratégias mais adequadas para responder a tais necessidades que o professor pode observar através das fichas.

Vale ressaltar aqui, que cada aluno tem a sua individualidade, dificuldade e relação ao aprendizado, e essas fichas serão de grande valia para que possa observar não somente os alunos em um grupo, mas também o que determinado aluno tem de dificuldades e o que o impossibilita para que consiga desenvolver- se dentro do esperado.

E lembrando também, da importância do apel do professor em sala de aula, pois o mesmo não deverá estar lá para cobrar” decorebas” , ou reprodução, mas sim para contribuir com o aluno de modo que o ajude a pensar, criar, aprender, refletir, e assim aos poucos, ir se percebendo enquanto um aluno (sujeito) capaz de ter sua própria autoria em suas idéias, caminhando assim e se transformando em um sujeito autor. A comunicação é outro objetivo importante de trabalhar na Escola. ? um complexo trabalho que deve ser 3 comunicação é outro objetivo importante de trabalhar na Escola. É um complexo trabalho que deve ser focado em equipe, onde articipam professores, alunos, encarregados de educação, os diversos gabinetes da instituição e os diversos técnicos. O trabalho só fará sentido se houver uma boa coordenação entre os membros e quando todos trabalham em conjunto para o mesmo objetivo.

Quando a coordenação se faz presente para a Escola, passa-se a ter um papel cada vez mais edificado, torna-se importante quando existe um elemento que serve de ponte de comunicação entre todos os membros da equipe e colabore na coordenação desta. O psicopedagogo, também se torna importante nessa área de trabalho da comunicação no contexto escolar. O apoio psicopedagógico individualizado, voltado mais para um contexto clínico que se desenvolve com os alunos que apresentam tal necessidade.

Deve-se praticar, desenvolver um trabalho que possibilite ao aluno desenvolver as funções cognitinas necessárias para que assim melhore em seu desempenho na escola. O psicopedagogo tem um papel importante dentro da escola, não apenas ao que se refere ao acompanhamento de casos, mas também para apoio e orientação aos professores, podendo servir de “ponte” de comunicação entre os intervenientes do contexto escolar. 4DF4

Dengue

0

INDICE INTRODUÇAO… 02 DENGUE.. 03 ASPECTOS CLÍNICOS…. OF8 ASPECTOS CLÍNICOS p CRIANÇA…. ETIOPATOGENIA (PH DENGUECOM 06 TIPOS DE . TRÂNSM

Read More

Segurança da informação

0

PENTEST Técnicas de invasão e defesa Cleber Souza grandao clebeer@gmail. com cbrandao@brc. com. br Cleber Brandão About me C] Cl

Read More