Quais as dificuldades que as empresas enfrentam para a criação de conhecimento novo

Categories: Trabalhos

0

1. INTRODUÇAO O presente trabalho relata a vida do filósofo Sócrates de sua infância até o dia de seu julgamento, além de analisar a importância de seus ensinamentos dentro da Administração. Os relatos de Platão, que era um de seus seguidores, mostram que Sócrates não era bem aceito pelos atenienses, pois defendia idéias contrárias às da sociedade. Seu principio filosófico baseava-se na auto-avaliação e autoconhecimento. Seus conhecimentos administrador, pois s na formação dos indi 2.

A VIDA PACE 1 ora o a capacitação de um cimento é essencial entos em grupos. Sócrates nasceu em 470 ou 469 a. C. , em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Recebeu uma educação tradicional: aprendizagem da leitura e da escrita a partir da obra de Homero. Tentou seguir os passos do pai e tornar- se escultor, mas dedicou-se à meditação e ensino filosófico. Desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre modelo irrepreensível de bom cidadão. Entrou na vida politica com o esforço de transmitir seus pensamentos para os cidadãos gregos.

Julgava que devia servir a pátria conforme seus preceitos, lutando contra aquilo que empregavam os Sofistas (aqueles que agiam ara o próprio proveito e formam grandes egoístas, ensinam sua arte ao aos cidadãos interessados em dominar técnicas do discurso). Tentou introduzir alguns pensamentos aos homens da época: as opiniões não são verdade, pois, não resistem ao dialogo crítico, são contraditórias, acredltamos saber, mas precisamos descobnr que não sabemos a verdade escondida em cada um de nós só é visível aos olhos da razão.

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes, em seus pensamentos havia uma grande necessidade de levar conhecimento aos cidadãos gregos. Através do dialogo, pois era o seu método de transmissão de sabedoria. Filósofo tentava levar conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano, ele não foi bem aceito, por parte da aristocracia grega, pois defendia idéias contrarias as da sociedade. Criticava muitos aspectos da cultura, tradições, crenças e costumes.

Foi acusado de disseminar idéias inovadoras, atraindo a atenção dos jovens, além de ser acusado de introduzir novos deuses em Atenas, foi condenado pela cidade. Sócrates desdenhou defender-se diante dos juízes, irritando os. Teve ainda a oportunidade de se libertar, com uma fuga rganizada por um de seus discípulos, mas se recusou, pois não queria trair as leis de seu país. Morreu Sócrates em 399 a. C. com 71 anos de idade. 3. DOUTRINA FILOSÓFICA A filosofia de Sócrates é baseada na auto-avaliação. E exprime-se pelo famoso lema “conhece-te a ti mesm filosofia de Sócrates é baseada na auto-avaliação.

E exprime-se pelo famoso lema “conhece-te a ti mesmo”. Segundo Sócrates as etapas do saber são: • Ignorar a sua ignorancla; • Conhecer a sua ignorância; • Ignorar o seu saber; • Conhecer seu saber. É sabido que Sócrates não deixou nada escrito. As noticias que se tem de sua vida deve-se especialmente aos seus discípulos Xenofonte e Platão que descrevia Sócrates como: “o homem mais justo de seu tempo”. Apesar de não ter deixado nada em escrito a doutrina de Sócrates, continua importante nos dias atuais. 4.

SÓCRATES E A ADMIN STRAÇÃO De acordo com Saccol “as idéias deste filósofo a respeito da necessidade de as pessoas serem capazes de se auto-analisar e, consequentemente, se autoconhecerem e questionarem se o conhecimento que possuem ou possam vir a possuir, mantém-se valido frente a argumentações interpelações e reflexões”. A partir da afirmação, podemos verificar a importância de suas ideias diante da formação de novos administradores, sabendo que o autoconhecimento é uma etapa fundamental na formação individual.

Na administração o papel de lideres é cada vez mais deixar de oferecer respostas e começar a questionar equipes que contam com acesso a um amplo universo de informações. Com isso torna-se essencial a busca pelo pensamento cr[tico. Sócrates através de seu diálogo passava a importância do autoconhecimento PAGF3ÜFd crítico. autoconhecimento e valorizava o debate e ensino oral, por isso amais escreveu seus ensinamentos, passava grande parte de seu tempo ensinando jovens um dos métodos precursores da lógica, chamado dialética.

Sócrates ensinava através de seus métodos que nao existem respostar prontas, mas que devemos buscá-las através do diálogo e da dialética (lógica), Sócrates jamais respondia às perguntas que fazia, apenas indicava o caminho para que elas pudessem ser encontradas, temos ar a origem da palavra método, que significa “através de um caminho”. 5. CONCLUSÃO Conforme os ensinamentos de Sócrates, é fundamental o autoconhecimento para podermos atingir objetivos e metas, omente podemos nos focar em algo e nos organizar depois de obter o conhecimento a cerca daquilo que somos.

Através dos ensinamentos desse filósofo podemos adequar a capacidade de posicionamento diante de problemas e buscar melhores alternativas diante de situações inusitadas. Além de ensinar que devemos pensar e não esperar soluções prontas para nos auxiliar nas atividades do cotidiano. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A filosofia de Sócrates, disponível em: JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia; 4. ed. Rio de Janeiro; ZAHAR; 2006.

Revisão

0

UFRN – Centro de Ensino Superior do Seridó — CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DCEA Graduação em

Read More

Alcool e drogas

0

Adicionar a favoritos Convidar um amigo MonografíasNovosPubliqueAjuda Descargar Adicionar a favoritos Convidar um amigo Drogas e prevenção 1 Introdução —

Read More