Qualidade ambiental o custeio baseado em atividades como gerenciador dos custos da qualidade ambiental

Categories: Trabalhos

0

Resumo de Gestão Ambiental Artigo: QUALIDADE AMBIENTAL O CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES COMO GERENCIADOR DOS CUSTOS DA QUALIDADE AMBIENTAL Hoje as empresas tem a necessidade de inovações para garantir um diferencial no mercado competitivo e além disso deve se preocupar com questões ambientais para passar uma boa imagem para os clien questões sustentávei melo ambiente com o mal uso de seus re ambiental é necessá ors tili to nen que se atenta a ue prejudicam o a tóxicas e com erve a qualidade avalie os custos e possibilite visualizar a melhor maneira de se utilizar os recursos isponíveis visando não afetar o meio ambiente e a população ao redor. Onde entra a Gestão ambiental dentro da empresa onde visa monitorar questões relacionadas ao impacto dos processos de produção diretamente com o meio ambiente. A gestão ambiental também verifica o ciclo de vida do produto visando a durabilldade do mesmo para que ele não venha ser descartado com maior facilidade, assim reduzindo as perdas e a falta de controle no processo de fabricação. Com todos estes pontos a serem trabalhados na G.

A se valia o custo/ benefício para a empresa, ou seja, o lucro a mais que a rganização terá se tiver essa consciência social, que é muito bem vista pelos clientes e que garante vantagens competitivas no mercado em meio aos concorrentes. terceiros, há três obrigações decorrentes: 1) – Legais – são as provenientes de instrumentos legais. 2) Construtivas – são aquelas que a empresa propõe-se a cumprir espontaneamente, excedendo as exigências legais. 3)Justas (equitable) — refletem a consciência de responsabilidade social; ou seja, a empresa cumpre em razão de fatores éticos e morais. Os custos para a qualidade ambiental em uma organização

Custo da Qualidade Os conceitos de custos da qualidade passaram a ser disseminados com a bibliografia que tratava do controle da qualidade e buscava oferecer suporte às ações de melhorias, além de tentar medir a qualidade das empresas. A partir daí, surgem conceitos iniciais de custos da qualidade, buscando oferecer suporte às ações de melhoria e como forma de medir a qualidade das empresas. Um dos primeiros conceitos são aqueles custos que não deveriam existir se o produto fosse fabricado perfeitamente logo da primeira vez, ou seja, se não houvesse falhas de produção, que evam a retrabalho, desperd(cios e perdas da produtividade. A função objetiva dos custos de qualidade é avaliar o quanto as empresas estão perdendo ou delxando de ganhar por não produzir com qualidade. á quanto a Feigenbaum (1994) os custos são definidos em dois grandes grupos os Custos do Controle que se subdividem em Prevenção e Avaliação e nos custos Custos de Falhas no Controle em Custos de Falhas Internas e Custos de Falhas Externas. Os custos de qualidade, buscam identificar e apontar as falhas existentes, bem como os custos para se prevenir problemas decorrentes destas falhas. A GEMI e a USEPA atr custos para se prevenir problemas decorrentes destas falhas. A GEMI e a USEPA atribuíram quatro categorias de custos da qualidade ambiental: Custos Convencionais; Custos Potencialmente Ocultos; Custos com Contingências; Custos de Imagem e Relacionamento.

E os custos de qualidade mais difundidos no Brasil segundo a classificação de Moura (2000): Custos de prevenção ; Custos de avaliação; Custos de falhas internas; Custos de falhas externas; Custos intangíveis. Para se ter um efetivo controle dos investimentos e gastos na área ambiental, Alves (2001 ) diz que o sistema de custos a qualidade ambiental pode auxiliar, sobremaneira, a competitividade e sobrevivência das organizações, principalmente por apontar deficiências na gestão da qualidade ambiental, podendo contribuir para as ações de melhoria contínua no desempenho ambiental da empresa. A gestão dos custos ambientais inclui tanto aspectos da gestão ambiental como da gestão de custos.

Ao nivel de empresas, a Gestão Ambiental abrange, sobretudo, a gestão de materiais e de energia que cada empresa tira do meio ambiente e devolve ao meio ambiente. Enquanto uma parte desses materiais da energia ntra no produto, outra se torna resíduos sólidos, água residual, bem como ar e calor residual. portanto, ao contrário da proteção ambiental tradicional, a gestão ambiental integrada não visa ao tratamento, mas à evitação desses resíduos. E como estratégia para empresa a gestão de custos ambientais ajudam a aumentar ou reduzir os custos, conduzindo o rocesso de mudança em desenvolvimento contínuo conduzindo o processo de mudança em desenvolvimento continuo.

O ABC é uma ferramenta de gestão que dá às organizações uma visão mais clara de sua economia interna e externa, através do ual os custos passam a ser visíveis, e dessa forma, podem ser alvo de programas que objetivem melhores resultados para a empresa. Além disso, proporciona o cálculo mais acurado do custo dos produtos, o qual suporta diversos tipos de decisões. Conclusão Pessoal: As empresas precisam analisar seu processo de produção e avaliar os custos se necessários ou não, precisa estudar a melhor maneira de contribuir ecologicamente com o meio ambiente de forma que não prejudique a empresa em si, e sim pelo contrário que traga benefícios para a sua imagem, que sempre é bem vista quando responsavel sustentavelmente.

A empresa precisa se adequar as leis ambientais, criar programas de prevenção a poluição, verificar os melhores métodos de correção dos danos ao meio ambiente, usar estratégias de administração do meio ambiente, adequar seus produtos a especificações ecológicas,etc. Assm ela garantirá seu lugar no mercado com um diferencial que será a preocupação com o meio ambiente, mas para que haja um melhor retorno a empresa precisa passar para os seus funcionários a importância de se haver um desenvolvimento sustentável onde assim não há uma preocupação somente com os interesses da organização, mas im com a sociedade no geral no ponto de vista econômico, ético, cultural e ecológico.

Hoje em dia clientes dão mais valor a organizações que possuem projetos sociais e que não tenham produtos que agridam o meio ambie PAGF que possuem projetos sociais e que não tenham produtos que agridam o meio ambiente, como isso é quase impossível, uma empresa que ao menos recicle já é bem vista pelo consumidor. para se garantir uma qualidade ambiental é necessário se atentar aos custos que a empresa terá como Custos de prevenção, avaliação, falhas internas, externas e intangíveis. ara se ter uma análise dos custos associados desde o planejamento ao resultado final, para que garanta que não ocorrerão defeitos no processo de implantação do projeto nas produções, impedindo ai poss[veis falhas internas e externas. Essa análise dos custos ambientais possibilita a empresa ter uma visão mais ampla na hora da tomada de decisão, quanto a estas questões.

A gestão ambiental dentro das empresas hoje em dia não tem sido muito bem desenvolvida pelos custos no inicio dos projetos, pois o interesse maior pra a organização é lucrar, infelizmente muitas empresas ão cumprem o seu papel social de seguir as leis ambientais, normas certificadoras de sustentabilidade como ISO 14000 que é um conjunto de normas relacionadas a SGA e ISO 9000 que se diz a respeito à qualidade em aspectos ambientais, entre outras, mas aquelas que se atentam para essas questões tem crescido no mercado, pois grandes projetos tem gerado redução de resíduos para a empresa. Mas com o tempo as empresas irão perceber que o mais certo a se fazer é trabalharem os fatores ambientais dentro da empresa já que o pais está sofrendo a redução dos recursos naturais ainda existentes.

Economia

0

Verdade Verdade é tudo aquilo que aprendemos de nossos pais quando criança, as crenças, os valores que adquirimos com o

Read More

Administração

0

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇAO PRODUÇÃO TEXTUAL – INDIVIDUAL – 70 SEMESTRE DISCIPLINA PROFESSOR Teoria dos Jogos Alexandre Cabral Administração de Sistema

Read More