Qualidade na industria mecanica

Categories: Trabalhos

0

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇAO CENTRO DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL DARIO GERALDO SALLES- CEDIJP FMEA-ANÁLISE, EFEITO, MODO E FALHA. REDUNDANCIA QUALIDADE NA INDÚSTRIA MECANICA ALUNA ILDA FILIPI CURSO: GESTAO DA QUALIDADE TURMA: 1 M4 ORIENTADOR: ROBERTO Joinville Maio/2011 Introdução A ferramenta Análise OF5 p a – FMEA foi desenvolvida em 1949 por militares americanos.

Ela possibilita a antecipação ou identificação de falhas ou possíveis falhas, tanto no produto como no processo, e seu objetivo é evitar a ocorrência de falhas nos sistemas e nos equipamentos, e alguns autores identificam a sua aplicação ambém nos processos administrativos. Conceito Capaldo: FMEA “é uma ferramenta que busca, em principio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e de propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo”.

ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos e avalia a falha potencial de um produto ,processo e seus efeitos,identifica que elimine ou reduz a para cada modo de falha. * Avaliar a probabilidade, a severidade, a detecção dos efeitos da falha * Identificar o número de prioridade de risco (NPR). * Desenvolver ações para minimizar as falhas identificadas Tipos de FMEA Os tipos de FMEA’s diferenciam-se somente pelo objetivo, são: FMEA DE PRODUTO: sao as falhas que poderao ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. O objetivo é evitar falhas no produto ou decorrentes do projeto.

FMEA DE PROCESSO: São as falhas no planejamento e execução do processo. o objetivo é evitar falhas do processo, tendo como base as não conformidades do produto com as especificações do projeto. FMEA DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS: Este é o menos comum, nele analisa as falhas potenciais de cada processo com o mesmo objetivo dos anteriores. Análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma metodologia que avalia e minimiza os riscos por meio da análise das possíveis falhas (determinação da causa, efeito e risco de cada tipo de falha) e implantação de ações para aumentar a confiabilidade.

Aplicação da FMEA Pode aplicar a análise FMEA nas seguintes situações: * Para diminuir as falhas em projetos novos, produtos ou processos. * Diminuir as falhas potenciais em rodutos/processos já em operaçao; * Aumentar a confiabilidade de produtos ou processos , por meio das falhas que já ocorreram; * Diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade em rocessos administrativos Importância A metodologia FMEA é importante porque pode proporcionar para a empresa: • catalogar informações sobre as falhas dos produtos/processos; •Melhor conhecimento dos problemas nos produtos/processos; • Melhoria continua. ?? custos – benefícios; •lncorporar dentro da organização a prevenção de falhas, * Trabalho em equipe e satisfação dos clientes; Formulário É importante frisar que o formulário FMEA se apresenta de forma estática, apontando um tipo de falha com um efeito e uma causa, e cada empresa devem criar os próprios critérios para a avaliação e risco, adaptando-os à sua realidade especiTica.

Formação de equipe – formação dos grupos de trabalho: que se definem os integrantes do grupo, deve ser preferencialmente pequeno (entre 4 a 6 pessoas) e multidisciplinar (contando com pessoas de diversas áreas como qualidade, desenvolvimento e produção); – planejamento das reuniões: as reuniões devem ser agendadas com antecedência e as etapas para o consentimento de todos os participantes ; – FMEA funciona seguindo os sete passos indicados por Slack , aplicação da FMEA consiste no preenchimento de um formulário o qual são identificados uma série de elementos como: descrição de um processo, sua função, os tipos, efeitos e causas de uma falha, o grau de severidade, ocorrência e detecção desta falha, identificadas. Redundância Redundância tem vários sign’ficados depende da área que for utilizado (por exemplo ‘Sist 3 ‘Teoria da Informação’ nformação’ etc. ) E o significado não é o mesmo em todas as situações,mas na escrita e fala, significa a utilização desnecessária, exagerada, repetitiva de palavras numa frase que pode ser mais curta, pois terá o mesmo sentido e significa olerância às falhas, e o aumento da confiabilidade é tão antigo como a história dos computadores. Na indústria nacional o sistema é chamado de redundante.

Aplicação A aplicação de redundância nas técnicas de tolerância a falhas pode ser: * Redundância de informação: ser. e para detecção de erros ou mascaramento de falhas. * Redundância temporal: repete a computação no tempo. * Redundância de hardware: replicação os componentes físicos. * Redundância de software: replicação de componentes idênticos para a detecção e mascaramento de erros inútil. Essas técnicas têm impacto no custo, no desempenho, na área (tamanho, peso), ou na potência consumida, apesar de ser a solução para tolerância a falhas, o uso de redundância em projetos deve ser maneirada. Redundância serve para detecção ou mascaramento de falhas. ara mascarar falhas é preciso de mais dados, do que para detectar falhas. Exemplos: o conceito está presente nos mais variados sistemas que necessitam de proteção contra falhas seja em hosp tal, um satélite ou um automóvel. *No banco quando o sistema sai do ar, automaticamente usa-se a redundância para dar continuidade no processo que teria sido aralisado. *Na economia da informação quanto menos redundante mais econômica será a mensagem. *Paris localiza-se na França, é uma frase 100% redundante *Menos dad 4DF5 mensagem. *Menos dados forem transmitidos entre maquinas (computadores, satélites) mais banda de transmissão pode ser usada e mais informação pode circular. utomóvel possui apenas um conjunto de equipamentos para manter seu funcionamento, pois qualquer pane apresenta um risco mínimo de acidente; ao contrário de um avião possui dois conjuntos de equipamentos com as mesmas funções para mantê-lo funcionando. Contradição ou Redundância? redundância está para a comunicação assim como o coco está para – Aquisição de Dados Críticos e Redundância em Sistemas SCADA Conclusão Posso concluir que este trabalho que pesquisei me ajudou a entender mais os conceitos de FMEA e Redundância e suas aplicações. E acredito que vai ser de muita utilidade para o meu trabalho e meu desenvolvimento profissional. Bibliografia http://www. inf. ufrgs. br/-taisy/disciplinas/textosnependabilidade . pdf http://www. smar. com/PDFs/Misc/Redundancy_Smar_Port. pdf http://pt. wikipedia. org/wiki %A2ncia

Srviзo social e sociedade

0

capнtulo IV 3: Respostas sociais de protecзгo а crianзa e а famнlia Torna – se cada vez mais urgente ir

Read More

Responsabilidade civil do estado

0

Universidade Metodista de Piracicaba Faculdade de Direito Paulo Eduardo Araujo orag to view nut*ge Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado. Piracicaba

Read More