Queijo

Categories: Trabalhos

0

Queijo Minas Frescal Queijo Minas Frescal – Considerações Gerais O Minas Frescal é um dos queijos mais populares do Brasil. Devido ao bom rendimento que proporciona na fabricação (6,0-6,5 1/Kg, em média), é comercializado a preços mais acessíveis a uma maior faixa da população. Com alto teor de umidade, o Minas Frescal, é um queijo bastante perecível e que tem durabilidade média de 10 dias, dependendo do processo de to neZ*ge fabricação.

Devido ? tornou-se um queijo consistência, textura, Recentemente inicio sa todos de fabricação rmos de padrões de ndimento. as Frescal através do rocesso de ultrafiltração, o que modifica consideravelmente as características do queijo e o distancia do modelo original, apesar de proporcionar um rendimento muito mais eficiente, devido ? retenção de proteínas de soro e a obtenção de um queijo com teor mais alto de umidade. Geralmente, apresenta coloração esbranquiçada, consistência mole, textura fechada e sabor variando de levemente ácido a suave.

O peso varia de a 3,0 Kg, sendo comercializado geralmente com formas de men Swipe to vlew next page menor peso. Este queijo requer muita higiene em seu processamento, pois é uito pereclVel e de fácil contaminação, na qual sua enformagem requer um manuseio intenso. A pasteurização melhora muito o queijo, evitando sabor ácido, amargo ou o queijo “inchado”, pois mata as bactérias que causam estes problemas. Aumenta assim o tempo de vida do produto e também dá mais segurança em seu consumo.

Existem duas formas de pasteurização: 1 a- pasteurização rápida, atraves de equipamentos á placa, que utiliza temperaturas de 750C por 15 segundos. 2a- Pasteurização lenta, normalmente utilizada em produções pequenas, artesanais ou caseiras, mas que podem fazer o quecimento do leite até 650C por 5 minutos. Quando o leite é pasteurizado para se fazer queijo é importante colocar o cloreto de cálcio para repor o cálcio que foi perdido durante o aquecimento – costumamos disser que o cálcio é o cmento do queijo e que ele “queima” durante o aquecimento do leite.

Ingredientes: 100 Litros de leite. 15 ml de ácido lático – em produções caseiras, não há necessidade deste produto. Cloreto de cálcio 40 ml – para leite pasteurizado. 6 ml de coagulante Rica Nata Tecnologia de Fabricação Segundo tecnologia descrita pelo Site Ciência do Le Rica Nata Segundo tecnologia descrita pelo Site Ciência do eite, para fabricar esse queijo, use um leite de boa qualidade, obtido em condições higiênicas.

Padronize o leite para 3,2% de gordura (pode fazer com o leite integral) e pasteurize o leite. Em seguida resfrie para 380C e coloque os ingredientes. Adicione 15 ml de àcido lático, diluídos em 200 ml de água. Adicione bem lentamente e sob agitação forte para não coalhar. Em segulda adiclone o cloreto de cálcio na proporção de 40 ml a 50% para cada 100 Its . por último coloque o Coagulante (QUIMORICA) em um pouco e água filtrada, dissolva o coagulante, na quantidade de 6 ml por 100 Lts de leite.

Junte este coagulante ao leite, misture bem (por 3 minutos) e deixe em repouso absoluto para ocorrer a coagulaçao. A coalhada se formará em 30-40 minutos em média, depois de adlcionado o coalho. Ao notar uma aparência de gel firme, corte a coalhada com a lira de modo a deixá-la em cubos de mais ou menos cm. Um soro esverdeado será liberado; espere 5 minutos e então inicie uma mexedura suave. Mexa por uns 15 minutos, sempre suave, para evitar ao máximo a quebra dos grãos, ocorrendo assim perda de finos e de rendimento. ssados estes 1 5 minutos, reg PAGF3ÜFd quebra dos grãos, ocorrendo assim perda de finos e de passados estes 1 5 minutos, regule novamente a temperatura para os 380c máximo 400C, adicionando água a 850C ou vapor indireto e continue a mexedura com um pouco mais de velocidade até dar o ponto. Para ver o ponto é só pegar uma forma de frescal e colocar um pouco da massa dentro da forma e esperar escorrer por 30 segundos em média, depois é so virar a massa na mão e se a massa ficar firme estará no ponto. Aos poucos você irá formando seu ponto de acordo com o tamanho do queijo elou o mercado a atingir.

Tire quase todo o soro e coloque um pouco de sal (1 quilo para cada 100 litros de leite trabalhado) e colete a massa obtida, distribuindo em formas de plástico perfuradas com fundo em tela, colocadas em cima de uma mesa limpa. Se usar formas sem fundo, deve-se forrar a mesa com uma tela. Vire os queijos nas formas, depois de 10 minutos. Coloque uma pitada de sal de cozinha no lado de cma dos queijos, espalhado-o com as mãos. Espere meia hora, vire de novo os queijos e salgue-os do outro lado; apenas uma pitada se for necessário. Leve-os para câmara fria. Embale no dia seguinte.

O trabalho como ação para a vida e não apenas como necessidade de emprego e renda.

0

O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores Gaudêncio Frigotto Doutor em Ciências Humanas (Educação), professor

Read More

A urbanização no brasil

0

A urbanização no Brasil A industrialização-urbanização nos países desenvolvidos deu- se de forma tao heterogênea e desequilibrada como a que

Read More