Questionário

Categories: Trabalhos

0

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Geociências Disciplina: História do Pensamento Geográfico Professor: Maurílio Botelho Questionário Indlvidual: Capltulo 5 1) De que modo a atividade humana provoca uma modificação dos fenômenos terrestres? Através dos estabelecimentos que ele constrói na superfície do solo, pela ação que exerce sobre os rios, sobre as próprias formas do relevo, sobre a flora, a fauna e todo o equilíbrio do mundo Swipe lo nexL page vivente.

Mesmo que se dizer que, nas rara egl ar a ação preponderant uz o view deixa, em certa medi da vida animal que e o globo, pode- em não penetra, ndo da vida não superabundância parte das regiões polares é ainda um ind cio indireto da sua presença. À medida que intervém esta força sutil e flexível chamada atividade humana, um princípio novo de antagonismo é introduzido nos fenômenos terrestres, perturbando profundamente a economia e modificando o seu aspecto.

A montanha oferece-lhe um meio de evitar o ataque de seus inimigos, ou, em c certos casos, de livrar-se dos perigos do clima; o no, uma via de irculação; a ilha, um refúgio ou um ponto de apoio mais cômodo da atividade comercial. Mas, ao mesmo tempo em que o atrai por diferentes razões, cada uma dessas formas terrestres revela sua engenhosidade com as necessidades especiais de existência. 2) Deste no texto e comente um trecho em que La Blache utiliza um exemplo de gênero de vida.

Podemos dizer que gênero de vida é a ajuda de materiais e de elementos tomados da natureza ambiente, que o homem por meio de uma transmissão hereditária de procedimentos nvenções, constitui alguma coisa de metódico que assegura sua existência e que constrói um meio para seu uso. O exemplo mostrado no texto: Os Alpes nos mostram este esforço pessoal para resolver o problema da existência em altitudes elevadas.

O montanhês capta as orientações favoráveis, acomoda suas culturas às vertentes sobre as quais perduram os raios do sol, ajusta a irrigação das encostas, agrupa suas habitações sobre os taludes protegidos contra as torrentes. 3) É possivel encontra no texto expressões do Eurocentrimos de La Blache? Justifique. O eurocentrismo é como uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas, etc. como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem. No PAGFarl(F3 constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem. No texto podemos encontrar sim, expressões de Eurocentrimos, principalmente quando La Blache cita que “o europeu moderno, sobretudo, é o artesão infatigável de uma obra que ende a uniformizar, se não o planeta, pelo menos cada uma das zonas do planeta.

Os movimentos que o deslocam também movimentam e transportam com ele as plantas e os animais que constituem sua clientela, tende a uniformizar, se não o planeta, pelo menos cada uma das zonas do planeta. ” 4) Uma crítica de La Blache a Ratzel é a centralidade do Estado na sua análise Geográfica, ao que o Geógrafo Francês contrapõe as regiões políticas. Explique o significado dessa expressão.

Ratzel sobre o estado fala que decorre do Espaço Vital, pois o urgimento do Estado demandaria um patrimônio cultural e tecnológico acumulado e teria por pressuposto a delimitação do território. É por essa razão que a sociedade cria o Estado. As concepções de La Blache contrapõem as de Ratzel, pois manifesta um tom mais liberal, já que La Blache defendia que não se podia estudar o Estado de uma maneira Isolada tal como Ratzel defendia. A principal crítica de Vidal de La Blache era em não isolar a geografia política como mais um dos “anexos” da geografia. PAGF3ÜF3

Trabalho

0

ETAPA-1 : Estática dos pontos Materiais passo 3 Leia, com atenção, as informações que seguem abaixo para determinar as forças

Read More

Doença de gaucher

0

RESUMO A doença de Gaucher (DG) é um erro inato do metabolismo do grupo das doenças lisossômicas de depósito, sendo

Read More