Questionario

Categories: Trabalhos

0

osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea a tal ponto que os ossos passam a fraturar-se espontaneamente em atividades comuns do cotidiano, como, por exemplo, o ato de sentar-se com rapidez, que pode levar a uma fratura no quadril. Além das fraturas, ela causa o encolhimento das vértebras, redução de estatura, ossos doloridos e costas corcundas. Esta doença ocorre principalmente durante o processo normal de envelhecimento, atingindo com mais freqüência às mulheres, uma vez que estas, possuem ossos menos maciços em relação aos homens.

O Raquitismo é uma enfermidade que surge após um processo e mutação experimentado pelos ossos infantis, ainda em Swipe to page desenvolvimento, de minerais no campo o crianças mais frouxo lesões e deformaçõe Esta doença é mais c a. org to view next*ge ta de substâncias eixa os ossos das ue pode causar tágio de desenvolvimento, pois prov m da car ncia de vitamina D, ou porque a pessoa não está suficientemente em contato com o sol ou porque consome uma dieta pobre nesta substância, tendendo normalmente a um processo de desnutrição; a falta de cálcio pode igualmente levar à aquisição do Raquitismo. 3- Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos em seu nterior se rompem, causando sangramento e a formação de um coágulo. O local inflama, mas, em 24 horas, as extremidades dos vasos rompidos são vedadas, estancando quase por completo a he hemorragia. A região da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam (“comem” e “digerem esses fragmentos. O processo pode durar semanas, dependendo do tamanho da lesão.

Desde as primeiras horas após a contusão, também entram em ação os angioblastos, células responsáveis pela formação dos vasos sanguíneos. Elas arão origem a novos vasos dentro do osso e irão reparar outros que se romperam com a fratura. Ao mesmo tempo, a medula óssea começa a se regenerar. Composta basicamente de sangue e gordura, ela fica dentro do canal medular do osso, que vai sendo preenchido por novas células. A reconstituição óssea em SI se dá a partir de duas membranas bastante vascularizadas: o periósteo e o endósteo.

Enquanto o periósteo envolve por completo os ossos, o endósteo é uma camada mais fina que os reveste internamente. Tanto o periósteo quanto o endósteo têm capacidade de produzir as células chamadas osteoblastos, que arão origem ao tecido ósseo. Um ou dois dias após a fratura, os osteoblastos já começam a invadir o interior e a superficie do coágu o. A deposição de osteoblastos no local da fratura leva ? formação do calo ósseo, que surge tanto externamente quanto internamente.

Enquanto isso, o coágulo val dlrmnuindo, pois as células que o formam continuam sendo “devoradas” pelos osteoclastos. Em até duas semanas, o calo, formado também por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso. Em fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso. Em seis semanas, a fissura desaparece. A fase seguinte, que pode durar meses, é a da consolidação, quando ocorre a calclflcação do osso.

O cálcio, que confere resistência aos ossos e chega ao local pela corrente sanguínea, ajuda a reparar de vez o estrago. A etapa final e mais longa da regeneração óssea – pode levar até dez anos – é a remodelagem. Os osteoclastos atacam de novo, “lixando” a superffcie do osso para reduzir o calo. Ao final, a área da fratura, que até então permanecia mais suscetível a quebras, volta a ter a resistência de antes. 91- para que ocorra desenvolvimento normal do osso, é ecessário seguir uma dieta que forneça ao corpo uma variedade de substâncias essenciais.

A vitamina D por exemplo tem particular importância, pois é necessária para a absorção apropriada de cálcio a partir do trato gastrointestinal, pela corrente circulatória, sendo um contribuinte importante da porção inorgânica da matriz do osso. 78-0 tecido ósseo é o principal constituinte do esqueleto, serve de suporte para partesmoles e protege orgãos vitals como os contidos nas caixas torácica e craniana. Aloja e protege a medula óssea, formadora de células do sangue_É um tipo especializado e tecido conjuntivo formado por células e materialextracelular calcificado, a matriz óssea. 9- O tecido conjuntivo é constituído por células bem diferenciadas e por abundante material intercelular. Este material intercelular é formado por substância fundame PAGF3rl(F8 abundante material intercelular. Este material intercelular é formado por substância fundamental, também chamada de matriz, e por elementos fibrilares. A substância fundamental é formada por água e por macromoléculas alongadas, como pelas glicosaminoglicanas, pelas proteoglicanas, pelas glicoproteínas e pelo ácido hialurônico.

Os elementos fibrilares são as fibras elásticas, as fibras reticulares e as fibras colágenas. Este tecido possui vasos sangüíneos, nervos e células sem justa posição. 80- Os osteoblastos são células ósseas jovens, existentes em regiões onde o tecido ósseo encontra-se em processo de formação; apresentam grande atividade na produção de proteínas, principalmente o colágeno. Os osteoblastos originam os osteócitos, células ósseas que armazenam calc10. 1- Durante a formação óssea, à medida que se dá a calcificação da matriz óssea, os osteoblastos acabam ficando em lacunas hamadasosteplastos, ou simplesmente Lacunas, diminuem sua atividade metabólica e passam a ser osteócitos, células adultas que atuam na manutenção dos componentes (nem da matriz. Nas regiões ocupadas pelas ramificações dos osteoblastos formam-se os canais e canalículos, que permitem uma comunicação entre os osteócitos e os vasos sanguíneos que os alimentam.

Os osteócitos são protegidos pela osteona que os reveste. 82-Células grandes com diversos núcleos (multinucleadas ou polinucleadas), originadas da fusão de células ósseas(sincício) responsáveis pela a reabsorção da matriz e pela degradação do ecido ósseo devido a condi PAGF ósseas(sincl’cio) responsáveis pela a reabsorção da matriz e pela degradação do tecido ósseo devido a condições fisiológicas elou patológicas através da produção de ácido, colagenase e outras enzimas que podem fixar ou liberar o Ca2+ do osso.

Originam- se pela fusão de células mononucleares da medula óssea, sendo porém observadas somente nas superfícies ósseas. Osteoclasto são células móveis, gigantes e extensamente ramificadas, com partes dilatadas e, é multinucleada. Nas areas de reabsorção de tecido ósseo encontra-se porções ilatadas dos osteoclatos, colocadas em depressões da matriz escavadas pela atividade dos osteoclastos e conhecidas como lacunas de Howship. Os osteoclatos tem cltoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo nos osteoclatos jovens e acidófilos nos maduros.

Estas células se originam de precursores mononucleados provenientes da medula óssea que, ao contato com o tecido ósseo, unem-se para formar os osteoclatos multinucleados. A superf(cie ativa dos osteoclastos, voltada para a matriz óssea, apresenta prolongamentos vilosos irregulares. 83-PARTE INORGÂNICA: São formados por Citrato, Mg, K, Na e rincipalmente de cristais de Hidroxiapatita ao longo das fibras colágenas. Estes cristais têm fórmula Cl 0(P04)6(OH)2 e possuem uma capa de hidratação ao seu redor, formados por íons hidratados.

PARTE ORGÂNICA: é colágeno do tipo l. O restante é SPA, formada por glicoproteínas e proteoglicanas (condroitin e queratan sulfato)… 84- Quando um osso é serrado, percebe-se que el (condroitin e queratan sulfato)… 84- Quando um osso é serrado, percebe-se que ele é formado por duas partes: uma sem cavidades, chamada osso compacto, e outra com muitas cavidades que se comunicam, chamada osso esponJoso. Essa classificação é de ordem macroscópica, pois quando essas partes são observadas no microscópio nota-se que ambas são formadas pela mesma estrutura histológica.

A estrutura microscópica de um osso consiste de inúmeras unidades, chamadas sistemas de Havers. Cada sistema apresenta camadas concêntricas de matriz mineralizada, depositadas ao redor de um canal central onde existem vasos sanguíneos e nervos que servem o osso. 85-Se forma primeiro no embrião e durante a regeneração, tem pouco cálcio e muitas células e fibras colágenas alocadas caóticamente. É osso esponjoso visto à olho nú. Se forma primeiro no embrião e durante a regeneração, tem pouco calcio e muitas células e fibras colégenas alocadas caoticamente. ? osso esponjoso visto a olho nú. No adulto é muito pouco encontrado, persistlndo apenas próximos às suturas do crânio, nos alvéolos dentários e em alguns pontos de inserção dos tendões. 86-Tecido maduro formado de lamelas paralelas ou concêntricas. Possui cálcio e o arranjo lamelar ajuda a distribuir a força pelo osso. É o osso compacto visto à olho nú. Secundário (lamelar) Tecido maduro formado de lamelas paralelas ou concêntricas, em orno dos vasos formando os sistemas de Havers ou Osteons. osso. E o osso compacto cálcio e o arranjo lamelar ajuda a distribuir a força pelo osso. ? o osso compacto visto a olho nú. 87- periósteo: Delgada membrana conjuntiva que reveste o osso, com exceção das superfícies articulares. Apresenta dois folhetos: um superficial e um profundo (contato direto com o osso). Além da função de proteção, o periósteo é responsável pela reconstituição do osso em casos de fratura. Endósteo: Tecido que reveste tanto o osso que está voltado para a cavidade medular quanto as trabéculas do osso esponjoso. 8- A ossificação intramembranosa ocorre no interior de uma membrana de tecido conjuntivo, dando origem a ossos chatos, como os do crânio.

Inicialmente, o tecido conjuntivo mesenquimático torna-se bastante vascularizado e os grupos de osteoblastos que ai se diferenciam formam o osteóide, que é a matriz colagena descalcificada. A calcificação da matriz dá origem a zonas ou pontos de ossificação e as células aí aprisionadas são agora osteócitos. Resultam assim laminas ósseas irregulares que aos poucos crescem e se fundem. Na face interna dos ossos cranianos, nota- se a atividade de mutos osteoclastos, reabsorvendo a matriz permitindo o crescimento do cérebro.

Simultaneamente, na face externa, os osteoblastos produzem mais matriz calcificada, mantendo a espessura do osso. Enquanto a ossificação não se completa, nos pontos de sutura da caixa craniana, persistem as “moleiras,” fontalenas, es ainda coniuntivas e, conjuntivas e, portanto, bastante flexixiveis. 89- Nesse tipo de ossificação ocorre a substituição de cartilagem por osso. Como o tecldo ósseo, o tecido cartilaginoso é também um tecido de sustentação, embora sua matriz não seja mineralizada.

A cartilagem (do tipo hialina) é revestida xternamente pelo pericôndrio, um tecido conjuntivo que contém as células sintetizadoras da matriz cartilaginosa, os condroblastos. Semelhante ao osso, os condroblastos, ao sintetizarem a matriz, ficam aprisionados no interior delas, originando os condrócitos. Esse tipo de ossificação é o principal responsável pela formação de ossos curtos e longos. Num osso longo em desenvolvimento, o primeiro tecido ósseo a aparecer é formado por ossificação intramembranosa. A proliferação vascular, como observado, aumenta as tensões de oxigênio no pericôndrio, levando os condroblastos à morte.

Células mesenquimais indiferenciadas trazidas pelo sangue diferenciam-se em osteoblastos, que substituem os condroblastos mortos e começam a sintetizar a matriz óssea. Com o aumento das tensões de oxigênio, os condrócitos começam a hipertrofiar e formam a zona de cartilagem hipertrófica. Tem início a calcificação da matriz, pois são nela depositados os sais de cálcio trazidos pela corrente sangü[nea. Os condrócitos morrem e a matriz calcificada forma a zona de cartilagem calcificada. Os espaços anteriormente ocupados pelos condrócitos vão alojar a medula óssea. 53- PAGF8rl(F8

Estado e sociedade

0

RESENHA ESTADO E SOCIEDADE A consolidação da república oligarquia Nas décadas de 1889 e 1930 aumentou a crescente tentativa de

Read More

Imagens da organização

0

IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO GARETH MORGAN Edição Executiva Tradução GENI G. GOLDSCHMIDT 2a Edição SÃO PAULO EDITORA 0 1998 by EDITORA

Read More