Questões

Categories: Trabalhos

0

Curso: Direito Disciplina: Introdução ao Pensamento Filosófico – 10 per[odo – 2012-N3 Prof. José Horácio Santana Componentes do Grupo Ellen Araujo Silva Luiz Eugênio Santos Amaral Tassione Silva Pereira Ana Carolina Alves Pereira Carina Pauslitsch Fernando Antonio dos Santos Eduardo Rodrigues da Silva Michelle Alves P. Parr ar 6 Swipe to page perguntas: 1. Como e por que mesmo tempo, se di no mundo e, ao A evidência da filosofia em nosso meio e justamente pelo fato de estarmos juntos, vivendo em sociedade e acreditando nas mesmas verdades que já nos foram ditas ou concordadas pelo enso comum.

Esta presença foi estabelecida pela confiança estabelecida pelos Individuos desta mesma sociedade. Porém a institucionalização da filosofia pela comunidade interromperia o processo de busca da verdade, que é a premissa do ato de filosofar pelo homem. Este é um grande enigma da sociedade em que alguns não querem ou acham que não precisam da filosofia, pois o senso comum já esta presente na sociedade. Isto seria a concretização das verdades já existente, inibindo a busca da evolução nos horizontes mais remotos, ou além do mundo a fim de trazer o a xperiência do presente.

Para isto, há a necessidade da filosofia distanciar do mundo, ou seja, da realidade presente. perigosa para alguns? O ser humano acostumou a ver as coisas já prontas, sendo que qualquer meio de contestar este regime, já existe um preconceito quanto as suas atitudes. Um desses preconceitos é justamente para afastar o modo de questionamento, de pensar, já rotulando a pessoa que filosofa como critico, intolerante, etc..

Sempre existiu um grande preconceito e uma grande recusa da sociedade á Filosofia. A maioria da sociedade tem opinião de que a filosofia nada em a dizer, a acrescentar e não possui nenhuma utilidade pratica, devendo uma grande parcela deste pensamento ser de responsabilidade do Estado. O fazer pensar nos faz repensar todos nossos conceitos advindos de anos, décadas e até séculos que convivemos sem questionamentos. por que? para que? Com quem? O que isto me afeta?

O que quero com isso? Estas perguntas trazem para algumas instituições, associações, empresas, entidades religiosas, estado-laico e até regimes governamentais o risco de perder sua influência e prestígio junto à sociedade, inclusive deixar de existir or falta de sustentação. O interesse de ter uma sociedade facilmente manipulável mantém este pensamento nas pessoas (de forma visível, perceptível ou não) como sendo a Filosofia chata e entediante.

O Ser Humano não compreendendo o real sentido da filosofia, evitando conhece-la, tratando-a como complexa, criam preconceitos que se estabelecem e são retransmitidos ao longo dos anos a outras pessoas. A grande recusa deve-se ao fato de que a filosofia leva as pess anos a outras pessoas. A grande recusa deve-se ao fato de que a filosofia leva as pessoas a filosofarem, ou seja, a questionarem seu modo de gir, pensar, etc.. para alguns isto se torna perigoso, pois, se a compreendessem, as pessoas teriam de alterar suas vidas.

Adquiriam outro estado de espírito, veriam as coisas com uma claridade estranha, fora do “senso comum” preestabelecido pelo seu meio. Precisariam rever seus juízos, se rebelariam contra o meio e com a grande parte das normas as quais lhe foram impostas. Estas pessoas preferem não filosofar, pois já estão acostumadas com a forma rotineira de pensar e agir. Já estão acostumadas a uma falsa “paz” e “verdade”, levando a tratar as essoas que se contrárias (filosóficas) de serem loucas, rebeldes, doidas, como seres perturbadores da paz social. . Em que sentido pode-se dizer que a Filosofia é perturbadora da “pai’? Quando se busca a verdade absoluta de determinado assunto, deparamos com questionamentos que muito das vezes não conseguimos as respostas por estarem além de nosso alcance. A filosofia se torna perturbadora da “paz” quando leva as pessoas a questionarem tudo o que lhes são impostas: as normas, as formas de agir, pensar, as tradições, o “senso comum”.

Com isso criamos conflitos, geramos grande quantidade de problemas a erem revistos, diversos questionamentos e mudanças drásticas em certas instituições. O Resultado gera modificações em tudo que as pessoas já estavam acostumadas, perturbando assim, a “paz” preestabelecida modificações em tudo que as pessoas já estavam acostumadas, perturbando assim, a “paz’ preestabelecida pela sociedade quando leva a verdade a um conflito extremo (despido de violência).

O mistério do mundo pode colocar em xeque todas as verdades absolutas que encontramos. Se iniciarmos um novo debate perante as revelações e novas formas de ver o mundo estaremos niciando uma perturbação da “paz” mundial. 3. Qual a relação de quem possui a atitude filosófica com a politica (politicagem, defesa dos interesses pessoais ou grupais) e como a Filosofia poderia contribuir para a construção de uma nova forma de politica (a promoção e defesa do bem comum)?

Hoje vimos muitos políticos utilizarem a antifilosofia, como fanatismo, ideologias ultrapassadas, discursos sobre temas religiosos para se elegerem sem despertar a verdade, ou se comprometer. Vimos debates que põem em xeque candidatos sobre uma parte do tema sem questionarmos sobre o todo. Enquanto utilizarem essas âncoras para a politicagem, teremos problemas em resolver Politicamente temas como: Direito ou não ao aborto, fanatismos idealistas e religiosos, direitos e deveres dos homo afetivos, uso ou não de células troncos, etc. través da filosofia para o bem comum da sociedade. 5. O que significa dizer que a filosofia está em permanente luta consigo mesma? Sendo a filosofia a ciência que estudo o homem e suas açóes, o que ele pensa e o que ele faz, esta nunca tem a verdade absoluta, pois a constância do pensamento, o meio que se esta nunca tem a verdade absoluta, pois a constância do ensamento, o meio que se vive, a evolução gradativa da humanidade sempre irá mudar os conceitos vividos. 6. Qual a relação da Filosofia com o Ser Humano, com sua liberdade e com a busca da verdade?

A Filosofia em busca eterna da verdade total força o Ser Humano a um dilema: O Ser Humano nunca conseguira chegar à verdade total, pois a sua verdade será diferente da minha e sucessivamente diferente das dos demais. Estando o Ser Humano em sua liberdade, sabendo que a verdade o pode paralisar, este irá preferir encerrar sua busca e viver feliz no mundo de sua ilusão. 7. No pensamento do Autor a Filosofia se destina a todos os seres humanos, ou a uma elite deles? Todo Ser Humano pode filosofar, como?

No pensamento do autor a Filosofia destina-se a todos os seres humanos, baseado em Kant. Todos podemos filosofar, compreender o grandes homens do passado e tirar suas próprias conclusões. O que pensamos hoje, pode não ter muito efeito, mas poderá um dia se tornar realidade suprema de um época qualquer e até perpetuar-se, por muitos e muitos anos, até que novas gerações se convenção de novas mudanças. 8. Em que sentido a Filosofia não é impotente (inútil) para o Ser Humano, possibilitando-lhe uma independência e liberdade perante o mundo?

Acreditamos que a filosofia, quando tratada no próprio indivíduo, tende a ser inutil. Porém quando o indivíduo abre o caminho para a liberdade e independência interior, a luz que acortlnava os fato indivíduo abre o caminho para a liberdade e independência interior, a luz que acortinava os fatos e verdades começa a se jorrar dentro de si. O Ser Humano tendo sua liberdade e independência, age, ouve e responde aos questionamentos do mundo sem medo dos riscos e na esperança de vir a dominá-las. De que maneira a busca do “milagre econômico”, detrimento da liberdade política democrática constitui um risco ? sobrevivência da humanidade? Com a redução da liberdade política e frequentemente incompreendida, a evolução do capitalismo sobre o Oriente, assistimos ao desaparecimento do sentimento de liberdade e do sacrfício e vivenciamos cada vez mais sob o dominio dos poderosos. Ante a este quadro, só nos resta presenciar ao fim coletivo do homem e do universo ou transformar- nos em autênticos homens pesadores que abriram infinitas ossibilidades de enfrentarmos nossos desafios. 0. A partir da questão anterior, qual o papel da Filosofia diante dessa iminente catástrofe, ou seja, do perigo que ronda a humanidade? A Filosofia nos faz refletir justamente nas possibilidades e encararmos todas possíveis catástrofes, frente a frente. Tendo a Filosofia o seu maior intelecto, o Ser Humano, este irá unir todas as forças possíveis e impossíveis para encarar qualquer desafio, e mesmo que tardiamente, irá reverter este quadro, visto que em ultima instância, sempre prevalecerá a vontade do Ser Humano.

Livro os jovens e a leitura relatos

0

Primeiro encontro: Pagina: 30, 31 , 32. Ridha. Vou citá-lo longamente: “Quando eu era criança, às vezes o bibliotecário “parava

Read More

Processo civilizatorio

0

3 0 PROCESSO CIVILIZATORIO povos GERMINAIS O processo civilizatório, acionado pela revolução tecnológica que possibilitou a navegação oceânica, transfigurou as

Read More