Questões para discussão capítulo 6 – organização

Categories: Trabalhos

0

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO CAPÍTULO 6 – ORGANIZAÇÃO 1 . Defina o conceito de organização. Qual a importância da estrutura organizacional? O que mostra um organograma? Organização, função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões.

Em outras palavras, a organização é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objet struturas organizaci ais influencia das variaç como minimizar as c trabalho – pressupos Odo eficiente. As org ou controlar a rganização, bem is da divisão do das organizações.

Organograma é a representação gráfica da estrutura de uma organlzação, mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam. Cada retângulo de um organograma representa a forma de dividir o trabalho e os critérios de departamentalização usados pela organização Esses retângulos são dispostos em níveis que representam a hierarquia da organização.

As linhas que ligam os retângulos referem-se à distribuição de autoridade ou à cadeia de comando, indicando quem está subordinado a quem. 2. Em que consiste o processo de organização? Em dividir, integrar e coordenar as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas. A divisão do trabalho é a sinergia na cooperação efi eficiente dos membros organizacionais na busca dos objetivos mais ambiciosos dentre aqueles possíveis de serem alcançados pela ação individual.

A integração é uma conseqüência direta da divisão de trabalho e refere-se ao agrupamento e associação das arefas, atividades e recursos organizacionais em unidades de trabalho a fim de permitir melhor coordenação. A coordenação corresponde à utilização de e mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos, a fim de alcançar os objetivos globais da organização. 3. O que é a amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão? É o numero de pessoas pertinentes à unidade subordlnadas a um gestor.

Os fatores são: Cl complexidade do trabalho competência, experiência e motivação dos gestores e dos subordinados; C] sofisticação dos sistemas de informação e omunicação C] similaridade das funções supervisionadas disponibilidade e clareza das regras e procedimentos que definem as tarefas C] interligação das tarefas proximidades dos subordinados C] estabilidade ou instabilidade do ambiente externo Cl estilo pessoal dos administradores e cultura organizacional 4. Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações e quais são suas vantagens e desvantagens?

As formas de departamentalização mais comuns são: Departamentalização Funcional: é um método de agrupamento baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, so de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Esse tipo de departamentalização oferece a vantagem de assegurar economias de escala e o uso mais eficiente de recursos, bem como alocar os recursos humanos em unidades organizacionais de acordo com suas habilidades e PAGFarl(Fq como alocar os recursos humanos em unidades organizacionais de acordo com suas habilidades e aptidões.

Departamentalização por produto: cada linha de produto é colocada sob a direção de um administrador que é especialista nesse produto e responsável por tudo que tem a ver com ele. A vantagem desse tipo de epartamentalização é a possibilidade de inovação e melhoria contínua dos produtos e seus processos de produção, bem como facilita uma aproximação às necessidades dos clientes. Departamentalização por cliente: agrupamentos de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente que a organização busca servir.

Traz a vantagem de contar com administradores e funcionários que conhecem bem as expectativas e demandas dos clientes, podendo atendê-los de forma personalizada. No entanto, pode gerar redundância de funções e, conseqüentemente, maior ineficiência. Departamentalização geográfica: agrupamento de arefas, atividades recursos organizacionais com base em áreas geográficas. Possibilita-se a avaliação de desempenho para cada área geográfica, mas também pode gerar ineficiência em virtude da natural redundância de funções em cada departamento geográfico.

Departamentalização por processo: agrupamento de atividades e recursos com base nos processos-chave da organização. As unidades organizacionais são colocadas ao redor de qualificações em comum necessárias para completar certo processo. Considerando que cada processo requer uma habilidade diferente, essa departamentalização possibilita uma ase para agrupamento das habilidades diferentes demandadas em cada processo. 5. Contraste centralização e formalização. Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles?

Da me PAGF3rl(Fq Como esses elementos influenciam outros elementos estruturais ou são influenciados por eles? Da mesma forma que se verifica uma tendência para a descentralização, também s e observa uma tendêncla de redução do grau de formalização nas organizações contemporâneas. A excessiva formalização limita a flexibilidade, a criatividade e a rapidez de resposta, competências onsideradas essenciais para as organizações modernas. No entanto, tal como todos os outros elementos do processo de organização, algum tipo de formalização é indispensável para alcançar os propósitos organizacionais. . Qual a dlferença entre autondade e poder? Quais são os tipos de poder que você conhece? Quais são suas manifestações na estrutura organizacional? Autoridade é o direito de decidir e de dirigir outros na execução de tarefas tendo em vista a persecução dos objetivos da organização, ou seja, o direito de organizar e dirigir o uso de recursos à sua disposição. Poder é a capacidade e exercer influencia, ou seja, a capacidade para alterar o comportamento de uma pessoa.

Tipos de Poder: Poder coercitivo: deriva da percepção do receptor sobre a capacidade do detentor de poder punlr ou recomendar sansões. Quando isso acontece, as pessoas podem modificar seu comportamento por receio de serem castigadas. Poder de recompensa: variante positiva do poder coercitivo, já que resulta da capacidade de recompensar os outros, influenciando o comportamento destes pelo controle de sistema de retribuição. Poder legitimo: decorrente da posição hierárquica detida, ou seja, da posse de autoridade formal.

Poder referente: associado a uma imagem altamente favorável, o que faz com que os outros acreditem e admirem suas idéias. poder de co altamente favorável, o que faz com que os outros acreditem e admirem suas idéias. C] Poder de competência: resulta de competências, conhecimentos e aptidões distintivas. Manifestações do poder nas estruturas organizaclonais: A estrutura informal das organizações: o espaço para a manifestação espontânea das relações de poder, além da autoridade formal definida na estrutura formal da organização, é a estrutura da organização informal.

Nas organizações formais eside a autoridade, um poder de influencia com base na posição hierárquica; já as organizações informais fazem uso do poder, entendido como a capacidade real de influencia. A estrutura politica das organizações: Política pode ser definida como o processo de mobilizar poder em determinado contexto, seja este publico ou organizacional. Existem coalizões políticas dentro das organizações que têm agendas e posições concorrentes sobre as decisões que devem ser tomadas.

A ilegitimidade da autoridade formal: Autoridade, estrutura, ideologia, cultura e técnica estão saturadas e imbuídas de poder, mesmo que a literatura erencial considere a face oculta do poder da estrutura formal da organização como algo aceito e legitimo. O avanço do estudo de poder tem demonstrado que ele não está necessariamente ligado a categorias clássicas, como capital e propriedade. Outras ideologias e discursos omitidos da sociedade, como machismo, patriarcalismo, racismo, se transpõem para o espaço de trabalho. 7.

Em que consiste uma estrutura funcional? E uma estrutura divisional? Quais são as principais diferenças e semelhança entre A estrutura funcional é resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere ? gregação de tarefas de aco critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional. Dessa forma, trata-se de um critério de agrupamento baseado na similaridade das tarefas, habilidades, desempenho de cada função.

A estrutura divisional agrega as tarefas em diferentes unidades semi-autonômas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos mercados ou clientes. Enquanto as estruturas funcionais são organizadas de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços, as estruturas divisionais são organizadas em unção dos resultados. Dessa maneira todo o recurso necessário para produzir um produto ou serv•lr um cliente encontra-se em cada uma das divisões.

A estrutura divisional produz melhores resultados quando os objetivos organizacionais enfatizam uma ação coordenada para satisfazer os clientes, manter determinado segmento de mercado ou inovar nos produtos oferecidos. Os administradores responsáveis pela divisão têm sob seu comando a maioria das funções necessarias para lhe dar com uma linha de produtos, de clientes ou áreas geográficas, sendo responsáveis pelos resultados de sua divisão e por seu sucesso no mercado.

Entretanto, a estrutura dlvislonal não implica maior autonoma, uma vez que não descentraliza as decisões mais importantes da organização para as divisões. Os administradores divisionais são responsáveis apenas por aspectos operacionais, ao passo que os administradores centrais supervisionam diretamente e exercem o controle pelas medições periódicas do desempenho, padronizando assim, os resultados da organização. 8. De que forma a estrutura matricial PAGFsrl(Fq 8.

De que forma a estrutura matricial combina a estrutura funcional e divisional? Alguns autores afirmam que esse tipo de estrutura causa mais problemas do que soluciona. Você concorda com essa afirmação? A estrutura matricial apresenta-se como um modelo hibrido que procura conjugar as vantagens da estrutura funcional com o melhor da estrutura divisional. Em uma lógica funcional e vertical, a estrutura matricial agrega os especialistas em cada área funcional, permitindo extrair o máximo da divisão do trabalho.

Em uma lógica divisional e horizontal, pode alcançar, nos aspectos críticos do negocio, uma coordenação orientada para os objetivos globais da organização e melhor adaptação ao ambiente. Um dos problemas é que tal estrutura quebra a regra a unidade de comando proposta por Fayol, o trabalhador terá dois chefes: o do departamento ao qual é vinculado e a chefia do projeto ao qual irá ser alocado. Trata-se de uma forma estrutural complexa, com potenciais focos de conflito e desequilíbrios de poder entre os dois lados da matriz. 9.

O que é uma organização em rede? Faz sentido esse tipo de estrutura? Como seria seu organograma? Estrutura em rede é um termo de natureza generica que agrupa uma serie de formas organizacionais alternativas às estruturas burocráticas tradicionais, como organizações em rede, de clusters e virtuais, estruturas por quipe de trabalho e organização de aprendizagem. O principal diferencial dessas estruturas reside no uso distinto da hierarquia e da divisão do trabalho. A maior vantagem de uma estrutura em rede é sua maior adaptabilidade.

Essas estruturas consolidam-se em condições de mudança e volatilidade no ambiente adaptabilidade. Essas estruturas consolidam-se em condições de mudança e volatilidade no ambiente de negócio e na qual a inovação é a principal vantagem competitiva. No entanto, esse tipo de estrutura tem suas desvantagens, como a duplicação de recursos e a dificuldade de controle. Exemplo de como seria um organograma de uma estrutura em rede: IO. Quais são as principais diferenças entre o modelo orgânico e o modelo mecanicista? No modelo mecanicista predominam tarefas de natureza rotineira.

Essa rotina e previsibilidade fazem com que as organizações procurem imitar o funcionamento padronizado de uma maquina. O foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando, em detrimento da comunicação laterais e mais espontâneas. Nesse contexto, as pessoas têm mais autonomia, e as relações interpessoais tendem a ser formais. A informação circula na vertical, e a autoridade é baseada a posição hierárquica detida. As organizações mecanicistas tendem a serem impessoais rígidas e regulamentadas, dando muita importância à obediência e à lealdade.

A filosofia de administração enfatiza critérios de desempenho, tais como a eficiência, a previsibilidade e a aversão ao risco. Por ultimo, priorizam-se formas de departamentalização funcionais e desempenho de cada função. Ao contrario, o modelo orgânico é característico de organizações ágeis e leves, capazes de responder de forma rápida e criativa aos desafios ambientais. Em vez de uma maquinam, essas organizações procuram imitar um organismo vivo, mais lexivel din¿mco em sua capacidade de resposta e adaptação.

Esse tipo de organização prioriza e incentivam o conhecimento e as competências de seus funcionários, dando espaço para a manifestação de inic PAGF8rl(Fq competências de seus funcionários, dando espaço para a manifestação de iniciativas e para a criatividade individual. 1 1 por que a estratégia condlciona a estrutura? Não seria o contrario? Explique. Quando as empresas modificam suas estratégias corporativas para se adaptar a novas mudanças econômicas, tecnológicas e administrativas, criam problemas administrativos e geram ineficiência. ?? necessário que as empresas programem mudanças nas estruturas para maximizar o desempenho organizacional. A estrutura é apenas o modelo de organização pelo qual se administra a empresa. Assim, é lógico e natural que a estratégia e a estrutura estejam intimamente relacionadas. A estrutura é apenas um meio para reallzar os objetivos, logo deve estar alinhada com a estratégia. 12. Como o ambiente externo e a tecnologia influenciam as decisões sobre a estrutura? A forma especifica assumida pela organização depende das condições ambientais que enfrenta o que torna claro o papel do ambiente na estrutura organizacional.

As organizações são mais eficazes quando atendem às pressões ambientais mesmo com maior grau de diferenciação entre os departamentos. Não existe um melhor modelo para estruturar uma organização. A escolha da estrutura depende de sua adequação às características do ambiente externo. O grau de dinamismo e a complexidade do ambiente exigem diferentes modelos estruturais. A tecnologia influencia as estruturas organizacionais e o desempenho da organização está relacionado com o grau de ajustamento existente entre a tecnologia e a estrutura. A natureza da atividade e o uso do conhecimento influenciam a estrutura. PAGFgrl(Fq

Biologia

0

18/04/2012 Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Xanxerê Ciências Biológicas Disciplina: Bioquímica II Xanxerê, SC 2012 • A

Read More

Imigracao

0

Imigração Imigração e Emigração são duas coisas completamente diferentes. Emigração é quando as pessoas saem do seu país de origem

Read More