Química da atmosfera

Categories: Trabalhos

0

A atmosfera pode ser dividida em camadas, que estão relacionadas com propriedades químicas e físicas, mas influenciam diretamente na tendência de mudança de temperatura da atmosfera de acordo com a altura. A primeira camada que se estende do nível do mar até cerca de 16 quilômetros de altitude é conhecida como troposfera. Nela, a temperatura diminui com o aumento da altitude, resultado do calor emanado da superficie do solo qu troposfera existe um camada de temperat tropopausa. A partir desta, inicia-se a estr eleva com o aumento crs Swip t vie”rzxt page a. Logo acima da te, denominada a temperatura se da altitude.

O fenômeno é causado pelas moléculas de ozônio que absorvem radiação ultravioleta. A partir de determinado ponto, a temperatura volta a decrescer com o aumento da altitude, e a essa camada da atmosfera dá-se o nome de mesosfera. Novamente, na camada conhecida como termosfera volta a crescer em função da altitude. Apenas a troposfera mantém contato direto com a crosta terrestre e com os seres vivos. Ela é o elemento básico para a sobrevivência dos organismos aeróbicos, os quais Química do Meio Ambiente – Cláudio Clini – Revisão: 02 0112006 seja, pelos outros dois importantes compartimentos, hidrosfera e litosfera.

Ao contrário do que parece ser um senso comum, a atmosfera não é composta apenas por gases. Existe material sólido nela disperso, como poelra em suspensao, pólen, microorganismos, etc. Há, ainda, uma porção liquida dispersa, composta de got[culas resultantes da condensação do vapor d’água, na forma de nuvens, neblina e chuvas. Contudo, em termos de massa relativa, sem dúvida a principal parcela é gasosa. A porção gasosa do ar é composta de aproximadamente 78% nitrogênio iatômico (N2), 21% oxigênio diatômico (02). 1% restante é formado por uma infinidade de gases minoritários, como dióxido de carbono (C02), metano (CH4), hidrogênio (H2), dióxido de nitrogênio (N02), dióxido de enxofre (S02), ozônio (03) e os gases nobres. Embora a composição média da atmosfera permaneça constante desde que a humanidade caminha sobre a Terra, as moléculas dos gases dela são constantemente trocadas. Essa troca de moléculas dentro da atmosfera depende não só de fenômenos f(sicas, mas também de químicos e biológicos.

A composição dos rincipais gases N2 e 02 na atmosfera não tem mudado ao longo da história. As alterações ocorridas se deram principalmente nos componentes minoritários, como o C02, por exemplo. Entretanto, mesmo sendo minoritários, a funcão deles na atmosfera é tão relevante quanto a dos entrada de espécies minoritárias na atmosfera modifica suas propriedades químicas e fisicas. Os processos envolvendo transformações químicas na atmosfera são importantes porque tendem a manter a composição dela em estado estacionário.

Os diversos compostos que nela entram são ransformados quimicamente em espécies mais solúveis em água, e isso posteriormente favorece seu retorno à crosta por processos como chuva, algo similar a um processo de limpeza. A atmosfera terrestre pode ser considerada como um grande reator químico. Esse reator contém, além de oxigênio, que é um composto altamente reativo, diversos compostos em pequena concentração, os quais podem atuar como reagentes elou catalisadores, e a luz solar, como fonte de energia. Ao chegar na atmosfera tais compostos começam imediatamente a sofrer transformações químicas.

A velocidade de eação depende de vános fatores, como concentração dos reagentes, temperatura, catalisador e reatividade da molécula. Muitos dos compostos geralmente emitidos para a atmosfera já foram estudados e tiveram sua capacidade de reagir estabelecida. al capacidade é conhecida como tempo de residência, definido como o tempo médio de permanência do composto na atmosfera. Tempo de residência e composição média de alguns gases na atmosfera Composto Tempo de residência (a: ano; d: dias; h: horas). Composi ão Dióxido de carbono, C02 4 pnGF 3 5 b) dinitrogênio, N20 85a 310

Química do Meio Ambiente – Cláudio Clini 7 Óxido Nitrogénio, NO Id Dióxido de nitrogênio, N02 Id 0,3 Amônia, NH3 5d 1 Dióxido de enxofre, S02 1-4d Sulfeto de hidrogênio, H2S 24h 0,05 Cloreto de hidrogênio 4d 0,001 – Revisao: 02 – 0112006 A informação sobre o tempo de residência é muito importante para reconhecer o raio de ação de um composto, tomando por base o local em que ocorreu a emissão. O dióxido de nitrogênio, por exemplo, que tem um tempo de residência de um dia, quando emitido pode atuar somente na região em que o vento conseguir levá-lo nessas 24 oras, o que significa quilômetros de distância.

Todavia, o dióxido de carbono conta com um tempo de residência de quatro anos. Portanto, nesse caso ele pode, em função desse longo tempo, espalhar-se por toda a atmosfera do planeta quando emitido em qualquer ponto da superfície terrestre. É importante salientar que o tempo de residência é um valor médio de referência e que pode mudar, dependendo das condições ambientais. Para alimentar a atmosfera com compostos e partículas são necessárias fontes diversas. Tais fontes podem ser naturais ou antrópicas.

As aturais existem na natureza desde que o mundo foi formado, como os vulcões e a superfície do mar. As antrópicas são aquelas que a humanidade criou como, por exemplo, uma chaminé. A fonte pode espalhada em uma grande área. A emissão de uma chaminé é pontual, e a de compostos pela superflcie do mar, difusa. A fonte pode ser móvel, como a chaminé de um nav10, ou estacionaria, como a chaminé de uma fábrica. Finalmente, poluente primário é aquele composto que chega à atmosfera pela emissão direta por uma fonte natural ou antrópica.

Poluente secundário é o composto ormado como produto de uma reação entre compostos existentes na atmosfera. Se existem fontes para atmosfera, é necessário que existam também processos de consumo dos componentes que nela chegam. Eles são conhecidos como sorvedouros. O composto pode sair da atmosfera devido a um sorvedouro que retira diretamente, como no caso da chuva que dissolve os gases solúveis, (deposição úmida), ou do vento que arrasta o composto em direção ao solo (deposição seca), ou ainda como no caso de um sorvedouro que utiliza mecanismo químico, transformando o composto em uma spécie diferente. or exemplo, o ácido clorídrico, na forma de gás, reage com o gás amônia, formando a partícula de cloreto de amônio, NH4Cl. Esse sorvedouro será, portanto, uma fonte secundária, se o produto permanecer na atmosfera. Como os processos de emissão, transformação e saída da atmosfera envolvem reações químicas ou mudanças de fase passando pelos vários compartimentos é conhecida como ciclo biogeoquímico. Existem vários ciclos, mas os mais importantes, pela quantidade de elemento envolvida, são o , da água, do nitrogênio e

Biologia

0

18/04/2012 Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de Xanxerê Ciências Biológicas Disciplina: Bioquímica II Xanxerê, SC 2012 • A

Read More

Redes de computadores

0

Redes de Computadores – Proe Eduardo – 1a Fase Acadêmica: Joicy Paula Althof Exercícios de Fixação Livro Redes de Computadores

Read More