Rafael

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Anglo Americano Bacharelado em Farmácia Relatório de Quimica Analítica Experimental – Volumetria de Neutralização – BRUNO RAMALHO RAFAEL ARAÚJO DA SILVA João Pessoa – PB 2012 RAFAEL ARAUJO DA S Relatório de Qu(mlca – Volumetria de Neut or6 tc view Relatório apresentado ao Prof. Msc. Anderson Simões da disciplina de Química Analítica Experimental do Curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade Anglo Americano de João Pessoa, com requisitos de avaliação. SUMÁRIO Introdução | 04 2.

Objetivos 06 Assim, as aulas da disciplina de Química Analítica Experimental dquiriu um papel substancial no processo de graduação, pois, o mesmo caracteriza-se como a prática em meio à aprendizagem na sistematização curricular. A Volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base é um método de análise baseado na reação entre os (ons H30+ e OH-, cuja extensão é governada pelo produto iônico da água (BACCAN, 2001). À primeira vista pode-se pensar que a reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resultaria sempre em uma solução neutra.

Entretanto isto não é sempre verdade, por ausa dos fenômenos de hidrólise que acompanham as reações entre ácldos fortes e bases fracas ou ácidos fracos e bases fortes (BACCAN, 2001). Além disso, a detecção do ponto final na volumetria ácido-base pode se tornar difícil devido a efeitos tamponantes gerados no meio reagente, que podem prejudicar a ação dos indicadores O intuito da analise volumétrica é determinar a quantidade de substancias desconhecida por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida. CONSTANTINO, 2004). Existem varias definições para Analise química, talvez seja mais favorável defini-la como a aplicação de um processo ou de uma série de processo para identificar ou quantificar uma substância, ou os componentes de uma solução ou mistura ou, ainda, para determinar a estrutura de compostos químicos (VOGUE-0 1992). As principais técnicas usadas em análise quantitativa baseiam-se VOGUEL, 1992). aseiam-se na reprodutibilidade de reações químicas adequadas, em medidas elétricas apropriadas, na medida de certas propriedades espectroscópicas, no deslocamento característica, ob condições controladas, de uma substância em um meio definido (VOGUEL, 1992). O acompanhamento quantitativo das reações químicas é a base dos métodos tradicionais ou “clássicos” da análise química: gravimetria, titrimetria e volumetria (VOGUE-O 1992).

Nas técnicas de titulação, alguns produtos químicos são freqüentemente usados em determinadas concentrações como solução de referência. Estas substâncias são conhecidas com padrões primários ou padrões secundários. Um padrão primário é um substancia suficientemente pura para que se possa preparar ma solução padrão por pesagem direta e diluição até um determinado volume de solução (VOGUEL, 1992). Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente – o titulante, são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine (HARRIS, 2005). 2.

OBJETIVOS ‘k Desenvolvimento de praticas laboratorial de acordo com regras de segurança; * Desenvolver conhecimentos e praticas a cerca de pesagem e balança analítica; * Preparação de soluções de Hidróxido de Sódio (NaOH) e de Ácido Clorídrico (HCI); * Padronização da solução de Ácido Clorídrico para eterminação da concentração real de um soluto em uma solução a fim de utilizar em experimentos futuros; ‘k Padronização da solução de Hidróxido de sódio para determinaçã PAGF3rl(F6 experimentos futuros; * Padronização da solução de Hidróxido de sódio para * Determinação do teor de Ácido Acético numa amostra de vlnagre; * Analise do Leite de Magnésia Comercial; 3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL O Procedimento experimental ocorreu de acordo com os roteiros distribuídos pelo orientador a cerca de cada aula. 4. RESULTADOS 4. 1 Padronização da solução de HCI 0,1000 MOI. L-I *Dados: VI: 10,gml 11,0 ml Vmédio— 10,95 ml B(bórax) = 0,0500 MOI/L-I V(bórax) 10 ml * Cálculos Na23407 . 10 H20 2 p. V HCI. U . V bórax. a p. 10,95 . 1-0,0500 . 10. 2 110,95 p-o,0913 Mol/L 2 + 4 H3B03 +5 H20 4. Padronização da solução de NaOH V(NaOH) = 9,2 ml p (IACI) = 0,0913 MOV -1 V(HCI) = 10 ml HCI+NOH Naci + H20 PAGF Acético / 4,74% (IV) x 4,74 XV 4,40 4,74 – 4,40 = 0,34 Er – EXV Er = 0,34440 Er -077 4. 4 Analise do leite de Magnésia Comercial IACI (aq) + NaOH –> NaCl (aq) + H20 2HCl + (s) IMgC12 + 2H20(I) (l) VHCI que reagiu com NaOH . v. l HCI- p. v. l NaOH 0,0913. v. 1 V- 13,15 ml HCI (II) VHCI que reagiu com Mg(OH)2 VHCI= 50 – 13,15 VHCI- 36,85 (III) m rnM . 2 (MEOH2- v. v. l (HCI respeito dos assuntos relacionados com abrangência e amplitude do nosso curso de graduação. Dentre essas oportunidades verificamos que as aulas foram satisfatórias levando em consideração o aprendizado.

De tal modo verificou-se a importância da padronização das soluções de HCI e NaOH para métodos de volumetria de neutralização, fincando claro que através de um procedimento correto e eficaz oderemos analisar e resultar a cercar das analise desenvolvidas a partir destas. Pode-se concluir que a reação de neutralização consiste na combinação de íons H+ e OH- com formação de água. A volumetria de neutralização se aplica à determinação de substânclas de caráter ácido e básico. Contudo, determinamos o teor de ácido acético numa amostra de vinagre e verificamos através dos cálculos que o valor de 4,74g está dentro dos padrões exigidos.

Em suma a partir da analise do leite de Magnésia comercial poderão ocorrer erros de analises elo mesmo apresentar-se como uma suspensão, portando o teor de Mg(OH)2 não esta totalmente homogêneo na solução, acarretando diferenças na distribuição das moléculas em todo seu conteúdo, mas de acordo com os cálculos obtivemos um bom resultado. 6. REFERÊNCIAS BACCAN, N. Química analitica quantitativa elementar. 3. ed. rev. ,ampl. e reest. sao Paulo: E. Blucher, 2005. 308P. CONSTATINO, M. G. Fundamentos de química experimental: São Paulo: Edusp. 2004 VOGEL, A. l. Análise química quantitativa. 5. ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. 712 p.

Estágio pedagogia

0

ntroduçao Com o desenvolvimento desse Porfólio irei mostrar um maior conhecimento sobre as teorias que muito ajudaram à transformar a

Read More

Recursos humanos

0

Questao 6 Resposta: Banco de dados é um sistema de coleta, armazenamento e acumulação de dados que são devidamente codificados

Read More