Reatividade

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍ ICA E INORGÂNICA RELATORIO – REATIVIDADE QUIMICA DOS METAIS 1 )INTRODIJÇÂO: Neste experimento,veremos a reatividade dos metais com alguns reagentes,por fim de saber quais metais possuem maior capacidade de doar elétrons e assim,reagir com as substâncias indicadas. Os metais obedecem a uma fila de reatividade química, onde os metais menos nobres são mais reativos que os metais mais nobres.

Entre os metais menos nobres incluem-se os metais alcalinos, metais alca nobres são os metais reatividade, os metai ors etais, já os mais (H) na fila de gt;Cu>Hg>Ag>Pt>Au 2)OBJETIVO: Observar a reatividade dos metais,analisando as reações de redox,e também. com base na fila de reatividade dos metais,prever a ocorrência ou não de uma reação de deslocamento. )PROCEDlMENTOS, RESULTADOS E CONCLUSÕES: -REAÇÕES DE METAIS COM SAIS: FOi colocado, em três tubos de ensaio, um pequeno fragmento de zinco metálico, em seguida, adicionado na ordem, em cada tubo, 2ml de sul Swlpe to vlew next page sulfato de cobre 0,5M (CuS04 ),2ml de cloreto de sódio 0,5M ( NaCl), e 2ml de nitrato de prata 2% (AgN03 ). Os três tubos foram agitados e se observou no primeiro tubo de ensaio ue o zinco obteve uma coloração escura ao reagir com o sulfato de cobre,e no terceiro tubo, o zinco também obteve coloração escurecida e se dissolveu ao reagir com o nitrato de prata.

No segundo tubo de ensaio não houve ocorrência de nenhuma reação,pois o sódio está a frente do zinco na fila de reatividade,náo tendendo a doar elétrons ao Na. REAÇAO: zn + CuS04 -> zns04 + cu 2″ REAÇAO: zn + 2AgN03 = 2Ag + zn(N03 p -REAÇÕES DE METAIS COM ÁCIDOS: Em cinco tubos de ensaio distintos, foram adicionados 2ml de ácido clorídrico 0,5M (HCI) e a seguir,em cada tubo adicionado em cada um, alumínio Zn),cobre (Cu),ferro (Fe), e magnésio (Mg).

Foi constatado que todas as substâncias reagiram com o ácido clorídrico. com exceção do cobre,que não reagiu. porém,houve uma diferença no tempo de cada reação ocorreu,algumas substâncias reagiram com mais rapidez e outras num processo mais vagaroso. O magnésio reagiu de forma rápida,liberando hidrogênio,e gerando uma solução de cloreto de magnésio (MgC12 da dissolução dos rons de magnésio. O zinco teve solução de cloreto de magnésio (MgC12 ),resultado da dissolução dos (ons de magnésio. Zinco teve um processo um pouco mais evagar,por não ser uma reação espontânea,também liberando hidrogên10. Em seguida o alumínio,que demora mais do que o magnésio para reagir,pois a sua forma metálica está recoberta com um filme protetor de óxido de alumínio (A1203 da reação do alumínio com o oxigênio do ar,que faz com que esse processo seja lento devido ao tempo que leva para o ácido reagir com o filme de óxido,removendo-o. ferro reagiu bem mais lentamente que as outras substâncias,também liberando algumas bolhas de hidrogênio. com o aparecimento de uma pequena coloração amarela,decorrente da formação do íon do ferro Fe3+. O cobre não reagiu com o ácido cloridrico,pois com base da fila de reatividade o hidrogênio tem maior tendência de se oxidar que o cobre. ‘ REAÇÃO: Mg +2HCl -; MgC12 H2 2a REAÇÃO: zn + 2HCl – ZnC12 +1-42 3a REAÇÃO: 2Al +6HCl -; 2AlC13 +3H2 4a REAÇÃO: + 2HCl -; peci2 +1-12 Assim, comparando com a fila de reatividade, a ordem crescente de reatividade dos metais dessa experiência é: Mg ; Zn ; Al ; Fe ; Cu Seguido desse experimento, ainda nas reações de metais com ácidos, foi col PAGF3rl(FS Fe ; Cu Seguido desse experimento, ainda nas reações de metais om ácidos, foi colocado um pequeno pedaço de cobre num tubo de ensaio, e adicionado 2ml de ácido nítrico concentrado (HN03).

Foi observado que houve uma reação entre as duas substâncias,onde ocorreu a diluição do cobre e a presença de vapor de dióxido de nitrogênio (N02). lsso ocorreu porque o cobre doa elétrons,sendo o agente oxidante da reação. cu +4HN03 -; + 2H20 + 2 N02 -REAÇÕES DE METAIS COM ÁGUA: Em três tubos de ensaio foram adicionados 4ml de água (1-120) e,na ordem,foi adicionado no primeiro um pedaço de alumínio segundo cobre (Cu), no último tubo um pedaço de ferro (Fe). Os tubos de ensaio foram aquecidos no bico de gunsen.

Não houve nenhuma reação entre as substâncias,isso ocorreu porque os metais menos reativos que o magnésio (Mg) e mais reativos que o hidrogênio (H) só reagem com a água em altas temperaturas. -REAÇAO DE METAIS COM BASES OU HIDROXIDOS: Foi colocado,em três tubos de ensaio, 3ml de hidróxido de sódio (NaOH) e,adicionado em cada tubo um pedaço de alumínio,no segundo tubo um pedaço de cobre,e no último um pedaço de ferro. Os três tubos de ensaio foram aquecidos no bico de gunsen e foi observado que,o alumínio reagiu com o hidróx

PAGF tubos de ensaio foram aquecidos no bico de gunsen e foi observado que,o alumínio reagiu com o hidróxido de sódio,ocorrendo a presença de efervescência e dissolução do ferro. A reação entre o alumínio e o hidróxido de sódio se dá pela seguinte equação: Al + Naoy-l+ H20 . ; NaAl 02 *3/2 H2 O cobre e o ferro não reagiram com o hidróxido de sódio porque não são mais reativos com o metal que está no composto (NOH). 4)QUESTIONARlO: 1 -Por que o cobre reage com o ácido nítrico concentrado? por que o cobre é oxidado,produzindo (ons Cu+2,já que o ácido ítrico é reduzido para dióxido de nitrogênio. -Completar as equações abaixo em caso de ocorrência: a)Zn + HN03 -; + NH4 N03 + H20 b)cu + H2S04 conc. – CuS04 + H2C) c)Mg + ZnS04 -; MgS04 + Zn d)Ca + H20 -; + H2 e)cu + H20 -; CUO H2 f)Au + HCI -, não há reação S)BIBLIOGRAFIA: QUÍMICA – VOLUME ÚNICO / JOÃO USBERCO, EDGARD SALVADOR – 5″ EDIÇAO REFORMULADA – SAO PAULO: SARAIVA 2002 (PAGS. 191 a 195) http://educar. sc. usp. br/quimapoio/reativid2. html Acesso: 09/04/11 – 17:20 http://www. fisica. net/quimica/resum014. htm#met Acesso: 09/04/11 – 18:53

Administração nos dias atuais

0

Administração nos dias atuais É surpreendente a maneira de fazer administração nos dias atuais, pois necessariamente não existe um manual

Read More

Radio história

0

Rádio: O rádio está entre os meios de comunicação em massa. Pode ser considerado o mais popular e o de

Read More