Recursos humanos

Categories: Trabalhos

0

A Teoria da Burocracia concebida por Max Weber, teve como ponto forte de origem a necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações, fator praticamente não considerado pelas teorias anteriores. A característica principal da Burocracia, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização, a liderança se dá em regras impessoais e escritas e através de uma estrutura hierárquica; o poder é legítimo e depende exclusivamente do grau de especialidade e competência técnica de quem o detém.

A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações contraditórias entre global, integrada e e Ambas revelam dois sobre a organização, ora Sv. ipe to view m uma abordagem organizacionais. las e incompletos e um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização.

Estudos de Max Weber, sociólogo e economista alemão, autor da Sociologia da Burocracia, e com a tradução inglesa e a divulgação nos EUA desses estudos, que a Administração e seus estudlosos, apropriaram-se dos conceitos da teoria weberiana daptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos da época. As falhas práticas das Teorias anteriores, a necessidade de um modelo organizacional mais racional, o crescimento desordenado e a complexidade das empresas foram os fatos que mais contribu[ram para o surgimento da Teoria da Burocracia.

O crescente tamanho e complexidade das empresas passou definidos. Alguns historiadores verificaram que a “indústria em grande escala depende da sua organização, da Administração e do grande número de pessoas com diferentes habilidades. Milhares de homens e mulheres devem ser colocados em diferentes setores e produção e em diferentes níveis hierárquicos: os engenheiros e administradores no alto da pirâmide e os operários na base.

Devem executar tarefas especificas, devem ser dirigidos e controlados. Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para responder à nova situação, que se tomava mais complexa. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada com exatidão, muito minuciosamente e em hipótese alguma permitindo que suas emoções interfiram o seu desempenho.

A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas. A partir a Teoria da Burocracia na Administração. A palavra Burocracia tem estreita relação com as organizaçóes que se baseiam em regulamentos, que criam direitos e obrigações. A atual sociedade organizacional é uma sociedade burocratizada, regida por regulamentos ou leis, que criam direitos e obrigações, sendo a burocracia um estágio na evolução das organizações.

Nessa Teoria, as rganizações são formais ou burocráticas e apresenta um sistema social como conjunto de funções oficializadas. Na abordagem burocrática, não há somente um modelo de burocracia, mas graus vari cratizaçào, promovendo PAGO rifa de normas com autoridade definida pela lei; Impessoalidade — nenhuma pessoa é subserviente ? outra e a obediência é devida aos cargos; Profissionalismo – significa que a burocracia é formada por funcionários com uma carreira profissional e meios de subsistência para os mesmos (MAXIMIANO, 2007). s diversificações estruturais nas empresas que foram criadas esse formato organizacional. A burocracia é popularmente entendida como um entrave às organlzaçóes e quando as soluções demoram a aparecer, diz-se que é “culpa da burocracia”. Segundo Weber é para ser exatamente o contrário, para ele, a burocracia é a organização eficiente por excelência. A abordagem burocrática tem caráter descritivo e explicativo (CHIAVENATO, 2003). Caráter legal das normas e regulamentos – é baseada na legislação própria e previamente estabelecida e possui caráter Caráter racional e divisão do trabalho – a divisão do rabalho é sistemática e adequada aos objetivos pretendidos de máxima eficiência com cada funcionário e sua respectiva função, com suas atribuições e responsabilidades. legal porque confere as pessoas nomeadas em cargos, poder de coação sobre os subordinados.

Impessoalidade nas relações rofissionais – a distribuição das atividades é feita em t os e funções, e não PAGF3tFd atividades são executadas de acordo com as rotinas e procedimentos. Competência técnica e por mérito – a escolha do profissional é feita por meio de méritos adquiridos e na competência écnica. São usados critérios de avaliação e classificação para toda a organização. Hierarquia da autoridade – segundo o princípio da hierarquia, cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior.

Especialização da Administração – os administradores da burocracla não são seus donos ou acionistas, asslrn surglu a especialidade de gerir o negócio. Profissionalização dos participantes – cada funcionário da burocracia é um profissional especializado nas atividades do cargo que ocupa. Completa previsibilidade do comportamento funcional – os uncionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização e conforme o previsto.

Racionalidade dos objetivos; Precisão na definição do cargo e na operação; Rapidez nas decisões; Unica interpretação de informações recebidas; Uniformidade de rotina e procedimentos; Continuidade da organização; Redução dos conflitos interpessoals; Decisões tomadas nas mesmas circunstâncias; Confiabilidade e beneficios para as pessoas da organização. Internalização das regras e a e o aos regulamentos (passam de meios a principais obiet

Produção textual individual 1º semestre analise e desenvolvimento de sistemas unopar

0

SUMARIO 1 INTRODUÇAO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2. 1 Componentes básicos de sistema de informação 5 2. 1. 1 Tipos

Read More

Estado democrático de direito

0

1. O ESTADO 2. Considerações Iniciais A Instituição da Democracia no Brasil pela Constituição Federal de 1988 introduziu novas garantias

Read More