Recursos humanos

Categories: Trabalhos

0

ntroduçao O tema abordado introduz alguns conceitos a respeito da evolução da área de Recursos Humanos exatamente para apresentar ao estudante o quanto a área progrediu e mudou seus conceitos para ficar mais próxima da estratégia das empresas e não só no processo operacional.

A evolução do Recursos Humanos extraiu das empresas os melhores objetivos e resultados nesta área e torná-la uma parceira estratégica das organizações por transformar as pessoas em centro de resultados e não apenas percebê-las como um centro de despesas. Justificativa A teoria das relações técnicas sobre gest As teorias da Admini Fayol,e agora a Admi fundamentais para e OF3 S. wp view next page s modernas práticas tona. lor,a Clássica,de umanas,sao dos pensamentos de gestão de uma organização sob vários aspectos.

Objetivo Com este trabalho buscarei me atualizar na área de Recursos humanos e vou buscar um melhor aproveitamento na formação em processos evolutivos e nas modernas práticas de gestão de pessoas. O Processo evolutivo da área de RH Na abordagem das relações humanas, o homem passa a ser Visto como um todo e não apenas como mais uma peça da máquina. Seus objetivos e sua inserção social também passam a ser considerados no sistema de gestão das empresas.

Nesta abordagem eles passam a reconhecer o homem como um ser que precisa ser percebido em sua plenitude e, por isso, os aspectos psicológicos, sociológicos, antropológicos e todos -lal Studia homem como um organismo Interativo tendem a ganhar mais força e, com eles, os profissionais dessas e outras áreas afins. São aspectos relacionados à satisfação no trabalho, à interação entre as pessoas, individual e grupalmente, aos aspectos relacionados ? motivação humana, à tomada de decisão e ao estudo dos perfis de liderança que ganharam destaque nessa teoria.

As principais origens da teoria das relações humanas foram: a necessidade de humanizar e democratizar a administração, adequando aos novos padrões de vida do povo americano; o desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a Psicologia e a sociologia; as idéias da filosofia Pragmática de Jonh Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Administração; As Relações Humanas são as ações e atitudes desenvolvidas elos contatos entre a pessoa e os grupos ao qual ela pertence.

Cada pessoa tem uma personalidade diferenciada e que influencia no comportamento uns dos outros. É a compreensão da natureza dessas relações que auxiliará o líder a extrair das pessoas os melhores resultados. A teoria das Relações Humanas contribuiu para uma evolução e trouxe consigo uma série de outras possibilidades de estudos, como o estudo da motivação humana, dos princípios e fundamentos do trabalho em equipe, da importância da liderança no processo produtivo; os estudos sobre a organização informal; s processos de comunicação, entre outros.

Em termos de evolução, os Recursos Humanos é uma das áreas que juntamente com as áreas estratégicas propriamente ditas, sejam elas Marketing, Administração e áreas que oferecem um perfil mais técnico estão em con perfil mais técnico estão em constante modificação, o que requer sempre um novo pensar. A evolução dos Recursos Humanos são divididos nas seguintes fases: Fase contábil(antes de 1930)- é uma fase onde deu maior importância ou registros de entradas e saídas; fase legal(1930 a 1950)- foi na época do então presidente Getúlio

Vargas que concedeu a Consolidação das leis do trabalho(CLT); fase tecnicista(1950 a 1965)- esta ligado a área de RH que tinha como foco as funções de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, beneficios e outros; fase administrativa(1 965 a 1985)- emergência do sindicato onde se preocupa com as pessoas; fase estratégica(1985 a atual)- ligado ao planejamento, organogramas, uma preocupação com o individuo e a empresa; fase do conhecimento(a partir de 1990)- preocupação globalizada, modernismo, gestão de pessoas.

O chefe de pessoal é uma Administração voltada para o controle o registro de informações e o gerente de RH é voltado para a gestão de pessoas, desenvolver competências e capacitar Conclusão Este trabalho nos mostra a importância da informação e do conhecimento como principais fatores de diferenciação para a competitividade organizacional e que o desafio da gestão de pessoas se concentra em garantir o comprometimento das pessoas,sendo que esse comprometimento será verdadeiro ? medida que a empresa também se comprometa com as pessoas.

Com este trabalho poderei aperfeiçoar minhas técnicas de trabalho com as pessoas dentro da empresa. 3

Gandhi

0

Humanismo e Cidadania – Luiz Moura MAHATMA GANDHI (1868 – 1948) “Quando em desespero, lembro-me que ao longo de toda

Read More

Trabajos

0

Nome DIEGO STEFANO FACCIOLI I RA Resenha Capítulo 8 SILVA, Fábio Gomes; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do Relacionamento com o

Read More