Rede – pon

Categories: Trabalhos

0

PON — Passive Optical Network (Rede Óptica Passiva) Vantagens de PON: Redes opticas pode ser usadas para fazer transmissões de longa distancia por exemplo: redes intermunicipais, nacionais e internacionals. Sistema DWDM, que pode multiplexar canais em cada fibra, exemplo: 64 canais de IOGB/s = 640GB/s. Um par de fios de cobre transporta até 6 chamadas telefônicas, um par de fibras ópticas pode transportar 2. 500. 000 chamadas telefônicas – 64 canais em 2,5G3/s Imuni a interferência eletromagnética, Confiabilidade e Redução Swipe to page para do peso.

As redes PON têm cu ponto no acesso ópti de muito mais do que c de estender a fibra o ors s redes ponto-a- _ p m isto significa é uma maneira suério final, gerar muitas outras ondas de demanda por serviços e atender demandas potenciais até então não viáveis tendo em vista sua necessidade por banda. Alguns dos benefícios de uma rede PON incluem: Provê acesso em fibra óptica com um custo de manutenção menor que o par metálico, permitindo às operadoras repassar está redução para suas margens operacionais e com isto reduzindo o custo para os seus usuários finais.

Transmite as informações em um único par de fibras para 64 elementos reduzindo em escala os custos de uma transmissão padrão ponto-a- ponto-a-ponto. O uso da interface óptica é otimizada pela OLT porque uma única fibra óptica atende 64 localidades. Uma redução de 64 para 1 no número de interfaces utilizadas em relação ao tradicional ponto- a-ponto. A alocação de banda para o usuário e feita remotamente, habilitando ao provedor de acesso o provisionamento rápido e fácil de seus serviços. Mantém a arquitetura das redes dos usuários intacta.

As ONUS onvertem o tráfego óptico para os protocolos já existentes nas redes dos usuários (IP, Ethernet, SDH, etc), não havendo a necessidade de mudanças elou adaptações. Reduz os pontos de falhas em relação aos sistemas ponto-a- ponto. As redes PONS utilizam elementos passivos e reduzem o número de elementos elétricos na rede. Desvantagens de PON: Custo para implementar como, por exemplo: na compra de equipamentos PON, material de instalação, gerencia de software, instalação, gerencia de hardware, treinamento de funcionários e suporte. ASYNCHRONOUS TRANSFER MODE-PON vantagens de ATM-PON:

A função DBA converge todo o tráfego do usuário para um único canal, possibilitando que a largura de banda não usada por um usuário seja disponibilizada para qualquer outro usuário. Essa alocação compartilhada reserva um número maior de usuários em cada canal, com ocupação automática da largura de banda disponlVel no caso do término da transmissão de um usuário bem como realocação de largura de banda no cas término da transmissão de um usuário bem como realocação de largura de banda no caso de retorno desse mesmo usuário, configurando um acesso dinâmico à camada de conexão com ervlço de tráfego sob demanda.

Através da implementação da função DBA, o OCT informa ao ONT qual volume de tráfego poderá ser transmitido na direção upstream a partir do Service Level Agreement (SLA) de cada conexão individual, bem como qual a prioridade dessa conexão e la gura de banda disponível na APON. A codificação dos dados, tanto no sentido downstream como upstream, obedece a codificação NRZ, com a seguinte convençao: – nível alto do sinal no domínio óptico para o binário UM; – nível baixo do sinal no domínio óptico para o binário ZERO.

Desvantagens ATM-PON: Muitas desvantagens da tecnologia ATM são superadas com a padronização da GPON, que como esta baseado na tecnologia Ethernet ainda requer encapsulamento adicional. Vantagens de E-PON: A tecnologia Ethernet tem a vantagem de economia de escala e uma base instalada de equipamentos em usuários residenciais e corporativos. Até o ano de 2002 a nível mundial, existiam cerca de 100 milhões de portas Ethernet 10 Mbps, acima de 500 milhões de 100 Mbps e acima de 50 milhões de portas 1 Gbp/s.

Desvantagem de E-PON: Outra possibilidade seria o acesso ao meio com base na técnica e contenção, uma técnica similar ao CSMA/CD, mas de difícil implementação porque as O PAGF3rl(FS na técnica de contenção, uma técnica similar ao CSMA/CD, mas de difícil implementação porque as ONUS não conseguem detectar colisão no OLT, devido às propriedades direcionais do divisor óptico passivo. um OLT poderia detectar uma colisão e informar as ONUS.

Porém, devido ao comprimento da rede, que pode exceder 20 km, a eficiência dessa técnica seria reduzida. Além disso, métodos baseados em contenção têm a desvantagem de fornecer serviços não determinísticos, o que eria inadequado aos serviços em tempo real, isto é, resulta uma rede de acesso incapaz de oferecer, além de dados, serviços de voz e de vídeo. GIGABIT-PON Vantagens de G-PON Isso decorre também da grande densidade de ligações de utilizadores conseguida no ponto de chegada ao núcleo da rede.

Os nós de grandes dimensões facilitam a gestão, o que “permite um consumo de energia menor” do que outras tecnologias. .Com a GPON e a centralização da gestão da rede que ela proporciona há economias interessantes. E por exemplo para os operadores portugueses, “há efeitos de escala que são importantes”. Estes efeitos têm a ver sobretudo com o espaço físico ocupado pela infraestrutura, dado que os nós são mais pequenos e o número fibras necessárias também é menor, explica o responsável. ? difícil de compreender que uma tecnologia como a active Ethernet escale melhor do que a GPON. Quando as distâncias são pequenas, as capacidades de expansão podem ser semelh PAGF melhor do que a GPON. Quando as distâncias são pequenas, as capacidades de expansão podem ser semelhantes. A tecnologia Active Ethernet envolve muitos elementos de rede activos no xterior, por ser ponto a ponto. Um dos argumentos da GPON é não usar componentes activos, o que teoricamente reduz custos de operação especialmente os de gestão.

Uma vantagem importante é que com a GPON saber-se exatamente qual é o elemento e onde está. Por outro lado, acrescenta que no centro de operações, a infraestrutura para a Active Ethernet ocupa muito mais espaço do que a da GPON. Para suportar a rede GPON são necessários perto de 20 metros quadrados, para um universo de 1500 assinantes, enquanto para as tecnologias ponto a ponto seriam necessários 100 metros uadrados para albergar a infraestrutura.

Desvantagens de G-PON: O GPON tem a desvantagem de multiplexar dados de vários utilizadores, o que reduz a capacidade real da fibra, uma vez que os utilizadores têm de partilhar a largura de banda disponível, quando não dispõem de uma ligação ponto a ponto. Outro aspecto importante, prende-se com o modo como o GPON origina a partllha de tráfego entre todos os clientes, ainda que com o recurso à utilização de mecanismos de encriptação. TABELA DE CUSTOS POR TIPO DE TECNOLOGIA: EVOLUÇÃO DE UMA ARQUITETURA BÁSICA PON NO AMBIENTE

Arquitetura e implementação de threads

0

Arquitetura e Implementação O conjunto de chamadas (primitivas) disponíveis para que uma aplicação utilize as facilidades dos threads é chamado

Read More

Como fazer uma boa redação.

0

Para ir bem em uma avaliação na faculdade, nao adianta saber a matéria se você não consegue se expressar por

Read More