Redes de computadores

Categories: Trabalhos

0

Redes de Computadores – Proe Eduardo – 1a Fase Acadêmica: Joicy Paula Althof Exercícios de Fixação Livro Redes de Computadores e Internet 1 – Qual a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final? R: Um sistema final é uma denominação para os computadores que estão conectados na periferia da internet, ao passo que o hospedeiro (host) é um tipo de sistema final que hospedam, isto é, executam programas de aplicação, tais como um programa de browser da web, um programa de seNidor Web, um programa de leitor de e-mail, ou um servidor de e-mail.

Entre os tipos de istemas finais, temo e computadores móv 2) A palavra protocol cr 7 Swipet page diplomáticas. Dê um em R: Sua excelência ao esa, servidores um sistema final. screver relações lo diplomático 3) O que é um programa cliente? O que e um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente? R: O programa cliente é o programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor. O programa servidor administra e fornece serviços e informações para os outros sistemas da rede.

Não, um programa servidor não recebe serviços de um programa cliente. Swipe page 4) Quais são os dois tipos de serviços de transporte que a internet provê as suas aplicações? Cite algumas características de cada um desses serviços. R: Serviço não orientado a conexão, onde não há nenhuma transferência confiável de dados, não prove controle de fluxo e nem controle de congestionamento. Serviço orientado a conexão é aquele que oferece uma transferência confiável de dados, controle de fluxo, controle de congestionamento. S) Afirma-se que o controle de fluxo e controle de congestionamento são equivalentes.

Isso é válido para o serviço orientado para conexão da internet? Os objetivos do controle de fluxo e de controle de congestionamento são os mesmos? R: Sim, é válido. Os objetivos não são necessariamente os mesmos, mas um auxllia o outro. 6) Utilizando uma analoga com os nossos atos, faça uma breve descrição de como o serviço orientado para conexão da Internet prove transporte confiável. R: Um pacote deve ser entregue a uma pessoa, quando o pacote é recebido por essa pessoa, ela verifica o conteúdo, analisa para ver se está tudo em tudo em ordem manda um bilhete ao remetente confirmando o recebimento do pacote.

Redes de Computadores – Profo Eduardo – 1 a Fase Acadêmica: Joicy Paula Althof 7) Qual a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos? R: A comutação de circuitos é mais adequa da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos? R: A comutação de circuitos é mais adequada a serviços de tempo real, é um circuito dedicado Numa rede de comutação de pacotes cada pacote tem que ser recebido integralmente por cada comutador antes de ser retransmitido, o que provoca atraso.

No TOM a transmissão é digital (bits). Portanto pode aver correção de erros a cada estágio da transmissão (em cada comutador ou multiplexador TOM). Na TDM, como são alocados fatias de tempo para cada elemento que transmite, quando há silêncio em um determinado elemento, a fatia de tempo alocada a ele pode ser usada por outro, o que não é o caso no FDM onde a freqüência está alocada todo o tempo a cada elemento. 8) por que se afirma que comutação de pacotes emprega multiplexação estatística?

Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TEM. R: Porque o compartilhamento de recursos é por demanda. A multiplexação ue ocorre em TDM aloca previamente a utilização do enlace de transmissão independente da demanda, com desperdicio de tempo de enlace desnecessários alocado e não utlizado, já a multiplexação estatistica compartilha os recursos por demanda. 9) Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino.

As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são RI e R-, respectivamente. Admitindo que um roteador us comutador e entre este e a máquina de destino são RI e R-, respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação e pacotes do tipo armazena-e-reenvia, qual é o atraso total fim-a-fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento. ) R: O atraso é QI_/R 10) O que quer dizer informação de estado de conexão em uma rede de circuitos virtuais?

Se a taxa de estabelecimento e interrupção de conexões em um comutador de uma rede de CVS for de uma conexão por milissegundo (em média), a que taxa a tabela de transmissão do comutador precisa ser modificada? R: Basicamente é que cada um dos rateadores mantém uma tabela com os circuitos irtuais ativos, contendo para cada um deles, qual o seu número e interface de entrada e qual o seu número e interface de saída. 1 1) Suponha que você esteja desenvolvendo o padrão para um novo tipo de rede de comutação dc pacotes e precisa decidir se sua rede usará CVS ou roteamento de datagramas.

Quais são os prós e os contras da utilização de CVs? R: circuitos virtuais têm de manter informação de estado de conexão e isso requer protocolos de manutenção de estado potencialmente complexos, entretanto os CVS identificam a origem e o destino apenas por um ID CV, e isso significa que a comutação de pacotes pode ser ealizada rapidamente. Redes de Computadores – Prop Eduardo – 1 a Fase Acadêmica: Joicy Paula Althof 12) Cite sei de Computadores — Prof Eduardo — 1a Fase Acadêmica: Joicy Paula Althof 12) Cite seis tecnologias de acesso.

Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel. R: Acesso residencial modem discado, DSL – Linha Digital de Assinante, HFC — Cabo Hibrido Coaxial/Fibra. Acesso corporativo Ethernet (tecnologia LAN) Acesso móvel LANS sem fim e redes sem fio de acesso a longa distância 13) Qual a principal diferença entre ISP de nível 1 e de nível 2? R: O ISP de nível 1 é considerado o provedor de seu cliente e ISP de nível 2 é o cliente 14) Qual a diferença entre um POP e um NAP?

R: O POP é simplesmente um grupo de um ou mais roteadores na rede ISP com os quais roteadores em outros ISPs, ou em redes pertencentes a clientes do ISP, podem se conectar. No NAP cada IPS pode controlado e operado por alguma empresa privada de telecomunicações„ além disso trocam inúmeros volumes de tráfego entre muitos ISPs. 15) A taxa de transmissão HFC é dedicada ou é compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por quê? R: É compartilhada.

Sim, porque se vários usuários estiverem requisitando algo ao mesmo tempo, a velocidade do tráfego diminui e uma resposta do provedor pode colidir com um envio de requisição. 1 6) Qual é a taxa de transmissão de LANS Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa? R: A taxa de transmissão da Ethernet é de 10 Mbps ou 100 Mbps, ou até mesmo de 1 Gbps e 10 Gbps. Sim, cada usuáno pode transmitir continuamente a essa taxa. ) Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet R = par de fios trançados ou cabo coaxial. 18) Modens discados, HFC e ADSL são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma taxa de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada. R: Modens discados: 56Kbps, largura de banda dedicada HFC, largura de banda compartilhada ADSL: 256 Kbps até 1,5 Mbps, largura de banda compartilhada joicy Paula Althof 19) Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes do atraso que formam o atraso fim- -fim.

Quais deles são constantes e quais são variáveis? R: dproc variável, d trans constante, d prop = variável 20) Cite cinco tarefas que uma camada pode executar. É possível que uma (ou mais) dessas tarefas seja(m) realizada(s) por duas (ou mais) camadas? R: Entrega garantida, controle de fluxo, controle de congestionamento, recuperação de erros, serviço a camada superior. Sim, por exemplo, a recuperação de erros é um serviço oferecido tanto pela camada de enlace quanto pel Sim, por exemplo, a recuperação de erros é um serviço oferecido tanto pela camada de enlace quanto pela fim-a-fim. 1) Quais ão as cinco camadas da pilha do protocolo da Internet? Quais as pnnclpals responsabllidades de cada uma dessas camadas? R: As cinco camadas são: – Aplicação residem as aplicações de rede e seus protocolos – Transporte transporta mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente e servidor de uma aplicação Rede é responsável pela movimentação, de uma máquina para outra, dos datagramas (pacotes da camada de rede). – Enlace é responsável por rotear um datagrama por meio de uma serie de comutadores de pacotes (roteadores de internet) entre a origem e o destino. Física movimenta os bits individuais ue estão dentro do quadro de um nó para o seguinte 22) O que é uma mensagem de camada de aplicação? Um segmento de camada de transporte? um datagrama de camada de rede? Um quadro de camada de enlace? R: São pacotes que viajam pela rede. 23) Que camadas da pilha de protocolo da Internet um roteador implementa? Que camadas um comutador da camada de enlace implementa? Que camadas um sistema final implementa? R: – rateador: camadas de rede, enlace e física; – comutador da camada de enlace: camadas de enlace e física; – sistema final: camadas de aplicação, transporte, rede, enlace e física.

Administração

0

a) 1 INTRODUÇAO Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite

Read More

Projeto cinema

0

APRESENTADORA: goa Noite! Bem vindos a mais um programa Mundo da Química. Nosso programa terá como pauta Óxidos. Um óxido

Read More