Reengenharia e downsizing

Categories: Trabalhos

0

REENGENHARIA E DOWNSIZING Reengenharia, Downsizing. MUDANÇA! Vídeo: Mudar ou “dar um jeitinho”? Você acredita em milagres? Modinha para Gabrie Quando eu vim pra e eu sou Gabriela Gabr cresci assim Eu sou 0 Swipe loview nentp va em nada Hoje s Eu nasci assim, eu mpre assim Gabriela, sempre Gabriela Quem me batizou, quem me iluminou Pouco me importou, e assim que eu sou Gabriela, sempre Gabriela Eu sou sempre igual, não desejo mal Amo o natural, etecetera e tal Gabriela, sempre Gabriela!

Dorival Caymmi Conceito Processo de enxugamento de pessoas e processos burocráticos, rocurando estabelecer responsabilidades para funcionários de níveis mais baixos. Objetivos *Diminuir a burocracia; *Diminuir os custos; *Anulação de áreas produtivas não essenciais, centrando-se no que melhor sabem operacionais) de gerencias e o mundo externo. nchaço na Pirâmide Empresarial como realizar a racionalização? * Aposentadoria antecipada; * Transferências de pessoas; Ações com planejamento X Ações sem planejamento. O que acontece?

Achatar a Pirâmide Empresarial Reduzir o numero total de gerentes e ampliar o controle geral da empresa. C] um gerente deve supervisionar um número maior de uncionários. Redução de hierarquias na pirâmide das empresas. Tomada de decisões mais rápidas; Conscientização rápida das necessidades do mercado e dos concorrentes; Menores custos. * Fácil troca de informação entre gerência e subordinados; * Melhor seleção de funcionários, investimento em treinamentos periódicos, reciclagem; *Tarefas distribuídas; *Especificação de cargos; *Inovação nas tarefas. Reduzir custos; C] Tomada de decis 20F 10 das; C] Rápidas respostas tubo de pasta de dentes E por falar em inovação…. Soluções simples e que surtam efeito Downsizing e Reengenharia Qual a diferença entre Downsizing e Reengenharia? Downsizing Reengenharia Gera capacidade de adaptação (quadro enxuto). Reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços. Conto: A REENGENHARIA DAS PULGAS Duas pulgas estavam conversando e uma comentou com a outra: Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobreviver quando somos percebidas pelo cachorro é zero. ? por isso que existem mais moscas do que pulgas. Elas então contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado lgum tempo, a primeira pulga falou para a outra: – Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos ue aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néc vôo rapidamente. 3 0 espantadas antes mesmo de pousar. Foi al que encontraram uma saltitante pulguinha, que lhes perguntou: — Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica? Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento. – E por que é que estão com cara de famintas? Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você? – Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer, e perguntaram à pulguinha: – Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia? Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora. — Mas o que as lesmas têm a ver com as pulgas? , quiseram saber as pulgonas…

Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou um mês ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me disse: “Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. Éo único lugar que a pata dele não alcança”. Moral Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento. Autor: LIMA, Prof. Arievaldo Alves de – Jornal da ADESA – Ano V – NO 43 – Rio de janeiro, R].

Estratégia de mudanças transformacionais significativas que objetiva tornar mais competitiva a empresa, através de um erenciamento mais eficaz de suas operações e processos e do redirecionamento de sua postura estratégica, se assim for necessário. 10 processos cliente final. 0 Processos incompatiVeis com o novo modelo de estrutura e de gestão, são substituídos por processos informatizados ou até mesmo eliminados. n “Estamos vivendo o que denominamos a era das reinvenções. Nossas empresas precisam ser reestruturadas e, sobretudo, reinventadas para sobreviverem num mundo de grandes mudanças. Francisco paulo de Melo Neto, 1995 Métodos antigos x novos Soluções? Empresas reestruturadas ou reinventadas? Vídeo: A reengenharia em “Monstros S. A. ” Estratégia mudada para melhorar o negócio da empresa n Palavras-chave da reengenharia: FUNDAMENTAL (Por que fazemos? O que deveria existir e não o que existe) C] RADICAL (ir à raiz das coisas) DRÁSTICA (saltos quânticos de desempenho) C] PROCESSOS(orientaçao a processos x tarefas, estruturas… ) 0 • Empresas com desenvolvimento assegurado e negócios rápidos • Empresas em processo de extinção CJ Quando a Reengenharia é necessária?

Grandes apuros. Previsão de problemas à frente. Gerência é ambiciosa e agressiva (aumentar ainda mais sua liderança sobre s concorrentes). LI Negócios vivos – ativas, ágeis, atentas, eficientes e pró-ativas. Regra básica: mudar sempre, e o principal processo de reestruturação das empresas é a reengenharia. “Maneira mais derradeira para as empresas que desejam sobreviver no novo mundo dos negócios. ” “Panaceia (remédio para todos os males) ou de um fenômeno de “anorexia corporativa”, que deixa as empresas mais magras, mas não necessariamente mais saudáveis”. Processo de reestruturação dentre 6 0 que surgiram e reengenharia como um processo de enxugamento, vamos observar que ela não será capaz de conduzir a empresa para alcance da competitividade necessária. Mas, ao contrário, se a percebemos na sua dimensão global de melhoria e inovação de processos nos níveis operacional, de gestão de processos e gestão dos negócios da empresa, a reengenharia preenche todos os requisitos necessários ao alcance da competitividade necessária, típica da era das reinvenções. Condições para o Sucesso da Reengenharia Metodologia compreensiva e sistemática; CJ Coordenação: todas as áreas afetadas pela reengenharia; C] Assessorar, planejar e implementar as mudanças; L] Análise de impacto das mudanças; Modelar e simular as mudanças propostas; n Usar esses modelos continuamente e constantemente; C] Associar os parâmetros administrativos , uns com os outros.

Os 7 passos para onde caminham os esforços da Reengenharia comprometer para que 01- A Direção deve se o sucesso ocorra; 02- As metas e objetivos devem ser estipuladas claramente; 03- Busque suporte para possíveis problemas; 04- Não siga muitas regras fixas, seja flex[vel; 05- Faça um levantamento das necessidades atuais da empresa; L16- Pesquise novas tecnologias; 07- Não melhore o que já existe , e sim inove nas mudanças. Dicas para o sucesso da Reengenharia n Aja com cautela; C] Faça um diagnóstico seguro ; Cl Jogo rápido; Faça aliados; C] Carta branca; C] Fim dos feudos; C] Foco nas pessoas.

D Estrutura do Novo Processo Estudos de Caso O Caso São Paulo Alpargatas A estrutura da empresa São Paulo Alpargatas, fabricante de calçados esportivos e sandálias, cresceu de tal forma que o seus processo decisório tornou-se extremamente lento. O peso de sua estrutura burocrática, dividida em diversos niveis hierárquicos e contendo 747 órgãos e centros de custos, começou a prejudicar o desempenho da empresa, tornando-a mais lenta, menos flexível menos eficiente. O aumento da estrutura se refletiu na elevação dos custos e na diminuição da produtividade.

Tais problemas foram suficientes para a alta direção da empresa decidir pela implantação de um processo de reengenharia. O foco inicial do projeto foi a racionalização da estrutura e a automação de alguns processos. Os objetivos principais foram: redução do ciclo de tempo de fechamento mensal, redução drásticas dos níveis hierárquicos, eliminação das atividades que não agregavam valor, simplificação dos sistemas de controle de informações e melhoria da qualidade as informações. 0F 10 Cremos que tal abordagem da reengenharia na empresa São Paulo Alpargatas se justifica pelo alto grau de burocratização existente na empresa, em especial nos seus setores de administração e contabilidade. Foram alcançados os seguintes resultados: * Houve uma redução de 65% no numero de centro de custos; * Redução do ciclo de fechamento mensal dos relatórios gerenciais de 23 para sete dias; * Total eliminação do trabalho manual; * Redução na quantidade dos formulários emitidos. É importante também ressaltar que a reengenharia utilizada a São Paulo Alpargatas objetivou inovar o processo de gestão da empresa.

Isto explica a grande ênfase atribuída aos fluxos de informações e à agilização do processo decisório. Assim, a reengenharia aqui utilizada centrou suas ações no binômio estrutura/processo. O Caso da Rhodia A Rhodia, o maior grupo privado dos setores químicos e petroquímicos no Brasil, implantou um novo programa de gestão da produção, baseado na técnica MRP II (material requirements planning, ou planejamento dos recursos de produção), cujo objetivo é integrar toda a cadeia de produção através da automação de processos.

O programa teve inicio na divisão farmacêutica e deve terminar em 1996, com um total de investimentos de aproximadamente US$ 1 milhão. A empresa obietiva alcançar os segui s; reducao de custos clientes na cadeia de produção. Tais características da técnica MRP indicam que as mudanças a serem geradas na empresa vão necessariamente demandar mudanças transformacionais (inovação de processos/reengenharia) a médio e longo prazo. sto porque às mudanças de melhoria se sucedem as mudanças de inovação, caso a empresa objeto dessas mudanças objetivar a busca permanente da competitividade.

O gráfico a seguir demonstra esta relação em cadeia entre as mudanças de diferentes tipos: mudança de racionalização da produção, mudanças de melhoria da produção e mudanças de inovação do processo de produção (reengenharia). O gráfico apresenta os três estágios de mudanças já mencionados. C] Foi o que ocorreu com a divisão farmacêutica da Rhodia ao longo do tempo. Tendo implementado mudanças nos dois primeiros níveis, a Rhodia já anunciou o início do seu processo de reengenharia, a ser realizado nos próximos anos. Este caso nos demonstra que a reengenharia não é apenas mais m processo de mudanças.

Ela atua num nível de profundidade maior, porque atua a nível da inovação organizacional e da inovação de processos. Conclusão A reengenharia e downsizing são processos que têm o poder de serem muito uteis às empresas, desde que sejam realizados com planejamento e com conhecimento claro do que são eles. Apesar de serem muitas vezes somente relacionados com o corte de custos e de pessoal, esses dois métodos vão bem além disso, abrangendo a simplifica ão dos rocessos da empresa, e trazendo aos funcionários e de adaptação a uma 0 DF 10

Ageu

0

Faculdade Luso Brasileira FALUB Carpina Fevereiro/2011 Auguste Comte “Toda Educação humana Deve preparar cada um A viver para os outros”

Read More

Igreja

0

GUIA RБPIDO – Principais informaзхes para vocк hospedar seu site no Hospedagratis. net IMPORTANTE: Abaixo estгo informaзхes importantes sobre sua

Read More