Reflexões sobre a profissão docente

Categories: Trabalhos

0

4 p acirram-se as discussões em torno da formação de professores e do nlVel de titulação desejado para o professor da escola básica. Professores, associações de classe e cientiTicas debatem sobre a valorização do professor e sobre as instituições que devem ser responsáveis por sua formação em nivel superior. na verdade a valorização do magistério não passa pela exigência do vível superior para o exercício da docência no ensino fundamental e nem mesmo pela institucionalização de critérios e medidas de valorização.

Sua busca é uma tarefa do próprio rofessor em conjunto com os outros valores da escola. com os Sindicatos as Associações Científicas e de classe e o próprio governo. pais,alunos e sociedade civil em geral são responsáveis pela valorização do professor e pela qualidade do ensino. A luta pela valorização da profissão passa pelo conflito e pela ação coletiva conforme afirma Contreras: O reconhecimento da significação social e política da intervenção educativa se transforma por vezes em práticas de oposição e em ações estratégicas que ampliam o significado da prática profissional do ensino .

Já não estamos falando do professor(a),isolados em sua sala de aula ,como forma de definir o lugar de sua competência profissional,mas da ação coletiva e organizada e da intervenção naqueles lugares que restringem o reconhecimento das conseqüências sociais e políticas do exercício profissional do ensino. (CONTRERAS. 2002. p. 82). A Importância e o reconhecimento da profissão docente enquanto preocupação das políticas públicas em escala mundial é relativamente recente.

Segundo Siniscalco (2003),a mudança progressiva na atenção que as políticas dedicam aos professores nquanto protagonistas da melhoria educacional se deu a partir de uma Conferência Inter-governamental Especial realizada pela OIT e pela UNESCO,em Paris,em 1966 a qual enfatizou a interdependência entre o status dos prof 20F 14 UNESCO,em Paris,em 1966 a qual enfatizou a interdependência entre o status dos professores e o status da educação. ara ela,embora o número de professores primários tenha crescido consideravelmente nos países em desenvolvimento houve também o crescimento do número de crianças em idade escolar resultando numa alta razão entre população de crianças em dade de freqüentar a escola primária e professores,sendo que a porcentagem de mulheres entre os professores continuou a crescer na década de 1990. Nos estudos e pesquisas sobre formação de professores e profissão e profissão docente,vários atores do sistema de ensino vêm sendo questionados,mas um ator importante precisava ser consultado:a antiga professora que exerceu essa profissão em outros tempos ,quando os problemas eram outros e a realidade social econômica e política do país era diferente.

Tendo passado por diferentes momentos históricos da profissão do prestigio dos anos iniciais á posição mais recente o magistério enquanto profissão difícil mal renumerada e desvalorizada socialmente – essas professoras trazem em suas memórias imagens que se desvendadas poderão apontar para ações de resgate e revalorização do magistério.

Os profissionais em exercício têm de certa forma a oportunidade de se fazerem representar nas audiências públicas e nas consultas e intercâmbios feitos constantemente pelas entidades científicas tais como a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação — ANFOPE, especialmente via Internet.

Entretanto os professores que já se posentaram e que estão afastados de toda essa discussão nao tem oportunidade de se manifestar e de prestar sua colaboração seja emitindo opiniões sobre a formação de professores ,seja esclarecendo aspectos fundamentais da profissão que foram descobertos e vividos em sua trajetória profissional. Há inúmeros profissionais nessa situação que poderiam cont 30F 14 sua trajetória profissional.

Há inúmeros profissionais nessa situação que poderiam contribuir de forma significativa para as discussões que estão sendo entabuladas. Dentre esses profissionais consideramos ouvir primeiro aqueles mais amigos ue possuem uma rica experiência para ser compartilhada a qual trará significativos subsídios para os estudos sobre a profissionalidade do professor.

Assim buscando contribuir para as atuais discussões em torno da profissão docente e do melhor nível e instância para a formação de professores da escola básica ,penetramos no túnel do tempo para resgatar junto a professoras primárias formadas no inicio do século XX,aspectos da profissionalidade docente que são determinantes dessa profissão e que precisam ser considerados nos cursos de formação independente do nível em que sejam oferecidos.

DESENVOLVIMENTO A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS NO FINAL DO SÉCULO XX AOS MEADOS DO SÉCULO XX. Fatos marcantes analisados da educação brasileira que influenciaram diretamente na formação de professores primárias e Minas Gerais. Para essa pesquisa recorremos ás obras de e 2003) e Romaneili (2003). A profissão docente no Brasil vem passando por grandes transformações desde o século XX,quando surgiram as primeiras escolas primárias do país .

Desde o período imperial já existia o propósito de formar o professor para o magistério “primário” sendo que o governo imperial responsabilizava-se pela anutenção dos cursos superiores então existentes e reduzidos e atribuía ás províncias a res onsabilidade pelo ensino primário e secundário. AGE 4 OF foi marcado pela restrição do controle estatal e pela busca de melhoria do estatuto sócio-profissional dos docentes. Os primeiros decretos de criação de escolas normais surgiram em vários pontos do pais :Minas gerais,Rio de Janeiro,3ahia e Sáo Paulo.

Nem todas foram inauguradas. Em Minas Gerais a primeira Escola Normal foi criada em 1840 no tempo do império em Ouro Preto,capital da província. Entretanto seu funcionamento era irregular ntercalando períodos de abertura e fechamento até 1872,época em que foi criada em campanha uma nova escola normal. Juntas passaram a preparar os professores para o ensino primário de Minas Gerais. A partir daí foram criadas novas escolas normais em outros municípios e em 1 882, Minas Gerais contava com 5 escolas normais localizadas em Ouro Preto ,Campanha,Diamantina,Montes Claros e Sabará.

A escola normal de Ouro Preto foi extinta com a transferência da capital voltando a reabrir em 1929. Criadas para resolver o problema da improvisação na formação e contratação dos professores que vinham até então tuando nas escolas primárias as escolas normais passaram a enfrentar outro problema a improvisação de seu próprio corpo docente uma vez que no Brasil não existiam professores habilitados para atuar na formação das normalistas.

Assim até 1870,as escolas normais não foram valorizadas já que os próprios governantes não estavam convictos de sua necessidade. Dentro do espírito de descentralização presente na constituição de 1891 que atribuiu aos Estados a tarefa de organizar seus sistemas educacionais e tomar sob sua responsabilidade o ensino primário e normal. Minas Gerais tomou uma série de medidas visando otar o Estado de um sistema escolar público e deu especial atenção á Escola Normal vista como condição indispensável para a consolidação da Escola Primária .

Dentre essas medidas sobressai-se a criação da Escola Normal Modelo da Capital pelo Governador 4 . Dentre essas medidas sobressai-se a criação da Escola Normal Modelo da Capital pelo Governador João Pinheiro ,através da lei estadual 439 de 28/09/1906. Essa escola foi considerada modelo porque cabia a ela servir de padrão ás outras escolas do gênero no estado no sentido de se buscar uma uniformidade para o ensino normal mineiro.

No período que antecedeu a Revolução de 1 930 em Minas Gerais o secretário dos negócios do interior Francisco Campos e o Inspetor Geral de Instrução Pública Mário Casasanta articularam uma grande reforma no Ensino Primário e Normal do Estado,adotando os princípios da escola nova. O Professor era um dos elementos chave da organização proposta por eles e o ensino normal era um curso de caráter profissional capaz de oferecer aos futuros professores os instrumentos indispensáveis ao exercício da profissão docente.

De acordo com essa proposta ,a formação de professores era feita através e três cursos ,desenvolvidos em sete anos:Adaptação(2 e Peixoto diploma de normalista do Segundo Grau constituía título de habilitação para todos os cargos do magistério ,bem como requisito para nomeação de professores de Metodologia e de Prática Profissional nas escolas Em 1929 foi criada em Minas Gerais ,através do decreto (8987) de 22/02/1929,a escola de aperfeiçoamento ,uma escola em nível pós-normal para aprimorar a formação do professor nos aspectos técnico e cientifico preparando o corpo docente das escolas normais e os administradores das escolas primárias . A Escola de Aperfeiçoamento foi responsável pela introdução em Minas Gerais e no Brasil de uma série de inovações na área educacional. Com a Revolução de 1930 afloraram-se os problemas que a educação vinha passando desde a expulsão dos Jesu[tas e ficou mais evidente a precariedade das escolas e a necessidade de uma r 6 4 a expulsão dos Jesuitas e ficou mais evidente a precariedade das escolas e a necessidade de uma revisão de educação. Nessa época tinha-se como bandeira a democratização do ensino e o direito á educação considerados indispensáveis .

Em Minas Gerais no periodo que se seguiu a Revolução de trinta esquema de formação do professor implantado por Francisco Campos e Mário Casasanta foi reduzido para diminuir os custos com o setor e facilitar o reconhecimento oficial do ensino ministrado pelos estabelecimentos particulares Assim o decreto do Governo de Minas Gerais número 10. 362/32 suprimiu o curso Preparatório e Reduziu para Sanos o tempo previsto para a formação do professor ,sendo 2 anos de Adaptação e 3 anos de Normal. Visando eliminar os preconceitos em relação aos egressos de primeiro e segundo graus mantendo a antiga rganizaçao curricular apenas nas escolas normais de Belo Horizonte e de Juiz De Fora .

Nos anos quarenta o governo federal fixou normas para a formação do professor primário e estabelecer exigências para o exercício do magistério em diferentes níveis de ensino, dando sequência ás iniciativas levadas a efeito pelo governo revolucionário de 30. Essas medidas integravam um programa de modernização que tinha como objetivo assegurar condições para o desenvolvimento industrial . A educação passou a ocupar posição estratégica no programa de Vargas ,no sentido de assegurar o progresso econômico com ordem. Para isso ,não bastava expandir a escola rera necessário renová la ,dotando-a de padrões e formas de organização compatíveis com os avanços da ciência,imprimindo nela os mesmos padrões de racionalidade de outras esferas do serviço público . Acentuou-se ,assim a importância da formação de professores em instituições especialmente criadas para este fim.

A posição do governo era respaldada do ponto de vista pedagógico ,pelos profissionais da educação 4 posição do governo era respaldada do ponto de vista pedagógico ,pelos profissionais da educação “grupo de ducadores formado na década de vinte com o objetivo de lutar pela divulgação do ensino e pela melhoria de sua qualidade. Fortemente influenciado pelo movimento escolanovista em voga nos Estados Unidos e na Europa esse grupo insistia numa educação de cunho cientifico capaz de atender ás tendências e aptidões dos alunos e ás necessidades do meio social. A Escola Nova que tinha como principal articulador no Brasil ,Anísio Teixeira,pregava a organização do ambiente pedagógico de modo a estimular o desenvolvimento das aptidões ,0 que levaria os alunos á aquisição da disciplina nterior -Assim os espaços escolares deveriam ser racionalmente organizados para que fossem alcançados com o máximo de eficiência a autodisciplina e o autocontrole.

Semelhante a revolução nos processos educativos seria,na visão dete grupo impossiVel sem a unidade de formação de professores os quais independentemente do grau em que atuassem deveriam ter formação universitária. 1 LEI ORGâNICA DO ENSINO NORMAL; Assim, é importante definir… que á formação dos professores em todo o território nacional era uniforme ,estabelecia princí iOS e normas relativos a regime de estudos ,conteúdos pr ?todos e processos 8 4 NORMAL TINHA VARIAS ESTRUTURAS: Como… curso de formação de regentes de ensino primário de primeiro ciclo.. Curso de formação de professores primários de segundo ciclo. lnstitutos de educação (jardim de infância e a escola primaria como anexos e cursos de especialização. Havia limitações de faixa de idade ,superior a 25 anos eram impedidos de se matricularem. AS DIFERENÇAS NO EXERCICIO DA PROFISSÃO: As professoras do passado ,especialmente as que exerciam a docência nas pequenas cidades do interior ,careciam de uma orientação mais afetiva por parte dos órgãos dministrativos do sistema de ensino e de oportunidades de formação continuada e consideram que os professores de hoje são mais bem a) As dificuldades para as professoras dessa época: – Antigamente a gente fazia o normal só e pronto,a não ser a inspetora que fosse lá quando a gente tivesse dúvida. – E a gente não tinha orientação maior,cada uma aplicava um método mais ou menos conforme achava que precisava:A aula era dada com a bagagem que tínhamos ,nem fontes para recorrer ,nem delegacia de ensino ,havia naquela época:(Luiza). b) É hoje tem mais assistência não é: Em termos de capacidade diferença é muito grande,porque hoje a pessoa tem muito mais campo para poder desenvolver,estudar,muitos cursos para reciclar,especialização em determinadas áreas:(Elizabeth).

I O PROFESSOR D antigas professoras ,interferem negativamente na vida do educador, a televisão e as facilidades de acesso ao conhecimento pela internet,além de terem reduzido o interesse pela leitura,trouxeram uma auto-suficiência para os alunos e uma consequente redução da Importância do professor,enquanto pessoa que domina e é responsável pela sua divulgação. Os reflexos da vida moderna na escola se fazem sentir isível . As relações internas,os encontros e as trocas são dificultadas pela exiguidade do tempo. Além disso,a escola viu se invadida pelos modernismos e influências de outras culturas,apresentando como um grave problema a falta de preservação da cultura e da arte brasileira.

Também o currículo está multo diferente,na percepção da professoras que consideram que o ensino de antigamente era melhor e que a escola primária de sua época apesar de ter um número menor de matérias ,preparava melhor as crianças. Por um lado ensino era mais apertado em termos de conteúdo ,por outro lado,era mais simples,porque os alunos davam conta de fazer os exercícios de casa,que hoje são muito complexos e exigem a participação ativa das maes. Um aspecto considerado negativo para as professoras,é a atual compartimentalização entre as disciplinas nas séries iniciais do ensino fundamental. com professores diferentes para disciplinas diversas. EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 1 EXEMPLO DE GRÁFICO dos entrevistados na pesquisa são educadores: 10% estudantes na área de pedagogia. Gráfico 1 – Faixa etária [pic] Fonte: da pesquisa 2007 0 DF 14

Interdisciplinar

0

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMIN STRAÇÃO to view nut*ge AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Read More

Manual de contratos

0

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SAO FRANCISCO E DO PARNAIBA Vinculada ao Ministйrio da Integraзгo Nacional – Ml Res.

Read More