Reflexões sobre o ato de estudar

Categories: Trabalhos

0

Reflexões sobre o ato de estudar um conjunto de sugestões que podem ajudar você a ter um melhor rendimento na escola. Carlos Eduardo Godoy Professor de Ciências da Natureza e Tecnologia Site pessoal: cecgodoy. pro. br E-mail: cecgodoy@gmail. com 2a edição (setembro/2008) ndice 1. Introdução 02 OF17 p 2. Reflexões sobre o ato de estudar a. Para que estudar? 03 b. As conseqüências do ato de estudar i. Vida escolar 04 ii. Compreensão do mundo prova não é o melhor momento para estudar! E não pode ser o único! Se surgirem dúvidas, como serão resolvidas?

A quem será solicitado socorro? A vida escolar se caracteriza como um período de grande aquisição de conhecimentos de muitos tipos: conceitos (idéias), procedimentos para realizar determinadas atividades, estratégias de aprendizagem… É muito fácil se perder em meio a tantas informações, obrigações solicitações. O que fazer? Como proceder? Pensando nessa situação resolvi organizar algumas idéias a respeito desse tema e escrever um pequeno “Guia do aluno”, com dicas que podem ajudá-lo a tornar sua vida escolar mais fácil e produtiva.

As paginas seguintes reúnem algumas reflexões de alguém que omeçou a estudar em 1972, e não parou até hoje… eia com atenção as páginas seguintes e procure aplicar as idéias propostas em seu cotidiano. Acredito que sua vida de estudante tornará muito mais tranqüila. Boa leitura! Carlos Eduardo Godoy / Professor de Ciências da Natureza e Tecnologia www. cecgodoy. pro. br www. saladeciencias. pro. br cecgodoy@gmail. com Reflexões sobre o ato de estudar 3 2.

Reflexões sobre o ato d 20F existam muitas pessoas bem sucedidas que não tiveram oportunidade de estudar, fazê-lo com dedicação pode ajudar a tornar o caminho mais fácil. A vida acadêmica é um período de preparação muito importante, no qual adquirimos experiências e conhecimentos que serão aplicados em outras situações da vida. O que aprendemos na escola nos permite realizar escolhas conscientes, tomar atitudes corretas, realizar ações mais produtivas. Um ditado popular diz que “sorte é estar preparado no momento em que aparece uma oportunidade”!

Outro ditado diz que o conhecimento científico, aos olhos de que não o tem, parece mágica. A escola tem importante papel em nossa preparação para a vida, devemos aproveitar esse momento para preparar o caminho futuro. w. w. cecgodoy. pro. br cecgodoy@gmall. com 4 Como já foi dito anteriormente, estudar corretamente pode trazer mudanças bastante positivas na vida do estudante. Os resultados mais eviden s são as notas obtidas 30F lições de casa também se torna mais simples e rápido! Outro resultado é que o mundo ao nosso redor parece se tornar multo mais interessante! ? medida que os conhecimentos adquiridos começam a ser relacionados com o cotidiano eles se tornam mais sign’ficativos. Aquela matéria “pouco interessante” pode ajudar a explicar os fatos noticiados no Jornal. 5 3. O caminho mais adequado a. Antes da escola i. Alimentação, atividade fisica e descanso A preparação para o bom rendimento escolar começa bem antes de você chegar à escola, ainda em suas casa. Um atleta medalhista nos Jogos Olímpicos treina muitas horas diárias durante meses, cuida de sua saúde, alimenta-se corretamente, dorme bem e busca aprimorar sua técnica para ganhar medalhas.

A vida escolar exige um esforço semelhante para quem busca bons resultados! Alunos sonolentos e cansados or dormir pouco, mal conseguem AGE 4 OF momentos de desafios mentais variados. por essas razões é importante você dormir por volta de oito oras diárias, praticar atividades esportivas e alimentar-se corretamente. ww. w. saladeciencias. pro. br 6 ii. Postura investigativa Qual é a explicação para o eclipse que “escureceu” o Sol? O que ocorreu na rede elétrica e provocou o apagão na cidade? Qual é a causa das mudanças climáticas noticiadas no jornal?

O que acontece com nosso corpo quando estamos gripados? O mundo ao seu redor está em constante mudança! Você compreende o que está ocorrendo? Talvez isso tudo pareça sem importância para muitas pessoas, mas compreender os fatos do cotidiano, suas causas e onsequências, torna as pessoas mais capazes de interagir positivamente em seu melo. Como já foi mencionado anteriormente, a escola busca contribuir para a formação de indiv[duos melhor preparados para a vida. Certamente os fatos marcantes que ocorrem diariamente serão temas de debates na escola.

Se você estiver atento ao que ocorre ao seu redor poderá participar m das atividades realizadas ww. vv. cecgodoy. pro. br vw. w. saladeciencias. pro. br 7 b. Na escola Você está sentado na carteira, a aula está chata, você não entende nada… O que fazer? Brincar? Ignorar a aula? Fazer de conta que está atento, mas fazer outra coisa? Certamente não! Você é o maior interessado em aproveitar aquele momento da maneira mais produtiva possível! Por que não acertar a posição na cadeira, sacudir a cabeça e participar da aula?

Você saiu de casa, foi para a escola e terá que ficar ali até o final das aulas. Aproveite esse tempo a seu favor! O tempo é um “recurso natural não renovável”! O tempo que passou não pode ser recuperado, portanto agarre-o com “unhas dentes” e aproveite-o da melhor maneira possível. A sala de aula é o local planejado, preparado, utilizado para ropiciar aos alunos experiências de aprendizagem que os ajudem a aprender! Os professores planejam atividades com esse objetivo! Cabe aos alunos aproveitar o local, o momento, os personagens e a situação!

Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete do Brasil, conhecido como “Mão Santa” ela recisão de seus arremessos, frequentemente diz em e sua precisão é resultado 6 OF 8 algumas dezenas, ou centenas, de arremessos. Isso ocorria mesmo quando estava cansado e com vontade de ir para casa! Outro ídolo do esporte nacional, o goleiro Rogério Ceni, tem atitude semelhante. Conhecido por suas cobranças de falta certeiras, o goleiro desenvolveu essa habilidade com muito treino, realizado depois que os outros jogadores já haviam deixado o campo.

Ele e seu treinador permaneciam em campo e realizavam inúmeras cobranças, uma apos a outra. Ambos os atletas são hoje ídolos nacionais, reconhecidos internacionalmente por suas habilidades. Foi fácil? Certamente não! Mas seus esforços trouxeram resultados e os galgaram a posições de destaque merecidas. O esforço é necessário também em sala de aula. Algumas vezes aluno chega à escola cansado, preocupado com problemas essoals ou até mesmo excitado com algum acontecimento marcante em sua vida. so poderia atrapalhar a sua atenção e o seu rendimento, mas é preciso vencer as condições desfavoráveis com esforço e concentração na aula, para aproveitá-la ao máximo. Pode ser difícil, mas o resultado compensa! inteirar das orientações referentes à atividade. O que deve ser feito? Como deve ser feito? A atividade é individual ou em grupo? De posse dessas informações deve tomar seu material e realizar que foi proposto. Haverá aulas expositivas, aulas práticas, atividades individuais, tividades em grupo…

A postura adequada é aquela que segue as instruções do professor, contribuindo para que a classe consiga atingir os objetivos da atividade proposta. Cabe ao aluno usar seu bom senso para identificar a postura mais adequada a cada situação, mas podemos dizer que, em todas elas, a regra básica é seguir as normas de boa educação. Dica 1: – Participe da aula de maneira produtiva! – Ouça atentamente todas as orientações do professor. – Aguarde sua vez para falar. – Evite situaçóes que possam atrapalhar a comunicação prevista entre professor e alunos. 0 80F proveitar a aula da mesma maneira que outro com todo o material. Dica 2: – Tenha sempre seu material consigo: caderno, livros, estojo (lápis, caneta e borracha) e específicos de cada disciplina. – Evite pedir material emprestado aos colegas. – Tenha sempre canetas e lápis reserva. 11 iii. O registro O caderno de um aluno é o seu maior tesouro… Desde que bem feito, bem cuidado, bem organizado. A principal característica de um bom caderno é a qualidade do seu registro: • Letra clara e legível; • Informações completas; • Uso de cores e outros recursos para destacar pontos importantes;

Uma sala de aula é um ambiente em que fervilham idéias, opiniões, conceitos e outras informaçóes de todos os tipos. A lousa (quadro negro) é o espaço que o professor utiliza para organizar as informações de maneira didática e compreensível para os alunos, facilitando o seu r erno. Porém, nem tudo o registros do professor, evitando perder dados importantes. – Procure ter um caderno completo, claro, preciso e de fácil compreensão. 12 iv. As dúvidas Dúvidas são tijolos de baixa qualidade em uma parede. Se a parede construída tiver tijolos se desfazendo em sua base, toda a parede ode desabar.

Conhecimento construído com multas dúvidas não solucionadas também um conhecimento que provoca insegurança. Por outro lado, dúvidas são fatores de motivação que apontam algo novo a ser aprendido. Elas Indicam áreas de nosso conhecimento que ainda não satisfazem nossa ansiedade de explicar algo. Quando elas surgem devemos buscar a solução para elas, de modo que nosso conhecimento consiga explicar o que antes não era explicado. Ao solucionar as dúvidas, nosso conhecimento torna-se mais sólido, mais completo e mais capaz de satisfazer nossos anseios explicar as coisas. 0 DF

Metodologia para estudo de caso ad1

0

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul Campus Virtual [pic] I Atividade de avaliaзгo a distвncia (AD) Disciplina: Metodologia

Read More

Bioquimica clinica

0

INTRODUÇAO Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é reduzir as dúvidas que a história clínica e o

Read More