Reino fungi

Categories: Trabalhos

0

O reino Fungi é um grande grupo de organismos eucariotas, cujos membros são chamados fungos, que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é o facto de as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina, ao contrário das células vegetais, que contêm celulose.

Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral omum (um grupo monofilético). Este grupo de fungos é distinto dos estruturalmente similares Myxomycetes (agora classificados em Myxogastria) e O ao estudo dos fungo ramo da botânica, m mostrado que os fun das plantas. ra to view biologia dedicada ezes vista como um os genéticos terem s dos animais do que Abundantes em todo mundo, a maioria dos ungos é inconspícua devido ao pequeno tamanho das sua estruturas, e pelos seus modos de vida cr[pticos no solo, na matéria morta, e como simb Swlpe to vlew next page simbiontes de plantas, animais, e outros fungos. Podem tornar- e notados quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores. Os fungos desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica e têm papéis fundamentais nas trocas e ciclos de nutrientes.

São desde há muito tempo utilizados como uma fonte direta de alimentação, como no caso dos cogumelos e trufas, como agentes levedantes no pão, e na fermentação de vários produtos alimentares, como o vinho, a cerveja, e o molho de soja. Desde a década de 1940, os fungos são usados na produção de antibióticos, e, mais recentemente, várias enzimas produzidas por fungos são usadas industrialmente em detergentes.

São também usados como agentes biológicos no controlo de ervas daninhas e pragas agrícolas. Muitas espécies produzem compostos bioativos chamados micotoxinas, como alcaloides e policetídeos, que são tóxicos para animais e humanos. As estruturas frutíferas de algumas espécies contêm compostos psicotrópicos, que são consumidos recreativamente ou em cerimónias espirituais tradicionais. Os fungos podem decompor materiais artificiais e construções, e tornar-se patogénicos para animais e humanos.

As perdas nas colheitas devidas a doenças causadas por fungos ou à deterioração de lmentos pode ter um im PAGFarl(F3 colheitas devidas a doenças causadas por fungos ou ? deterioração de alimentos pode ter um impacto significativo no fornecimento de alimentos e nas economias locais. O reino dos fungos abrange uma enorme diversidade de táxons, com ecologias, estratégias de ciclos de vida e morfologias variadas, que vão desde os quitridios aquaticos unicelulares aos grandes cogumelos.

Contudo, pouco se sabe da verdadeira biodiversidade do reino Pungi, que se estima incluir 1,5 milhões de espécies, com apenas cerca de 5% destas formalmente classificadas. Desde os trabalhos taxonomicos pioneiros dos éculos XVII e XVIII efetuados por Lineu, Christiaan Hendrik Persoon, e Elias Magnus Bries, os fungos são classificados segundo a sua morfologia (i. e. caraterísticas como a cor do esporo ou caraterísticas microscópicas) ou segundo a sua fisiologia.

Os avanços na genética molecular abriram o caminho à inclusão da análise de ADN na taxonomia, o que desafiou por vezes os antigos agrupamentos baseados na morfologia e outros traços. Estudos filogenéticos publicados no último decénio têm ajudado a modificar a classificação do reino Fungi, o qual está dividido em um sub-reino, sete filos e dez subfilos. PAGF3ÜF3

Iniciação de atletismo na praia

0

NICIAÇAO DE ATLETISMO NA PRAIA Projeto I O atletismo assume um papel muito importante na formação da criança em qualquer

Read More

Platão defesa de socrates.

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇAO – CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA E EDUCAÇÃO PROFESSOR: FRANCISCO DE

Read More