Relatorio

Categories: Trabalhos

0

Ministério da Educação- MEC Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível- CAPES Diretoria de Educação a Distância- DED Universidade Aberta do Brasil- UAB Programa Nacional de Formação em Administração Pública- Disciplina: Gestão Logística Professor: Evaldo Cesar Cavalcante Rodrigues Tutora: Regina Luna Santos de Souza Aluo (a): Maine Augu Data do Trabalho: 05 RELATÓRIO PARCIAL I PACE 1 ora to view nut*ge Com base no material teórico discutido na unidade I, favor identificar um ambiente público ou setor da administração pública que funcione um sistema de administração de materiais e elacionar os dados solicitados abaixo: Roteiro Minimo do Relatório parcial — Gestão Logística na Gestão Pública a. Identificação e escolha do local (almoxarifado) ou ambiente de logística de materiais a ser diagnosticado. b. Caracterização do setor de logística de materiais: ? Nomes: Razão Social e Fantasia; ?

Principais grupos de produtos armazenados e suas principais características; aplicação de questionário ou roteiro de entrevista). A sociedade atual, na qual estamos inseridos, está caracterizada pela grande necessidade de respostas rápidas e por uma ultura acentuadamente voltada aos relacionamentos internos e externos, transformações que se localizam principalmente nas formas e no tempo de distribuição da informação, resultado de inovações tecnológicas e da importância ofertada ao desenvolvimento social. Neste sentido, a logística surge como um processo que faz parte da vida de todo mundo e que tem condições de melhorar a Vlda das pessoas quando bem praticada.

As empresas, públicas ou privadas, trabalham cada vez mais com ferramentas logísticas para terem um bom desempenho de suas atividades. Por ser um diferencial competitivo as empresas nvestem cada vez mais em tecnologia e treinamento de seus colaboradores, obtendo assim bons resultados para satisfação de seus clientes. Pode-se dizer então que toda a organização privada e toda organização municipal, estadual e federal sem distinção envolve logistica. para visualizar de forma prática é que foi necessário observar o processo de logística em uma organização pública e municipal. Trata-se de uma escola denominada Escola Maria Cidália que está localizada na periferia da cidade de Cruzeiro do Sul-AC.

Situada à Rua 23 de Outubro, Bairro São José e funciona no turno atutino e vespertino. Esta escola atende cerca de 200 crianças distribuídas entre creche e Educação Infantil. Pode-se dizer que este espaço escolar está apto para o funcionamento e que possui uma estr Infantil. Pode-se dizer que este espaço escolar está apto para o funcionamento e que possui uma estrutura física boa. Possui setor de almoxarifado conivente com o tamanho da escola onde estão dispostos os materiais de limpeza e de expediente. Em outra sala ou depósito é estocada a merenda escolar adquirida através de licitação com recurso advindo do Dinheiro Direto na Escola.

Sendo que a Logística estuda a forma como a administração pode prover um melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo das atividades de movmentação e armazenagem, que visam facilitar o fluxo de produtos e assim sendo faz parte do dia a dia das escolas, procurei realizar alguns questionamentos à Gestora e a Coordenadora Administrativa que é tesoureira da escola sobre o processo de aquisição dos produtos para a merenda escolar. Pelo relato das responsáveis pode-se perceber que a escola ealiza todo o processo de aquisição e distribuição da merenda e a reposição de estoque ao almoxarifado ou Depósito de merenda, como é chamado, é mensal.

A distribuição é realizada em quantidade suficiente para atender as necessidades dos alunos matriculados. O cardápio da merenda escolar é feito pela nutricionista do município e a escola tem autonomia para realizar as devidas modificações conforme necessidade. O mesmo é elaborado com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os itens que compõe o cardápio são: polpa de frutas, frutas, verduras, charque, carne, salsicha, PAGF3ÜFd compõe o cardápio são: polpa de frutas, frutas, verduras, charque, carne, salsicha, frango, feijão, macarrão, arroz. Bolacha, pão, farinha dentre outros. A forma de licitação que a escola desenvolve é carta convite.

A armazenagem, estocagem e o manuseio de produtos são componentes essenciais das atividades de logística, com base nessa afirmativa a coordenadora administrativa relatou que alimentos como polpa de frutas, frutas e verduras é bastante dificultoso visto que todos esses produtos chegam de uma só vez e se forem seguir o cardápio muitos destes produtos podem estragar. No que se refere aos alimentos não perecíveis, o prazo de validade é imprescindível na aquisição do mesmo. Verificou-se também que o estoque é feito de acordo com a necessidade do cardápio. No que se refere à compra e transporte desta merenda a Gestora da escola explicou que tudo ocorre com maior agilidade por parte dos fornecedores. Diante do exposto pode-se dizer que ainda existem problemas neste setor que precisam ser resolvidos visto que ainda falta uma logística bem planejada para evitar desperd(cio de alimentos perecíveis usados na merenda escolar deste estabelecimento de ensino.

Capital de giro

0

WGPAF CONSULTORIA TREINAMENTO Administração do Capital de Giro Instrutor: José Luiz Viana Email: jlviana@wgpaf. com. br ÍNDICE 1. Introdução 2.

Read More