Relatório de estágio em técnico mecânica industrial

Categories: Trabalhos

0

Instituto Montessori de Educação e Qualificação Nome RELATÓRIO DE ESTÁGIO COSMÓPOLIS 01/008/2011 | 1 orlo to view nut*ge TÉCNICO EM MECÂNI Relatório de estági junto ao curso Técnico de Mecânica do INSTITUTO MONTESSORI de EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO, na área de Mecânica , sendo requisito á obtenção do certificado do curso. COSMOPOLIS 2011 ÍNDICE Sumário 1. A forma pela qual ocorreu a contratação 1 2. Identificação da empresa, estagiário e escola 2 3. Atribuições como estagiário 3 obra para atualização do cronograma de andamento dos trabalhos. . Identificação da Empresa, Estagiário e Escola. Dados da Empresa: BNC-BIBE Consultoria Ltda. CNPJ: 09. 301. 100. /0001-22 Endereço: AV: Jose Paulino n 0 1784 Cidade: Paulínia – SP Fone: (19) 3874-2437 Dados do Estagiário: Nome: Nome RG: CPR Data de nascimento: OI /11 / 1974 Endereço: Rua Monte Castelo no 1315 Cidade: Cosmópolis – SP Fone: Dados da Escola: Instituto Montessori de Educação e Qualificação Ltda. CNPJ: 09. 151. 851 -go Endereço: Rua uiz Leflock, 48 – Bairro: Bela Vista Fone: (19) 3872-1313 3. Atribuições como estagiário. Acompanhamento à Montagem de Tubulação e equipamentos industriais realizados na Refinaria de Paulínia/SP (REPLAN); Contato com diversos tipos de materiais e válvulas de controle; – Contato com diversos de medição como: PAGF 10 1 Parte do off- Sate na Refinaria de Paulínia/SP (REPLAN), a qual foi realizada com o propósito de ampliação e modernização da unidade, tendo como objetivo o aumento da capacidade de produção da destilação da Replan. para atingir esse objetivo a Refinaria de Paulínia reuniu diversos setores de trabalho, destacando como ponto forte a Implantação de Projetos novos de Engenharia.

No progresso do evento todos os equipamentos que compõe a unidade de destilação passaram por suas modificações mplantadas pela engenharia e manutenção atendendo as normas de integridade. 4. 1 . 1 Descrição da Obra e serviços: 1 parte do off-sate Carteira de gasolina : Serviços em destaque: Nesta Obra foram implantado um projeto aumentando a capacidade nas tubulações, Como a maior capacidade de fluxo de suas linhas e maior capacidade de Bombeamento de fluidos. Assim aumentando a capacidade de destilação da unidade de refino da Replam 4. 2 Forma de acompanhamento dos serviços As principais atividades desempenhadas durante o período de estágio foram o acompanhamento e realização de anotações eferentes ao andamento dos serviços de fabricação e montagem dos equipamentos e tubulação, elaboração de relatórios diários de obra (RDO’s), elaboração de planilhas e gráficos de controle, pois através destas informações era realizada a atualização diária do cronograma de parada, o qual permite fazer a comparação entre o planejamento previsto e o andamento real dos trabalhos, posslbilltando identificar problemas que poderiam atrasar o prazo de entrega da Obra. . 2 Contatos com diversos tipos de materiais e válvulas de controle. Durante o período de está io tive con 0 com diversos tipos de materiais e válvulas de controle.

Durante o período de estágio tive contato com diversos tipos de materiais, como aço liga, aço carbono, aço inox, ligas de alumínio, utilizados em tubulações e chapanas, assim como diversos tipos de conexões para tubulação, como flange cego, flange de orifício, flange de encaixe de solda, flange de pescoço (WN), joelhos 450 e 900, curvas 450, 900 e 1800, luva de encaixe de solda, redução concêntrica e excêntrica, niples, tampões, colar de encaixe de solda, etc.

Também tive a oportunidade de conhecer e entender o uncionamento de diversos tipos de válvulas como, válvula globo, válvula esfera, válvula gaveta, válvula de retenção, válvulas PSV, XV, FV, etc. , sendo que cada tipo de válvula tem uma função especifica como, controle de vazão, controle de sentido de fluxo, bloqueio, segurança, etc. Esse contato com os materiais foi possível, pois uma das atividades desempenhadas durante o estágio era o levantamento dos materiais necessários para fabricação da tubulação, assim como o acompanhamento dessa fabricação.

Outros tipos de materiais que também pude observar durante estágio são o silicato de cálcio, utilizado como isolante térmico em tubulações e o refratário, material parecido com o concreto, utilizado no isolamento térmico das paredes internas dos Equipamentos. 4. 3 Contatos com diversos instrumentos de medição. Conheci e tive a oportunidade de presenciar a utilização de diversos tipos de instrumentos de medição, tais como: – Paquímetro: Muito utilizado para dimensionar objetos e equipamentos com muita precisão, sendo que a unidade pode ser tanto em milímetros como polegadas. Calibre de s precisão, sendo que a unidade pode ser tanto em milímetros omo polegadas. – Calibre de solda (Hi-lo): Utilizado na medição interna de allnhamento das paredes dos tubos antes do processo de soldagem dos mesmos. – Pirômetro. Instrumento que mede a temperatura de um determinado corpo, sem precisar entrar em contato com o mesmo, utilizado para medir altas temperaturas, onde a medição deve ser realizada a certa distância. Luximetro: O luxímetro é um aparelho utilizado para medir o nível de iluminação dos ambientes. Cada ambiente tem, de acordo com Normas Técnicas, um nível de iluminação mínimo adequado para a realização das tarefas a que se destina. Durômetro portátil Ecotip: Instrumento utilizado para medição da dureza de um material, muito utilizado em juntas soldadas, após o tratamento térmico para alivio de tensão. Multímetro: Instrumento utilizado para medição de corrente elétrica, tensão e resistência. – Clinõmetro: Instrumento utilizado para medir ângulo de inclinação. Além dos instrumentos acima citados, também pude observar o funcionamento de vários outros tlpos de equipamentos como lixadeiras, maçaricos, máquinas de solda, etc. 4. 4 Acompanhamentos de Ensaios Não Destrutivos (END’s) Neste estágio também realizei Ensaios Por meio de Liquido Penetrante e Visual de Solda.

Ensaios Não Destrutivos, pois, mesmo depois de concluída a montagem da tubulação ou equipamento, os mesmos só eram liberados após a realização dos END’s, podendo variar de um equipamento para outro, como de uma tubulação para outra, de acordo com as normas de integridade, sendo que eu sou Qualificado pela ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspe que eu sou Qualificado pela ABENDI — Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (SNQC: 6924).

Também acompanhei outros tipos de END,s Como Medição de Espessura e ensaio de Dureza. Após a realização dos ensaios são emitidos relatórios, que comprovam a execução dos mesmos, informando se foram aprovados ou não pelo inspetor.

Segue abaixo alguns tipos de END’s: – Ensaio Visual de Solda (EVS): Este ensaio é realizado antes do processo de soldagem para avaliar a distância e o alinhamento dos acoplamentos e após a realização da soldagem, podendo identificar possíveis defeitos como falta de fusão, mordedura, – Liquido penetrante (LP): Consiste na aplicação de um liquido enetrante de coloração vermelha nas juntas soldadas, após a aplicação deste liquido à um período de espera para penetração do mesmo, logo após este líquido é removido com água ou solvente e aplicado o revelador, o qual possui uma coloração branca.

Com a aplicação do revelador é possível detectar descontinuidades como poros, trincas, etc. , pois os mesmos permanecem com uma coloração vermelha. – Medição de Espessura (ME): Este ensaio é bastante utilizado devido à simplicidade da sua execução (utiliza-se um aparelho que fornece diretamente a espessura em milímetros). Outro otivo importante é a rapidez na sua execução e obtenção dos resultados, onde o inspetor em poucos segundos pode determinar a espessura de uma peça.

A medição de espessura é a utilização mais freqüente do ensaio por ultra-som. A importância da medição de espessuras por ultra-som deve-se ao fato do ensaio não necessitar do acesso à parede oposta para a sua execução, o que permite o acompanhamento do desgaste de um equipa acesso à parede oposta para a sua execução, o que permite o acompanhamento do desgaste de um equipamento sem a necessidade da interrupção do seu funcionamento.

Ensaio de Dureza: Realizado com a utilização do instrumento Durômetro, este tipo de ensaio era realizado após o tratamento térmico das juntas soldadas em tubos de aço liga, para alivio de tensão das mesmas, permitindo identificar o nível de dureza das juntas, caso essa dureza fosse muito alta se fazia necessário ? realização de um novo tratamento térmico, pois o alto nível de dureza poderia acarretar na ruptura dessa junta. . 5 Interpretação e revisão de desenhos Para realização do acompanhamento e identificação dos servlços, fez-se necessário a visualização e interpretação e desenhos mecânicos e isométricos de tubulação, pois apenas assim era possível identificar o que já estava montado, possibilitando o levantamento da porcentagem dos serviços realizados.

No caso da tubulação o controle dos serviços era realizado através do levantamento de juntas soldadas, sendo que vários trechos da tubulação tiveram um aumento de numero de juntas por sofrerem modificações, devido a interferências que não haviam sido identificadas pela engenharia, fazendo-se necessária a revisão dos isométricos referentes a esses trechos de tubulação. Essas revisões de desenhos eram realizadas no oftware Autocad e encaminhadas ao Controle de Qualidade (CQ), permitindo a identificação das modificações e a realização dos END’s necessários pelos inspetores. . 6 Relação entre as Disciplinas e as atividades do estágio O estágio abrangeu grande parte das disciplinas do curso Técnico em Mecânica Industrial, possibilitando a v grande parte das disciplinas do curso Técnico em Mecânica Industrial, possibilitando a visualização prática de multas coisas que aprendemos em sala de aula. Segue abaixo a relação de algumas dessas disciplinas: – Desenho Técnico e Desenho assistido por computador:

Interpretação de desenhos mecânicos e isométricos de tubulação e revisão dos mesmos através do software Autocad. – Matemática e Estatística: Elaboração de planilhas e gráficos de controle, através da coleta de dados. – Metrologia: Acompanhamento ao dimensionamento de peças utilizando paquimetros, trenas, etc. – Técnicas de redação: Elaboração de relatórios diários de obra. – Organização e normas: Aplicação pela empresa do sistema 5S, norma SA 8000, normas ISO, etc. Conformação dos materiais, Materiais de construção mecânica e Resistência dos materiais: Contato com diversos ipos de materiais (aço liga, aço carbono, aço inox, etc. ), os quais passaram por diferentes tipos de conformação (extrusão, forjamento, laminação, etc. ), sendo empregados de acordo com estudos de resistência, para evitar uma possível ruptura ao se exercer uma determinada força sobre os mesmos. Acompanhamento a tratamento térmico para alivio de tensão de material e processos de soldagem. Gestão de qualidade: Adotada pela empresa a política que visa um ciclo de melhorias constantes dos serviços prestados, visando acima de tudo à satisfação do cliente, além da realização e Brainstormings para identificação de possiveis problemas e a solução para os mesmos, utilização de Check List (lista de verificação), entre outras ferramentas relacionadas à discplina. – Processos industriais: Oportunidade de conhecer todas as ferramentas relacionadas à disciplina. Processos industriais: Oportunidade de conhecer todas as partes de um forno industrial e seu funcionamento. Alem de adquirir experiência na parte de fabricação e montagem de tubulação industrial. 4. 7 A “vida na empresa” durante o período de estágio A empresa BNC-BIBE Consultoria Ltda. , É considerada umas as maiores empresas de Qualidade e inspeção do Brasil. Já no mercado de trabalho a 10 anos. Mantendo boas parcerias, uma delas com a Empresa Andrade Gutierrez.

Durante a minha permanência da empresa tive a oportunidade de me relacionar com muitas pessoas de diferentes níveis hierárquicos, como ajudantes, caldeireiros, soldadores, motoristas, encarregados, supervisores, inspetores, técnicos, administrativos, coordenadores e engenheiros, mantendo sempre um ótimo relacionamento com todos independente do cargo ocupado. Este convívio foi de suma importância para o meu desenvolvimento, ois além de acompanhar a parte técnica e a elaboração do planejamento das atividades, tive a oportunidade de acompanhar a execução destas atividades no campo.

Também aprendi a trabalhar sobre pressão, por se tratar de uma Obra de projeto onde o cliente, a Petrobrás efetuava cobranças diárias através dos fiscais que a representavam, quanto a qualidade dos serviços e o prazo para realização dos mesmos, sendo que o atraso da entrega dos serviços acarretaria em multa para a empresa prestadora de serviço e dona da Obra, No Caso a Empresa Andrade Gutierrez , Onde a BNC BIBE Consultoria Ltda.

Prestava serviço como empresa terceirizada na área de Qualidade. Tive a oportunidade de participar de reuniões diárias, onde eram apresentados os resultados Tive a oportunidade de participar de reuniões diárias, onde eram apresentados os resultados e os problemas ocorridos durante o dia de trabalho, fazendo-se necessário identificar as causas desses problemas e propor soluções para que os mesmos não influenciassem no prazo de entrega dos trabalhos. Conclusão A realização deste estágio foi muito importante para minha formação, pela oportunidade de colocar em prática grande arte de tudo aquilo que aprendi em sala de aula, além da oportunidade de conhecer a rotina de trabalho e toda a estrutura de uma indústria de grande porte como a Petrobrás e também a rotina de empresas prestadoras de serviço como a Andrade Gutierrez e a BNC, através da qual foi possível a realização deste estágio.

Este convívio me levou a entender melhor a política de relacionamento entre cliente, empresas contratadas e subcontratadas. Posso dizer também que não tive nenhum tipo de dificuldade na realização deste estágio, devido a grande quantidade de equipamentos industriais, instrumentos e ferramentas isponiveis, tornando ainda maior este aprendizado, assim como a atenção cedida pelos meus superiores e colegas de trabalho.

Outro ponto forte que posso destacar, foi a compreensão de toda estrutura necessária para a realização de uma Obra, sendo necessário o envolvimento de vários setores como, Engenharia, Planejamento, Projeto, Controle da Qualidade, Administração, Segurança do Trabalho e Execução, com a finalidade de encontrar o melhor caminho para realização dessa Obra, além de presenciar vários problemas e imprevistos ocorridos durante esse período.

A tradução automática e os seus limites

0

A TRADUÇÃO AUTOMÁTICA OS SEUS IMITES Cristiane de Souza[l] Especialista em Tradução RESUMO Geralmente há pessoas de fora do mundo

Read More

A química da vida

0

E. E. Ensino Médio Ma got Terezinha Noal Giacomazzi Biologia Rogério Nomes: Francielle Dias e Fernanda Lopes Números: 22 e

Read More