Relatório de estágio supervisionado em séries iniciais

Categories: Trabalhos

0

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SÉRIES INICIAIS org to view nut*ge 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS… 6. ANEXOS…. … …. 12 7. ORGANIZAÇÕES PEDAGOGICAS ……………………………………………………………. 13 8. REFERÊNCIAS…. „ . 14 l. INTRODUÇAO De acordo com a lei no 11788, de 25 de setembro 2008, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que tem como foco a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino profissionalizante de nível médio.

O estágio faz parte rojeto pedagógico do curso além de integrar o itinerário, formativo do educando. 2. 1 HISTÓRICO DA ESCOLA CXC JOVEM Al OR LOTÉRIO A escola CAIC Jovem Ailor Lotério foi inaugurada em 1994 pelo governador Luiz Henrique, Nos anos de 1970 houve um crescimento populacional significativo. O Bairro de Monte Alegre foi o que mais cresceu e viu-se a necessidade de construção de novas escolas. Inicialmente, o endereço da escola era na rua: Lauro Francisco dos Santos deu inicio nas atividades escolares em cinco de agosto de 1994 gerando grandes mudanças no bairro.

Atualmente seu ndereço é na rua: Monte Agulhas Negras, s/n, bairro monte alegre município de Camboriú. Sua construção e de alvenaria com acesso a rua asfaltada. A filosofia da escola é pautada em uma gestão democrática que compromete com o resgate da qualidade de ensino público, promovendo reflexões e debates sobre o mundo, a sociedade e o ser humano orientando o educando para uma atuação crítica e responsável no contexto onde está inserido transformando-o conscientemente de uma forma crítica e participativa.

Concordam com Paulo Freire (1999) quando diz que “a esperança sozlnha não transforma o mundo e que atua movido or tal ingenuidade é o modo de cair na desesperança, no pessimismo, no fatalismo”. para a gestão, o essencial é que a esperança com necessidade do ser (sujeito) seja ancorada na pratica, deve-se ensinar para a competência e a para a consciência. O nome do CAIC foi escolhido por uma votação em que venceu o nome AILOR LOTÉRIO, em homenagem póstuma ao irmão do então prefeito Ainor Lotério.

PAGF3rl(Fq maioria composta por famílias carentes, oriundas de vários estados brasileiros que vieram em busca de melhores condições de vida. Esta unidade escolar conta com aproximadamente 460 alunos atendldos, desde pré-escolar ao 5a ano do ensino fundamental. Conta com direção, supervisão, coordenação, orientação 34 professores, oito monitores, 14 serventes, seis cozinheiras, 3bibliotecas, etc. No período noturno existe duas turmas de Pró- jovem funcionando neste local. escolar conta com aproximadamente 1. 00 alunos, entre pré- escolar ao 50 ano do ensino fundamental. Em seu quadro de docentes estão: 1 diretora, 1 diretora adjunta, 2 secretánas, 1 secretána auxlliar, 2 orientadoras, 1 supervisora, 1 fonoaudióloga, 1 psicopedagoga, 1 psicóloga, 4 professores, 16 monitores, 15 serventes, 5 merendeiras, 1 auxiliar de merenda, 02 zeladores, 03 vigias, 3 intérpretes, 3 bibliotecárias, 1 professora de informática e 02 professores de apoio. Todos estes profissionais possuem qualificação para o cargo que está enquadrado. 3. ESTAGIO DE OBSERVAÇAO 3. A SALA DEAULA A sala de aula onde ocorreu o estágio de observação tem paredes pintadas e desenhos com figuras de palhaços, para alegrar o ambiente. Possui alguns móveis, as carteiras e mesas são adaptadas ao tamanho dos alunos, tem dois armários onde são guardados os ateriais pedagóglcos, os livros didáticos e de leitura são todos materiais bem conservados, a lousa é ideal a altura deles, janelas grandes e bem ventiladas para os dias quentes, os pisos são novos, e bem limpos. Contém um quadro de pregas com cartões de chamadas em uma das paredes acessível às crianças. rofessora conversou com eles e explicou o que iria realizar durante a semana. Realizando a atividade proposta pela professora percebe-se que apresentavam muita dificuldade na leitura, pois alguns não sabiam ler corretamente, ao termino foi introduzido a atividades de português as quais foram concluídas a mesma manhã como um texto informativo, realizando um questionário referente ao tema e dando oportunidade para que cada aluno lesse um trecho do texto e respondesse as perguntas no quadro de giz.

No dia seguinte usaram livros didáticos para fazer exercícios de matemática, aprenderam a contar dinheiro, utilizando cédulas de brincadeira como material de apoio, era visível perceber como os alunos adoraram realizar esta atividade, pois além de ser uma atividade diferenciada; eles tiveram total liberdade de expressar suas idéias, enquanto isso a professora azia a correção dos deveres de casa, Durante a semana, a professora regente apenas trouxe atividades de matemática e português, para ela, o importante é que seus alunos aprendam bem à gramática, a construir textos e a resolver operações matemáticas.

Segundo Freire (2003, p. 47), “ensinar não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção Após iniciarem as atividades foram para educação física ao retornarem continuaram a copiar do livro didático as atividades. O trabalho educativo necessita de profissionais que conheçam seu papel junto aos dos alunos, é fundamental que o educador permita e crie oportunidades onde há o aluno possa trazer seus conhecimentos e fazer com que esses conhecimentos sejam incluídos no processo de ensino e aprendizagem.

A professora regente da sala faz planejamento pa PAGFsrl(Fq de ensino e aprendizagem. A professora regente da sala faz planejamento para 30 dias, cursou o magistério e Pedagogia, é afetiva no ensino fundamental. Um professor deve sempre planejar suas aulas, o planejamento é uma ferramenta preciosa e poderosa nas ãos dos professores, além de auxilia-los, ajuda-os a ver e rever suas ações pedagógicas. Planejar é pensar a prática e sobre a prática. Vale lembrar que, o professor não deve se restringir só no planejamento, por mais perfeito que ele seja sabemos que nem sempre ocorre como o esperado.

No momento em que se planejam as atividades, tem-se a responsabilidade de respeitar o aluno como um sujeito livre. Já na quarta-feira fol passada na lousa produção de texto e explicado sobre os adjetivos todos receberam uma folha onde continha a poesia de uma bailarina cada qual com sua ificuldade leu um trecho da poesia, em seguida foram para a Educação Física, após retornar continuaram copiar e responder as atividades no caderno de português até o fim da aula. Na quinta- feira teve parada pedagógica.

O último dia de estagio foi na sexta feira ao qual também não foi muito diferente dos outros dias chegando a sala de aula tiraram todos os materiais a professora conversou com eles sobre as atividades que eles não haviam terminado em sala na quarta-feira fizeram a correção e a leitura novamente, e é em momentos como este que pode-se perceber que cada aluno recisa ser motivado para sentir que seu papel como aluno também é importante. copiaram e armaram as contas para achar o resultado,mas apenas copiaram após isso conforme iriam terminado pegavam livros que estavam em fácil acesso. oram para o recreio e quando voltaram a sala a professora determinou um tempo para que respondessem as continhas no caderno os alunos que terminavam pri PAGFarl(Fq professora determinou um tempo para que respondessem as continhas no caderno os alunos que terminavam primeiro voltavam a pegar livros para leitura,enquanto ela olhava e corrigia os cadernos. E como em todos os dias quase no final da aula ela realizou a chamada dos alunos. 4. RELATÓRIO DO ESTÁGIO NA APAE 4. ESCOLA ESPECIAL ALEGRIA DE VIVER Funciona em Camboriú, na região central, é um estabelecimento amplo, que conta com quadra de espartes. É dirigida pela orientadora Márcia da Silva Pires e Rúbia Costa da Silva e a diretora Maria Inês Linhares. A primeira APAE no Brasil foi RIO de JANEIRO em 1954 hoje mais de 197 APAES no estado. Em Camboriu a APAE foi fundada em 21110/1 992 (membros da diretoria e apoio da prefeitura municipal) iniciou em março de 1993 com 40 alunos. A escola tem atualmente 1 76 alunos com faixa etária de zero a cinquenta e três anos.

Um quadro amplo de 62 funcionários distribuídos entre professores, serventes motoristas, ajudantes, dois fisioterapeutas, dois assist dois fonoaudiólogos,dois aplicar conteúdos, deve se ter o domínio, equilíbrio emocional, afetividade, técnicas e muita criatividade, porque o que os alunos aprendem no presente irá refletir no futuro. A perspectiva é de buscar novas metodologas e ajudar os alunos nas dificuldades que eles apresentam. Deve-se demonstrar preocupação com a aprendizagem de seus alunos, onsiderando que é necessário partir de um diagnóstico global e integrado da realidade que quer transformada, da realidade do aluno. ? necessário evitar atividades repetitivas, pois, por mais elementar e importante que seja a aula ou o conteúdo que está sendo estudada, a aprendizagem requer um processo criativo e cada encontro deve ser único e indispensável para a compreensão do todo. Sendo assim, concluo que a tarefa de ser professor é muito exigente, mais acima de tudo este profissional tem que gostar do que faz, sendo flexível e reflexível,quando necessário. PAGFgrl(Fq

Generos literбrios

0

DьFaзa visitas monit PREPARANDO OS A escola й uma instit precisa ser um lugar Generos literбrios Premium By Tarianemon MnpTa

Read More

Projeto de sistema

0

NSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA PROJETO DE GERENCIADOR DE VENDAS OF4 p João Vítor Santa Brígi

Read More