Relatório de funções inorgânicas

Categories: Trabalhos

0

Universidade Estadual de Santa Cruz DCET – Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia REAÇOES ENVOLVEN 1 orlo to view nut*ge NICAS Por: Clézia Carvalho do Amparo Cruz e Mariana Lima Pedreira Ramos. Março – 2011 Ilhéus – Ba capaz de fornecer íons de hidrogênio, H+, em solução aquosa. Uma base é um composto capaz de fornecer (on hidróxidos, OH-, em solução aquosa. Sal é todo composto que em solução aquosa possui pelo menos um cátion diferente do H4, e pelo menos um ânion diferente do OH—.

Podemos também afirmar que sal é um composto obtido pela neutralização de um ácido por uma base. ?xidos são compostos binários onde o elemento mais eletronegativo é o oxigênio. Assim, qualquer outro elemento, com a exceção do flúor (que é mais eletronegativo que o oxigênio), reage com oxigênio formando óxidos. Alguns óxidos reagem com água formando ácidos ou bases. Há também óxidos que se comportam como ácidos na presença de base e como base na presença de ácidos.

Qualitativamente, uma reação química simplesmente descreve quais são os produtos e reagentes de uma reação. PRODUTOS ( REAGENTES 2. OBJETIVO Realizar algumas reações químicas envolvendo as principais unções Inorgânlcas e observar aspectos qualitativos relacionados às mesmas. 3. PARTE EXPERIMENTAL 3. 1 — Materiais e reagentes • Tubos de ensaio (8 unidades) • Galeria para tubos de ensaio • Béquer (50 TIL) • Pipeta . roveta (4 unidades) Placa de Petri • Espátula • Conta gotas (3 ml_) • Água destilada • Fita indicadora de pH 10 Fenolftaleína • Hidróxido de Sódio (NaOH) a mol/L • Hidróxido de Bário (Ba(OH)) a 0,01 mol/ • Ácido Clorídrico (HCI) mol/L • Ácido Sulfúrico (H2S04) a 0,1 mol/ • Ácido Nítrico (HN03) (concentrado) • carbonato de CálCi0 (cac03) ?? Nitrato de Zinco (Zn(N03)2) a 0,1 mol/L • Nitrato de Prata (AgN03) a 0,1 mol/L • Cloreto de Sódio (NaCl) a 0,1 mol/L • óxido de Cálcio (CaO) • Pedaço de Cobre (Cu) • pedaço de Sód10 (Na) 3. — Procedimentos – Reação entre ácido e base 3. 2. 1 3. 2. 1 . 1 – Em um tubos de ensaio com cerca de 2,0 ml_ de hidróxido de sódio (NaOH) a 0,1 mol/L, adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína. Observou-se o ocorrido. Colocou-se 2,0 ml_ de ácido clorídrico (HCI) a mol/L, e observou-se a mudança ocorrida. Após, colocou-se uma gota de base e uma gota de ácido, bservando novamente a alteração na coloração. 3. 2. 1. 2 – Utilizando uma proveta, mediu-se 5,0 ml_ de hidróxido de bário (ga(OH)) a 0,01 mol/L e tranferiu-se para um béquer. Adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína.

Observou-se. Acrescentou-se gotas de ácido sulfúrico (H2S04) até o ponto de equivalência. Observou-se novamente. 3. 2. 2 – Reação entre ácido e sal Transferiu-se para um tubo de ensaio, com ajuda de uma espátula, cerca de g de carbonato de cálcio (CaC03). Com ajuda de um contas gotas, adicionou-se 3,0 mL de ácido clorídrico (HCI) a 1,0 mol/l_. Observou-se. ,0 ml_ de ácido clorídrico (HCI) a 1,0 mol/L. Observou-se. 3. 2. 3 – Reação entre base e sal Com ajuda de um contas gotas, transferiu-se para um tubo de ensaio, cerca de 2,0 ml_ de nitrato de zinco (Zn(N03)2) a 0,1 mol/ L.

Adicionou-se mc de hidróxido de sódio (NaOH) a mol/L. Observou-se. 3. 2. 4 – Reação entre dois sais Em um tubo de ensaio, com ajuda de uma pipeta, foram colocados 2,0 mL de solução de nitrato de prata (AgN03). Adicionou-se 1,0 ml_ de cloreto de sódio (NaCl) e observou-se. 3. 2. 5 – Reações entre óxido básico e água Com auxilio de uma espátula, colocou-se em um tubo de ensaio erca de 0,1 gramas de óxido de cálcio (CaO). Com ajuda de uma proveta, adicionou-se 10,0 ml_ de água destilada, agitando até obter homogeneização.

Mediu-se com uma fita indicadora, o pH da solução resultante. Adicionou-se gotas de fenolfteleína e observou-se a mudança de coloração. 3. 2. 6 – Reação entre óxido ácido e base Transferiu-se 2,0 mL da solução formada anteriormente (item 32. 5), para um tubo de ensaio. Com auxílio de uma pipeta, fez-se borbulhar dióxido de carbono (C02), a té desprendimento da cor. Adicionou-se 1,0 ml_ de ácido clorídrico (HCI), e observou-se. . 2. 7 – Reação entre metal e água 3. 2. 7. – Com auxílio de uma proveta, colocou-se em um tubo de ensaio, 5,0 mL de ácido clorídrico (HCI), adicionando a seguir um pedaço de magnésio. Observou-se o ocorrldo. 3. 2. 7. 2 – Com auxílio de uma proveta, colocou-se em um tubo de magnésio. Observou-se o ocorrido. de ensaio, 2,0 mL de ácido nítrico (HN03) concentrado, adlcionando a segur um pedaço de cobre. Observou-se o ocorrido. 3. 2. 8 – Reação entre metal alcalino e água Em uma placa de Petri, contendo cerca de 10,0 mL de água destilada, adicionou-se um pequeno pedaço de sódio.

Tampou-se rapidamente e observou-se a reação ocorrida. À solução formada, adicionou-se 2 gotas de fenolfteleína e novamente observou-se. 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4. 1 — Reação entre ácido e base 4. 1. 1 – Ao adicionar uma gota de fenolftaleína no hidróxido de sódio, este fica rosa, prov básico da solução. Ao Quando adicionou fenolftaleína ao hidróxido de bário, a solução obteve a coloração mudada pra rosa, demonstrando caráter básico da solução.

Então, quando foram adicionadas gotas de ácido sulfúrico ao hidróxido de bário a coloração voltou a ser ncolor, indicando o ponto de viragem, além da presença de corpo de fundo – caracterizando um sal insolúvel – neste caso, o sulfato de bário, mais água. Confirmado nas equações abaixo: Equação Global: + H2S04(aco – Basoa + 2 H20(l) Equação Iônica: Ba2+caco + 2 OH-(aq) + 2 H+(aq) + S042-(aq) – Bü+(aq) + S042-(aq) + 2 H20(l) Equação Iônica Simplificada: 4 S042-(aq) – gas04C) 4. — Reação entre ácido e sal Ao adicionar ácido clorídrico ao carbonato de cálcio percebeu imediatamente a formação de bolhas, essas bolhas formadas é a liberação do dióxido de carbono. Além da formação de água e de um sal como corpo de fundo, neste caso, o cloreto de cálcio. Nesta experiência as reações foram: Equação 1: (sem desprendimento de C02) cac03(s) + 2 HCl(aq) caci2(aq) + H2C03(aq) Equação 2: cac03(s) + 2 HCl(aq) caci2(aq) + H20(I) + coag) caz•caco + C032-(aq) + 2 + 2 CI-GCI) – caci2(aco I + H20(l) + C02(g) Ca2+(aq) + 2 CI-(aq) CaC12(aq) 4. — Reação entre base e sal Na reação entre o nitrato de zinco e o hidróxido de sódio houve a formação de um lí uido incol PAGF 10 Na reação entre o nitrato de zinco e o hidróxido de sódio houve a ormação de um líquido incolor, o hidróxido de zinco (base), e um corpo de fundo gelatinoso e branco, o nitrato de sódio (sal), como expresso abaixo, nas equações. + 2NaOH(aq) 2NaN03 1(aq) + Zn2+(aq) + 2N03-(aq) + 2Na+(aq) + 20H-(aq) 2Na+ + N03 + zn+2 + (OH)2 -(aq) 2Na+(aq) + 2N03-(aq) – 2NaN03 4. — Reação entre dois sais Na reação entre o nitrato de prata e o cloreto de sódio, ocorreu a formação imediata de um precipitado branco (sólido branco insolúvel, o cloreto de prata) em uma solução aquosa de nitrato de sódio (NaN03). As equações que representam essa reação são: AgN03(aco + Naci(aq) Agcl(s) + NaN03(aq) Ag+(aq) + N03-(aq) Na (aq) + CI-(aq) – AgCI(s) + Na+(aq) + N03-(aq) Ag4(aq) + CI-(aq) – Agcl(s) Esse tipo de reação é reação de precipitação, onde se forma um produto sólido insolúvel quando duas soluçóes eletrol[ticas fortes são misturadas.

Quando uma substância insolúvel forma se em água, ela precipita imediatamente. 4. 5 — Reação entre óxido básico e água O óxido de cálcio, um óxido básico reagiu com a água formando uma base, uma solução turva com precipitado branco: hidróxido de cálcio. Com uma fita indicadora foi medido o pH da oluçã precipitado branco: hidróxido de cálcio. Com uma fita indicadora foi medido o pH da solução final que deu pH 14, indicando ser básico, confirmado ao adicionar fenolftaleína na solução, que ficou rosa.

O precipitado permaneceu branco e insolúvel. A seguir, a equação referente: CaO(s) + H20(l) 4. 6 – Reação entre óxido ácido e base Usando a solução do item anterior, assoprando com ajuda de uma pipeta, fez-se borbulhar dióxido de carbono, por ser um óxido ácido e a solução formada ser uma base, houve a neutralização, percebida pela mudança da coloração da solução e rosa para uma cor mais clara, não chegando a ser incolor. Houve também formação de corpo de fundo (carbonato de cálcio) e água.

Depois, ao adicionar ácido clorídrico, observou-se a formação de um líquido transparente com leve liberação de gás, como mostram as equações: Equação 1 + coug) – cac03(3 + H20(l) Ca2+(aq) + C032-(aq) caC03(s) CaC03(s) 2 HCl(aq) H20(I) Ca2+(aq) +2 CI-(aq) CaC12 4. 7 — Reação entre metal e ácido c02(g) 4. 7. 1 – À solução diluída de ácido cloridrico, adicionou um pedaço de magnésio. Na reação, o magnésio se decompõe, iberando gás (hidrogênio), que rapidamente passa para o ambiente.

O magnésio reage com o ácido clorídrico, produzindo cloreto de magnésio (MgC12) e o gás hidrogênio (H2), que escap com o ácido clorídrico, produzindo cloreto de magnésio (MgC12) e o gás hidrogênio (H2), que escapa para fora do tubo. Esta reação recebe o nome de reação de deslocamento ou simples troca, pois uma substância simples reage com uma substâncla composta, “deslocando” desta uma nova substância simples. Observa-se Isso com as equaçoes: 2 HCl(aq) + Mg(s) MgC12(aq) + H2(g) 2 Na+(aq) + 2Cl-(aq) + Mg(s) Mg2+(aq)+ C12-(aq) + H2(g)

Mg2+(aq)+ C12-(aq) MgC12(aq) 4. 7. 2 – No desenvolvimento desta reação observou-se a formação do nitrato de cobre (coloração verde) e a liberação de uma gás extremamente tóxico o dióxido de nitrogênio (coloração marrom), alem da formação de água. Este experimento foi feito no interior de uma capela devido aos gases emanados. C u(s) +4 HN03(aq) – cu + 2 2 N02tg) 4 N03-(aq) + 4 H+(aq) + cu(s) – cu2+(aq) + 2 N03-(aq) + 2 N02(g) 2 H20(l) 2 N03-(aq) + 4 – + 2 N02(g) + 2 H20(l) 4. – Reação entre metal alcalino e água Ao adicionar um pedaço de sódio à água destilada ocorre uma eação vigorosa, na qual há a formação de hidróxido de sódio e liberação de gás hidrogênio. Adicionando gotas de fenolftaleína a solução formada após a dlssolução do sódio em égua, observou a coloração rosa por ter ali se formado uma base, formada após a dissolução do sódio em água, observou a coloração rosa por ter ali se formado uma base, hidróxido de sódio.

A seguir as equações: 2Nac) 21-120(1) 2Na0H(aq) H2tg) 2Naqaq) + 20H-(aq) 2NaOH 5. CONCLUSÃO Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecmento de novas substâncias (ou pelo menos uma) iferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.

Estas puderam ser comprovadas, analisando os aspectos qualitativos iniciais e finais de cada reação. As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.

Teoria dos bichos

0

capitulo 6 Poder tirano: quebra de mandamentos Apartir daquele dia, a Granja dos Bichos, passaria a comerciar com a vizinhança..

Read More

Ventilação industrial

0

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ CURSO: ENGENHARIA MECANICA VENTILAÇAO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka.

Read More