Relatório de participação

Categories: Trabalhos

0

PARTICIPAÇAO Relatório de Participação Educação infantil – 30 estágio – EMEI 1- O estágio na moda OF6 compartilhamento/c bc_. r_ apenas observador p escolares, interagind cteriza-se pelo , deixando de ser sas atividades s. Das atividades abaixo sugeridas, relate as que tiveram oportunidade de participar, acrescentando as que não estão relacionadas. * ive a oportunidade de participar de projetos que contribuíram para a aprendizagem dos alunos ( elaboração e correção de atividades * Colaborei com a organização das apresentações de dança para a festa de encerramento do ano letivo.

Participei também do recreio dirigido, onde as crianças participavam de atividades lúdicas. * Colaborei com grupos de ensino direcionado às crianças com dificuldade de aprendizagem. * Participei da organização da mostra cultural, aberta aos pais e comunidade, que visitaram livremente os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. aprendizagem efetiva e significativa dos alunos (elaboração/ correção de atividades, elaboração de material, acompanhamento a pequenos grupos e outra). Desenvolvi Juntamente com a professora da classe um jogo da memória com letras e números.

Como as crianças já estavam semi alfabetizadas a rincadeira com letras e números ajuda a decorar o nome de cada um, facilitando o seu aprendizado e aperfeiçoando a alfabetização. O objetivo geral desta atividade era familiarizar a criança com as letras e os números fazendo com que através da brincadeira elas possam decorar o alfabeto e os numerais. Usamos como material pares de cartões de cartolina ou papel mais resistente com tamanho mínimo de IOXIO escritos letras e números de 0a g e letras de A a Z.

Apresentamos o Jogo da memória mostrando e organizando as peças para que as crianças vissem como se joga, iniciamos o jogo aberto . om as imagens voltadas para cima) e propomos para que determinadas crianças encontrem os pares, deixando as crianças manusear os cartões sem pressa para se apropriarem das regras convencionais. Foram organizadas mesas compostas no máximo de cinco crianças, para que pudessem jogar o jogo em diferentes momentos, quando encontravam os pares as crianças diziam o nome da letra ou do numero que formou o par.

Não foi feita intervenção sistemática nas jogadas de numero que formou o par. Não foi feita intervenção sistemática nas jogadas de cada uma, a educadora foi uma das participantes do jogo e serviu omo modelo para as crianças. No decorrer da semana as crianças foram se familiarizando com a atividade e no final já conseguiam fazê- la sem o auxílio da professora. Ela aproveitou o resultado do aprendizado, para mostrar palavras que iniciavam com as letras encontradas no jogo.

Ao final da atividade, a professora anotava as observações feitas sobre o modo como cada criança se comportava durante o jogo e o grau de desenvolvimento de cada uma delas. Com essas anotações foram criadas pautas de obsen,’ação para analisar diferentes maneiras de como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas A partir da análise dessas pautas a educadora pôde fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações. – Colaborar nas atividades extraclasse como excursões, festividades, campeonatos, etc. também faz parte deste momento do estágio. Se você teve a oportunidade de participar destes e outros eventos, fale-nos da sua atuação e da receptividade dos alunos e demais envolvidos. Juntamente com as professoras da U. E. tive a oportunidade de auxiliar nos ensaios de dança e apresentação dos alunos para a festa de encerramento do ano letivo. Elaboramos também as fanta 3 apresentação dos alunos para a festa de encerramento do ano letivo.

Elaboramos também as fantasias de caracterização dos alunos com o devido tema da festa e organizamos o cenário das apresentações. A festa de encerramento foi realizada no teatro do C. E. U. Três Lagos e contou com a presença dos familiares dos alunos e da comunidade. 4- O intervalo das aulas, em que acontece a recreação dos alunos, é também denominado recreio livre ou dirigido. O estagiário pode participar, elaborando e executando atividades para este fim. Relate sobre sua colaboração neste momento.

Durante o intervalo auxiliei na alimentação dos alunos os quais eram incentivados a ter autonomia para fazer suas próprias escolhas na preferência de seus alimentos. Após a refeição os alunos eram encaminhados as suas classes para fazerem sua higiene pessoal e logo em seguida iam ao playground onde participavam de atividades lúdicas ( amarelinha com números ou letras ) e de reconhecimento de superfícies ( ásperas, lisas, quentes, frias, etc. ) com os olhos vendados. 5- O estagiário pode aplicar o conhecimento construído durante sua vida acadêmica na atuação da chamada recuperação ou eforço dos alunos.

Faça pesquisa sobre novas formas de abordar o conteúdo trabalhado, desenvolva novos materiais, motive os alunos e conseguirá bons resultados. Se você tiver a oportunidade, não perca a ocasião e descreva este trabalho e seus resulta resultados. Se você tiver a oportunidade, não perca a ocasião e descreva este trabalho e seus resultados nas linhas abaixo. O Projeto foi realizado com os alunos que por algum motivo não conseguiam acompanhar o aprendizado dos demais, era realizado no mesmo horário de aula em uma sala dentro da U.

E. onde havia todo um ambiente preparado para aguçar curiosidade e o interesse dos pequenos. Os alunos eram expostos a alfabetos móveis de material plástico, números cortados em EVA e quebra-cabeças onde se localizava o local de cada letra ou número, havia também jogos de dominó educativo com metades de cores, animais e algarismos. Ali os alunos tinham um contato direto com os materiais e percebiam que para poder brincar se havia a necessidade de aprender o significado dos símbolos, o que os induzia a aprender. – Sempre que possível, o estagiário deve participar de outras que ocorrem na escola. Coloque-se à disposição para auxiliar na rganização e realização da reunião de pais, na elaboração de materiais e outra atividades que forem além das já mencionadas. Aproveite este espaço para relatar sobre elas. Com a proximidade do fim do ano letivo, muitas são as atividades a serem realizadas na U. E. , o conceito final dos alunos ( alguns desses que não estarão mais na E. M. E. I. , mas seguiram para a E. M. E.

F ainda a completar 6 anos até a data de 31103/2012 de acordo com a nova lei no 1 1 . 274, de S ainda a completar 6 anos até a data de 31103/2012 de acordo com a nova lei no 1 1 274, de 6 de fevereiro de 2006 que trata o ensino fundamental de 9 anos ), os preparativos para as comemorações de fim de ano e todo o processo burocrático que as Instituições de ensino passam ao renovar a matricula de alguns alunos ou prepará-los para se despedir da educação infantil e iniciar uma nova fase em suas vidas na educação fundamental.

Todo esse processo exige a colaboração de todos na U. E. da pontualidade em entregar os diários de classe pelas professoras, da colaboração dos pais em comparecer nas reuniões e manter os dados cadastrais dos alunos atualizados e de todos os funcionários da U. E. que podem contribuir para bom andamento das atividades com as crianças que ainda se fazem presentes na escola e todo esse processo burocratico a se cumprir com datas sempre apertadas. – Faça um breve comentário final sobre a contribuição desta modalidade (participação) para sua formação profissional. Ao Interagir dentro da sala de aula, pude observar que o professor de Educação Infantil deve conhecer as fases de desenvolvimento da faixa etária com a qual trabalha e através de projetos bem articulados estimular ao máximo seus alunos para que construam seus conhecimentos e avancem sempre em direção ao aprendizado significativo.

Deficientes visuais

0

CADERNOS DA Este Caderno complementa a série de vídeos da tv escola Deficiência Visual Marta Gil (Org. ) M INISTÉRIO

Read More

O papel do professor no processo de inclusão social de crianças e adolescentes da eepi

0

Universidade Católica do Salvador Escola de Serviço Social O papel do professor no processo de inclusão social de crianças e

Read More