Relatório final disciplina ap

Categories: Trabalhos

0

EN ERGIA SOLAR NOITE… ” Swipe to page CARRO A “BOM ATÉ DE RELATÓRIO FINAL n. 0 18, C disciplina: Carla Ventura 201 1-05-25 [picl Aluno: Docente da Data: 20F 12 Escola Sec. c/ 3 CEB José Macedo Fragateiro ÍNDICE NDICE 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. DESENVOLVIMENTO 4 2. 1. Actividades desenvolvidas – objectivos e balanço 4 2. 1 . 1. Preparação do trabalho teórico 4 2. 1 . 2. Construção do produto final 5 2. . Produtos finais 5 2. 3. O trabalho da aula e o trabalho extra-aula 6 2. 4. Aprendizagens 6 2. 5. A experiência do trabalho em grup07 2. 6. Dificuldades sentidas e estratégias para superá-las 8 2. 7. Questões surgidas e hipóteses de trabalho levantadas8 2. 8. Trabalho realizado versus trabalho planeado IO 2. 8. 1. 1. 0 Período 10 2. 8. 2. 2. 0 Período 10 eríodoll 2. 8. 3. 3. 0 p 3.

CONCLUSAO 12 BIBLIOGRAFIA 14 ANEXOS 14 A PROFESSORA 14 30F 12 apesar do produto final ser a face mais VISIVel do trabalho, a autoavaliação global do projecto não pode ter em conta apenas o produto, mas todo o processo que levou à sua concepção. Não pretendo com este relatório retomar todos os pontos relevantes do trabalho realizados durante o | e 2. 0 período, visto poderem ser consultados em anteriores relatórios. Cingirei, por isso, a minha análise às actividades do 3. 0 período – excepto quanto ao ponto “Trabalho realizado versus trabalho planeado.

A reflexão sobre o impacto do produto final e a comparação do trabalho realizado com o trabalho planeado serão elementos chave na minha apreciação global do projecto. 2. DESENVOLVIMENTO 2. 1 . Actividades desenvolvidas – objectivos e balanço 2. 1 . 1. Preparação do trabalho teórico A preparaçao deste trabalho envolveu a realização das seguintes tarefas: • Análise dos principais temas a abordar; • Pesquisa dos assuntos; • Selecção e preparação do trabalho; e ?? Apresentação do trabalho.

Ainda que algumas destas tarefas tenham sido desenvolvidas em tempo de aula, a prepara ão do trabalho foi essencialmente realizado em tempo extra mente pela incapacidade 12 dia 18 de Maio apresentei o trabalho à turma. É minha convicção que o trabalho estava bem estruturado e conseguiu despertar consciências acerca da importância cada vez maior utilização das energias renováveis. 2. 1. 2.

Construção do produto final Ainda que tenham sido várias as actividades desenvolvidas para que me fosse possível apresentar o carro protótipo movido a nergia fotovoltaica, para não me alongar muito, destaco apenas as que considero mais relevantes: • Planificação do carro; • Pesquisa dos materiais a utilizar; • Aquisição dos materiais necessários; • Construção do carro e montagem do equipamento fotovoltaico; • Registo das várias fases da construção e montagem do produto final; • Realização de um pequeno filme; e • Preparação de uma pequena apresentação em PowerPoint onde se expõe a evolução da construção do carro. De notar que todas estas tarefas foram desenvolvidas essencialmente em tempo extra aula.

A decisão de apresentar o rabalho individualmente assentou na necessidade de realizar o trabalho em tempo útil, situação que não me parecia possível de outra forma, pois conforme fui referindo nos anteriores trabalhos que apresentei trabalhar em e ui a com este grupo) nem sempre foi fácil/poss[vel. 2 extra-aula O trabalho realizado em tempo extra aula desempenhou um papel relevante no atingir dos objectivos a que nos tínhamos proposto (não obstante este período eu ter optado por apresentar os trabalhos individualmente). Neste último periodo, mais uma vez, o tempo de aula não foi devidamente aproveitado, tendo sido numa primeira fase tilizado essencialmente para analisar todas as pesquisas que fui fazendo e numa segunda fase para apresentar os produtos finais. A descrição pormenorizada das actividades realizadas em tempo de aula e extra aula foi já feta no ponto relativo às “Actividades desenvolvidas”. 2. 4.

Aprendizagens Decorridos oito meses do início do projecto, posso afirmar que todas as actividades que realizei permitiram alargar as minhas capacidades ao nlVel do desenvolvimento do mesmo; esta fol, aliás, uma reflexão que já tive oportunidade de fazer em relatório anteriores. Neste ponto do relatório, para além de identificar as prendizagens relativas ao trabalho teórico irei fazer uma reflexão às aprendizagens relativas à concepção e montagem do carro protótipo movido a energia fotovoltaica. No que respeita ao trabalho teórico as principais aprendizagens foram o aprofundamento entos relacionados 6 2 • Ao nível da mecânica: o Fiquei a conhecer novos métodos de transformação de energia fotoeléctrica em energia cinética.

Em suma, acredito que todos estes conhecimentos poderão vir a tornar-se muito úteis para o desenvolvimento do meu percurso académico e profissional, pois pretendo um dia estar ligado a ma actividade relacionada com as energias renováveis, uma área com um elevado potencial no nosso país. 2. 5. A experiência do trabalho em grupo O trabalho em grupo deveria ter Sido o grande motor do projecto ao longo de todo ano. No entanto, tal não se verificou. Ainda que, no segundo período, o trabalho se tenha desenvolvido, a meu ver, de forma muito positiva, neste último período houve, indiscutivelmente, um retrocesso. O grupo voltou a não conseguir planear e organizar tarefas. Não tendo sido capaz de apresentar os trabalhos a que se tinha proposto.

Não obstante esta experiência menos boa tenho consciência que rabalhar em grupo é sem dúvida uma mais valia, havendo alturas em que, claramente, faz sentido a divisão de tarefas e o trabalho autónomo de cada um dos elementos do grupo, com o objectivo de se rentabilizar o escasso tempo que normalmente temos por forma a conseguirmos concluir os projectos a que nos propomos. Isso é o que tenho sentido noutros grupos de trabalho onde me encontro inserido e cujos resultados têm sido francamente positivos. A motivação de todos os elementos é essencial num grupo de trabalho, só assim se c mbiente propício ? tarefas ligadas à construção do produto final; e • O trabalho em grupo: Incapacidade dos vários elementos do grupo em trabalharem em equipa; e o Dificuldades em planear e organizar as tarefas.

Atento à situação, procurei superar as dificuldades: trabalhei em casa, com prejuízo da minha vida pessoal e escolar, mas sempre motivado com a perspectiva de ser capaz de, ainda que individualmente, elaborar e apresentar um trabalho teórico sobre as energias renováveis e conceber e montar um carro protótipo movido a energia fotovoltaica. No final consegui atingir os meus objectivos, situação que me deixa multo orgolhoso. 2. 7. Questões surgidas e hipóteses de trabalho levantadas No final do 2. período, antevendo as dificuldades que o grupo poderia vir a ter na realização das tarefas a que se tinha proposto para o último período considerei a hipótese de apresentar os trabalhos individualmente.

Nesse sentido, no início do 3. 0 per[odo, falei com a docente da disciplina que aceitou a minha decisão, nomeadamente quanto à construção do carro protótipo movido a energia fotovoltaica. Contudo, havia ainda que apresentar um trabalho teórico, e esse, teria obrigatoriamente que ser apresentado em grupo. Comecei então a planificação e construção do carro protótipo movido a energia fotovoltaica. Os problemas foram começando a surgir: 1 st. A planificação do carro. Tive que aprender a trabalhar com o GoogleSketchup, um programa de desenho, que era até então quase desconhecido para 80F 12 identificação das peças a construir e as suas medidas.

No entanto, quando comecei a trabalhar o poliestireno fui-me apercebendo que nem sempre era fácil cortar as peças com as medidas pretendidas. Depois de alguns fracassos e depois de multas medições, finalmente tinha as peças todas prontas. 4th. A aquisição do motor e do painel fotovoltaico. Em Ovar existe apenas um local onde se pode adquirir estes materiais. Apesar de ter feito a encomenda com alguma antecedência os prazos de entrega foram sendo sistematicamente adiados. Já com o prazo para a apresentação do trabalho a aproximar- se vi-me obrigado a cancelar a encomenda e a procurar o equipamento noutro sítio. Foi em Matosinhos que consegui que me disponibilizassem de imediato o material. para o ir buscar contei com a ajuda incansável do meu avô. 5th.

Montagem do motor e do panel fotovoltaico. Apesar de não ter sido uma tarefa muito fácil foi a que fiz com mais interesse. Finalmente poderia ver o meu carro a andar. Estando a aproximar-se a data para a apresentação do trabalho eórico, questionei alguns elementos do grupo no sentido de saber quais eram as suas intenções. Apesar da minha insistência as respostas foram sempre evasivas – nunca me disseram o que planeavam fazer, nem quais as tarefas a realizar pelos vários elementos do grupo. Assim, quando me pareceu não ser possível adiar mais esta tarefa, tomei a decisão de apresentar um trabalho individual. 2. 8. Trabalho realizado versus trabalho planeado 2. 8. 1. 1. Período ligado às energias renováveis para que pudesse dar o seu contributo pessoal em relação ao que se está a fazer em Portugal nesta área. A não concretização desta tarefa ficou a dever-se ao facto do referido Engenheiro, por motivos profissionais, estar ausente do pais. Para colmatar este insucesso, entendemos que seria interessante a realização de um inquérito dirigido à comunidade escolar, com o intuito de avaliar os seus conhecimentos acerca do tema “Energias renováveis” – apesar desta tarefa não ter sido inicialmente planeada velo a mostrar-se bastante interessante, não só ao nível dos resultados obtidos mas também ao nível do tratamento da informação.

Iniciámos os trabalhos de construção do carro movido a energia fotovoltaica. Estes trabalhos mais não foram do que experiências mal sucedidas. Ainda assim, penso que foram importantes pois contribuíram para que no terceiro período o trabalho tenha sido direccionado de outra forma. 2. 8-3. 3. 0 Período O terceiro período, tal como referi anteriormente, foi desastroso em termos de trabalho de grupo. Não conseguimos apresentar o trabalho teórico em grupo. Dois elementos do grupo apresentaram um trabalho e eu apresentei outro. Os restantes elementos do g upo não apresentaram qualquer trabalho. Finalmente apresentei o carro movido a energia fotovoltaica, conforme me tinha comprometido. 0 DF 12

Toledo

0

Toledo Segundo Toledo a tentativa de golpe de Jânio Quadros foi um fracassou. Quadros achava que renunciando o seu cargo

Read More

Materias de construção

0

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇAO. CURSO: Engenharia Civil COD. CURSO: DISCIPLINA: Materia PERÍODO MINISTRA CÓD. CURRÍCULO: ISEMESTRE/ANO: I n,’ OF3

Read More