Relatorios

Categories: Trabalhos

0

O presente trabalho tem por finalidade descrever as experiências do estágio na Educação Infantil, incluindo todo o processo, desde a caracterização do espaço, o público alvo, a estratégia de intervenção, a forma de análise das intervenções bem como a abordagem utilizada na aplicação. Buscamos ainda através da intervenção, contribuir de forma significativa na instituição por meio de contação de história; brincadeiras; músicas que trabalham coordenação motora, lateralidade, entre outros; atividades de fixação e auxilio nas atividades corriqueiras que a ducação infantil exige.

O trabalho realizado em creches deve estar direcionado para dois fatores indispensáveis na formação do indivíduo que são Swipe nut o cuidar e o educar. de atenção, seguranç de higiene, rotina co tranqüilos de sono e g• humanas que as ben cr S page tána precisam saúde, cuidados idos, momentos s materiais e Ituralmente. O educar refere-se a proporcionar momentos de socialização e interação, transmissão de valores, aprendizagem sobre noções de espaço, conhecimento do corpo e autonomia. Bujes diz que: [… na prática, a dimensão educativa, tem esconhecido um modo atual de ver as crianças: como sujeitos que vivem um momento em que predomina o sonho, a fantasia, a afetividade, a brincadeira, as manifestações de caráte caráter subjetivo (Apud CRAIDY 2001, p. 1 7) Sabendo da importância dos dois fatores na educação infantil faz-se necessário o profissional atuante compreender que é nessa fase que a cnança constrói todo acervo motor e as possibilidades cognitivas e emocionais que carregará por toda a vida.

Nesse período, desenvolvem-se as capacidades da relação com o outro, a identidade, as atitudes de tolerância e o respeito ?s diversidades. Diante disso, o trabalho com as crianças deve estar pautado naquilo que ela traz consigo, que são as vivências do próprio corpo. Toda criança é pertencente a uma determinada classe social que possui uma linguagem própria do ambiente em que vive e traz consigo valores e hábitos típicos da sua cultura.

A valorização da cultura, dos saberes que são significativos para as crianças é fundamental para que ocorra uma boa aprendizagem e interação e o seu desenvolvimento pleno depende principalmente dos estímulos recebidos durante a vida, especificamente na fase nicial do seu crescimento. A música é um componente essencial para a aprendizagem. Para (BEGLEY Associação Brasileira de Música, 2002), ela faz o cérebro crescer.

O treinamento musical é parte da educação completa e é muito superior ao ensino de informática para aumentar as habilidades de raciocínio. Alunos de música em idade escolar têm menos problemas com álcool, drogas, não se envolvem em quadrilhas, são emocionalmente mais saudáveis e se concentram melhor. Habilidades musicais aumentam dramaticamente o mais saudáveis e se concentram melhor. Habilidades musicais umentam dramaticamente o desempenho em leitura, matemática, xadrez, ciências, engenharia, inglês, biologia, química, entre outros.

A música tem um espaço ilimitado e as crianças tem contato com a mesma em diversos ambientes, seja na família, no bairro, no carro, na lanchonete,entre outros, mas, é na escola, nos primeiros anos de escolarização que a criança deverá a partir de músicas adequadas desenvolverem suas habilidades motoras. Sabendo que o movimento é o elemento central na comunicação e interação com o outro e com o meio em que vive, torna-se ndispensável ao pedagogo fazer uso de brincadeiras cantadas que estimulem o aparelho motor da criança dando-a liberdade de movimentação.

A música tem uma característica ímpar de ressoar em nossa mente a todo tempo. Se colocarmos cânticos úteis e saudáveis para nossas crianças contribuiremos para obtenção de uma base ouvirem, não so rítmica, como também para o desenvolvimento motor de acordo com os cânticos escolhidos. a música é entendida como um processo continuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. (BRITO 2003, P. ) No periodo das bnncadeiras cantadas, a criança precisa sentir prazer no que está fazendo, aquele que estiver desinteressado será o que precisa de um maior incentivo e atenção. Ela deve se expressar através do cântico fazendo movimentos, que mesmo sem perceber trabalha a sua Ela deve se expressar através do cântico fazendo movimentos, que mesmo sem perceber trabalha a sua coordenação motora e a auxilia na aprendizagem escolar. A contação de histórias é um exemplo de recurso didático que enfatiza bastante a expressão oral tanto do contador como a do uvinte.

Para tanto, ela dispõe de uma variedade de recursos que tornará a aula mais atrativa, tais como: teatro de sombras; história sanfonada; caixa de histórias; álbum seriado; flanelógrafo; teatro de fantoches; dentre outros recursos. Uma história bem contada pode atingir um leque de objetivos, como educar, instruir, desenvolver a imaginação, a inteligência, ser o ponto inicial para a fixação de algum conteúdo programado e formar valores. Pode ainda auxiliar a entender alguns comportamentos dos alunos, pois, eles se vêem na história através dela dizem o que os fazem sentir medo, alegria ou tristeza.

Outra relevante contribuição da contação de história é a construção do conhecimento social e formação de valores, pois, embora seja fictício, o texto literário, muitas vezes, mostra a realidade social de muitas pessoas. Nessa perspectiva podemos nos valer da contaçáo de história, das musicas e brincadeiras para trabalhar na Educação infantil, pois toda vez que a criança escutar a música selecionada pelo professor irá se lembrar da historinha e toda vez que ela ouvir aquela historinha, lembrará da música.

Diversidade cultural

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA CURSO de PEDAGOGIA á Distância Márcia Machado Mendes, RIJ 650453 Santa Ricardo Pagani , RU 655577

Read More

Mito nº1 – preconceito linguistico

0

Mito no 1 “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente” O primeiro mito apontado por Marcos Bagno

Read More