Relevo brasileiro

Categories: Trabalhos

0

Classificação dos Relevos Segundo Jurandyr Ross a classificação do relevo brasileiro dá-se através de três formas principais: Planícies, Planaltos e Depressões. Essa classificação tem como base processos geomorfológicos e um levantamento feito entre 1970 e 1985 pelo projeto Radambrasil, onde todo o território brasileiro foi fotografado utilizando-se radares.

De acordo com essa classificação planaltos tem altitude acima de 300 metros, também chamados de formas residuais, ou seja, produto de erosão; podem ser citados ainda alguns tipos principais de planalto, entre eles estão: ?? Planaltos em bacias planalto da Amazôni depressões periféric • Planaltos em intrus que são formações a Swipe view p r exemplo, o imitados por is da plataforma: iana, temos como exemplo o planalto Norte-Amazônico; • Planaltos em núcleos cristalinos arqueados: planaltos com a mesma forma, levemente arredondada, podem estar isolados uns dos outros, por exemplo, a Serra do Mar.

As planícies constituem uma área plana formada pelo acúmulo recente de sedimentos, e podem ser distinguidas em duas: • Planície SV’ipe to klew next page Planícies costeiras: encontradas no litoral como as planícies e abuleiros litorâneos. • Planícies continentais: situadas no interior do país, como a Planície do Pantanal.

Por fim se tem as depressões, com uma altitude entre 100 e 500 metros e inclinação suave, sendo mais plana em relação ao planalto, também formada por erosão principalmente na era Cenozoica, recebem nomes diferentes conforme sua localização e características. • Depressões periféricas: nas regiões de contato entre estruturas sedimentares e cristalinas, como, por exemplo, a Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense. • Depressões marginais: às bordas de bacias sedimentares, sculpidas em estruturas cristalinas, como a Depressão Marginal Sul-Amazônica. ?? Depressões interplanálticas: áreas mais baixas em relação aos planaltos que as circundam, como por exemplo, a Depressão do São Francisco. Para a análise de forma geral do relevo, uma ferramenta é essencial, o mapa. Os mapas de subsuperfícies baseiam-se em dados geofísicos e amostras de rochas obtidas em perfurações, os mapas topográficos em processos sísmicos, gravitacionais e radioativos e os mapas litológicos em perfis e dados de furos e sondagens.

Desenvolvimento humano-piaget

0

Desenvolvimento intelectual – período sensório-motor – Eliana Herzberg I NOME DOS PARTICIPANTES Per(odo sensório- motor (Jean Piaget) Estádio: Estádio 1:

Read More

A casa do futuro intel

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL Administração de Sistema de Informação OF2 A CASA DO FUTURO Swip next page

Read More