Remuneração estratégica

Categories: Trabalhos

0

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA Lori José Giraudo Schiavo Prof. Edson Klaus Kielwagen Cento universitário Leonardo da Vlnci-CJNlASSELVI Processos Gerenciais-(EMD-5191) — Administração de Recursos Humanos 23/02/10 RESUMO ora to view nut*ge Este trabalho visa faz Estratégica.

Sabe-se muneração rativo de Recursos Humanos nos dias atuais de fundamental importância para o bom andamento das Empresas em todos os aspectos, sendo portanto, matéria de estudos cada vez mais necessária, visando colher subsídios que possam auxiliar o Processo Administrativo. palavras chaves – Recursos humanos; Administração; Vantagens. INTRODUÇÃO O Setor. de Recursos Humanos reveste-se cada vez mais de importância na Administração Empresarial.

O mercado atual não permite mais que o quadro de pessoal seja apenas mais um item Isso faz com que grandes empresas busquem a otimização de seus recursos, ou seja, comecem a buscar o que chamamos atualmente de vantagem competitiva, passam a encarar não mais a organização como uma empresa de aspectos hierárquicos rígidos, com um grande número de níveis hierárquicos e ascensão profissional somente através de promoções sem nenhum tipo de histórico ou clareza, e busca tornar-se mpreendedora, com aspectos hierárquicos flexíveis, estruturas organizacionais com poucos níveis hierárquicos e com ascensão salarial através do desenvolvimento pessoal.

Peter Drucker contribui com essa nova tendência, abordando o tema de forma que podemos traduzir que o trabalhador passa da era do trabalho mecanizado, braçal para o trabalhador da era do conhecimento intensivo. Isso fez com que percebêssemos uma grande mudança, na capacidade humana do trabalho. O surgimento de novas ferramentas tecnológicas e mudanças na forma de organização do trabalho, faz com que nos preocupemos com s novas formas de capacitação profissional desse trabalhador, que a cada dia passa a ter que ser melhor qualificado. Uma nova politica de cargos e salários teve de ser implantada, para fazer frente às novas técnicas de gestão que o mercado atual exige para manter-se competitivo.

As novas teorias e técnicas vigentes nas consultorias e organizações, relegaram a segundo plano ou mesmo nem mais consideram a tese do Abraham Maslow, psicólogo humanista, um dos pioneiros na formulação dos princípios da Psicologia Transpessoal, que analisou as necessidades humanas e revisou teoria dos instintos, apresentando, em seu livro Motivation and Personality (1 968), a tese da hierarquia das necessidades humanas seu livro Motivation and Personality (1968), a tese da hierarquia das necessidades humanas , desdobradas em cinco niveis: fisiológicas(ou básicas), de segurança, sociais, de estima e de auto-realização, determinando as três primeiras como primárias e as outras como secundárias (AMORIM; Antonio; Períódico da UNIPAZ; no 9; Salvador ; 2007. ) 3. COMO ADEQUAR-SE Só faz sentido falar em remuneração estratégica se a empresa iver uma estratégia bem definida de negócios. As politicas de administração da remuneração seguem as estratégias dos negócios.

Se a empresa tiver uma estratégia de negócios, a definição de uma estratégia em remuneração fica fácil. Alguns exemplos de pontos importantes a serem avaliados para a definição das estratégias de remuneração são enumerados a seguir. 3. 1 – Cultura da Empresa em Relação à Aceitação e Disposição para Correr Riscos Vale a pena ser mais flexível e ágil na definição das remunerações, para obter melhores resultados? . 2 – Filosofia de Gestão da Empresa nas Áreas de Negócios e de Recursos Humanos Programas de incentivos têm chance de funcionar? 3. 3 – Situação Econômico-financeira A empresa pode bancar uma politica de remuneração mais flexível e alinhada com seus objetivos de negócios? 3. – Estágio de Desenvolvimento ou Idade Organizacional da Empresa A empresa jovem aceita discutir mudanças, ou faz mudanças até sem discutir. A empresa em crescimento aceita correr riscos. A empresa na plenitude do seu potencial quer discutir antes os benefícios de qualquer mudança. A empresa estável vai pensar muito antes de fazer qualquer mudança. A empresa burocrática vai demorar muito para aceitar a enas mudanças cosméticas. Na PAGF3ÜFd qualquer mudança. A empresa burocrática vai demorar muito para aceitar apenas mudanças cosméticas. Na empresa “despencando morro abaixo”, mudanças talvez so serão possíveis com um novo dono.

Em cada fase ou estágio, a estratégia precisa ser coerente com as necessidades da empresa para atingir seus objetivos estratégicos. 3. 5 – Perfil dos Principais Executivos Qual o estilo dominante dos principais executivos? Eles tendem a er empreendedores (visionários, forjadores do futuro) ou estão mais para chefes de pessoal à moda antiga (controladores de pessoas, defensores ardentes do status quo)? Empreendedores aceitam implementar estratégias que levam à manutenção de um quadro de pessoal enxuto e de alto desempenho. “Controladores de pessoas” adotam estratégias que geralmente resultam em um quadro de funcionários inchado e uma folha de pagamento idem.

Há muitas variáveis relacionadas com a forma como o negócio é gerido que devem ser analisadas para a definição das estratégias de remuneração. 4. CONCLUSAO Pode-se concluir que, mesmo sabendo-se uma necessidade a implantação do modelo de remuneração estratégica, a Empresa antes de implantá-lo deve adequar-se ao sistema, promovendo as mudanças necessárias para que não venham acontecer retrocessos prejudiciais ao Processo Administrativo. Outro aspecto que deve ser considerado é o estudo detalhado dos anseios do quadro funcional, analisando-se profundamente o que mais será considerado benefício pelos empregados, e que melhor preenche as necessidades do quadro. 5. REFERENCIAS AMORIM; Antonio; periódico da UNIPAZ, no 9; salvador; 2007

Organização de sistemas diferenciados

0

ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DIFERENCIADOS ONGS O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para o entendimento acerca da importância do

Read More

Ação de alimentos

0

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTORJUIZ DE DIREITO DA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE GUAIAQUI, ESTADO DO…. VARA ANTONIO PEDRO, inscrita no CPF

Read More