Resenha

Categories: Trabalhos

0

Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO Aluna: Liliane Cristina Protcz Resenha temática: A hora da estrela Guarapuava 29 de novembro de 2011 Resenha temática A hora da estrela Esse tema, A hora da estrela, é muito bom para se discutir tanto ” o enredo” da autora usa na sua co ruç ora dizem que as obras d lei, começo, meio e fim, A própria autora nun equisitos que a & ABDALLAJR. ” m um enredo, um ivas tradicionais. s processos de criação. “É um mistério”, dizia ela. Quando penso numa história, eu só tenho uma vaga visão do conjunto, mas isso é coisa de omento, que depois se perde. Se houvesse premeditação, eu me desinteressaria pelo trabalho. Mais do que histórias, os seus livros contêm impressões. Por isso, consciente de sua condição como (não-)escritora, Clarice dizia-se uma “sentidora, intuitiva”. Essa obra tem como protagonista uma alagoana chamada Macabéa, que após a morte de sua tia decide se mudar para o Rio de Janeiro.

Essa moça “nada” sabia fazer, era ingênua, fei Swipe to nex: page feia, infeliz. Seus dias dividem-se entre o trabalho como datilógrafas, as madrugadas, para ela, eram embaladas pelos ons regulares da Rádio Relógio: hora certa, anuncias, pouca ou nenhuma música. É por intermédio dessa escuta, entretanto, que Macabéa vai lentamente construindo um certo reconhecimento sobre si e sobre o mundo. ” (AQUINO, 2000, p. 205): A rádio realmente desperta na moça uma avidez por conhecimento, o que fazia com que sua vida se tornasse menos banal, mais importante.

Essa narrativa foi a última a ser publicada por Lispector ainda em vida e “A hora da estrela” seria um “ponto de articulação” entre as lições realista-naturalistas da autora e eus poemas em prosa, nos quais tempo, enredo e personagens se desagregam. Esta novela “não só recolhe quase todos os problemas da narrativa dos outros romances de Clarice Lispector, mas também muitas de suas imagens. ” (SÁ, 1979, p. 215).

Assim, saibamos que Clarice produz aquela que seria a última de suas obras publicadas em vida de maneira grandiosa, para que nunca nos esqueçamos da riqueza e originalidade de seu estilo. As personagens de Clarice costumam viver momentos epifânicos, como se tivessem realmente tido uma revelação, PAGFarl(F3 ersonagens de Clarice costumam viver momentos epifânicos, como se tivessem realmente tido uma revelação, desencadeada por qualquer fato banal, e, a partir dela, pudessem ter uma visão mais aprofundada da vida, das pessoas, das relações humanas.

CEREJA E MAGALHÃES comentam que “De modo geral, esses momentos epifênicos são dilacerantes e dão origem a rupturas de valores, a questionamentos filosóficos e existenciais, permitindo a aproximação de realidades opostas, tais como nascimento e morte, bem e mal, amor e ódio, matar ou morrer por amor, seduzir e ser seduzido, etc. (1995, p. 413).

Diante disso, podemos notar que Clarice Lispector enfatiza nessa obra o “retrato” do nordestino, retrata personagens epifânicos, e que essa obra para quem leu, sem dúvida, val ser inesquecível. Links: http://www. cpv. com. br/cpv_vestibulandos/dicas/livros flitobr5801 . pdf http://www. unicamp. br/ieVsite/alunos/publicacoes/textos/e00006 . htm http://www. youtube. com/watch? v=zVW6_RGDhOE http://www. artigonal. com/educacao-artigosfo-nordestino-na-obra -a-hora-da-estrela-818827. html http://misteriodasletras. blogspot. com/ PAGF3ÜF3

O pedagogo nos espaзos nao escolares

0

O PEDAGOGO EM ESPAЗOS NAO ESCOLARES: ALGUMAS CONSIDERAЗХES a forзa suficiente e necessбria para concluir mais uma etapa de minha

Read More

Fichamento do texto as dimensões ético políticas e teórico metodológicas no serviço social

0

Fichamento do texto as dimensões ético políticas e teórico metodológicas no serviço social Premium 06, 2012 | 23 As Dimensões

Read More