Resenha crítica do livro história da língua portuguesa autor: paul teyssier

Categories: Trabalhos

0

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ SEGMENTO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE pós – GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA ar 3 to view nut*ge HISTÓRIA DA LINGUA PORTUGUESA Universidade de Paris – Sorbonne, nascido no dia 12 de dezembro de 1915 e falecido no dia 10 de janeiro de 2002 e traduzido pelo professor, filólogo, ensaísta e membro da Academia Brasileira de Letras Celso Ferreira da Cunha, nascido em 10 de maio de 1917 e falecido em 14 de abril de 1989. Celso Cunha pode ser considerado uma unanimidade incontestável no que se tratar a respeito de língua portuguesa.

A obra apresenta uma história exemplar da nossa língua, começando com uma análise da evolução do latim até os primeiros textos em galaico – português, onde Teyssier passa a considerar em seguida não só o contemporâneo português europeu como também o português falado no Brasil, na Ásia e na África. No século XI, à medida que os antigos domínios foram sendo recuperados pelos cristãos, os árabes são expulsos para o sul da península, onde surgem os dialetos moçárabes, a partir do contato do árabe com o latim.

Quando os cristãos avançam para sul, os dialetos do norte interagem com os dialetos moçárabes do sul, começando o processo de diferenciação do português em relação ao galego – português. A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal e se consolidará com a expulsão dos mouros e com a derrota dos castelhanos que tentaram anexar o país. E esse é um trecho da nossa língua abordado na obra em questão. O autor também fala de como o português é utilizado na Europa, no Brasil, na África e Ásia.

Esses capitulos são muito nteressantes, pois podemos observar certas variantes fonéticas e a evolução morfológica e sintática de cada pais. Os primeiros textos esc PAGFarl(F3 fonéticas e a evolução morfológica e sintática de cada país. Os primeiros textos escritos em português surgiram no século XIII. Época em que o português não se distinguia do galego, falado na provincia da Galícia. A língua portuguesa nasceu do latim, que foi um idioma falado pelos antigos romanos. por volta de 218 a. C. , quando os romanos conquistaram a Península Ibérica, região onde hoje estão Portugal e Espanha, eles introduziram o latim.

Com o tempo, o idioma foi sendo naturalmente modificado até dar origem a outras línguas, como português, espanhol, francês, italiano. Durante a época das Grandes Navegações, a partir do século XV, a lingua portuguesa foi enriquecida com palavras originárias da África e da Ásia. Assim o português incorporou muitos vocábulos estrangeiros. Dessa forma, o livro pode ser considerado como um daqueles que devem ser de cabeceira para as pessoas que trabalham ou têm interesse na história da língua portuguesa. É muito bom, com linguagem acessível a todos. PAGF3ÜF3

Sociologia

0

OS DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DA CRIANÇA MENOR DE 2 ANOS INSTRUMENTO DE APOIO AO TRABALHO DOMICILIAR DO

Read More

Auditoria fiscal

0

Auditoria fiscal Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete

Read More