Resenha crítica psicomotricidade

Categories: Trabalhos

0

A sua carreira em ascensão! CARLOS EDUARDO FOGANHOLO RESENHA CRÍTICA PSICOMOTRICIDADE Trabalho domiciliar realizado para reposição da falta e aprovação na disciplina Psicomotricidade do curso de Pós graduação em: Educação Especial Psicopedagogia.

Professor Responsável: Meire Pereira Valentini SÃO TOMÉ / PR DATA: 10/03/2012 Rua Néo Alves Marti paraná – (44) 3031_54 dimensao@dimensa ar 3 to _ email O Brincar de uma criança com Síndrome de Down nas aulas de psicomotricidade: instrumento terapêutico no processo de aprendizagem de Márcio Luiz Weirich e Atos Prinz Falkenbach têm m conjunto de Idéias que nos faz analisar mais profundamente sobre a importância da Educação Especial e inclusão das crianças excepcionais no ambiente escola.

Em nossos dias atuais muito se tem falado em educação inclusiva. É de conhecimento comum, o fato de que as escolas ainda têm muito que evoluir no que se refere a este assunto, não se limitando, no entanto a alunos com Síndrome de Down, mas também alunos com outros tipos de deficiência. Existe a real necessidade de capacitação de professores e necessárias adequações para que se possa viabilizar um melhor recebimento desses alunos.

Isso hoje para o professor é um grande desafio, pois para isto requer-se uma sua prática pedagógica, para que deste modo possa satisfazer a Situação, que é atender uma diversidade de alunos, como esta proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “Elaborar propostas pedagógicas baseadas na interação com os alunos, desde a concepção dos objetivos; reconhecer todos os tipos de capacidades presentes na escola; seqüenciar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos, adotar metodologias diversas e motivadoras, avaliar s educandos numa abordagem processual e emancipatória, em função do seu progresso e do que poderá vir a conquistar. (1 999, p. 1 8)” Percebo que o movimento pela inclusão está tomando boas proporções, e esta situação exige do professor e da escola uma prática corrente pela busca de novas e modernas informações, agregando desta forma maior conhecimento, para que os professores possa na prática aplicar os princípios basilares da inclusão que são: celebração das diferenças, valorizar a diversidade, a solidariedade, o direito de pertencer, a igualdade ara as minorias e a cidadania, para que se tenha sociedade realmente construída para todas as pessoas.

No presente caso de estudo, observo que a necessidade e real inserção social de se ter uma Educação Física inclusiva, reside no fato que muitas possibilidades se apresentam, e se apresentam de forma positiva, pois os alunos se descubram como indivíduo, como um ser integrante da sociedade, e que tenha mais oportunidades em su PAGFarl(F3 descubram como indivíduo, como um ser integrante da sociedade, e que tenha mais oportunidades em sua vida. Rua Néo Alves Martins, 2447 , Centro, Maringá Paraná – (44) 3031-5415 – www. dimensao. net — e-mail dimensao@dimensao. net Exemplos de Atividade Psicomotora: Exercícios de expressão verbal e gestual: • Contar o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que contenham poucos elementos. • Contar a história de seus próprios desenhos. • Brincar de “o que é o que é”? Uma criança diz : “É redonda, serve para jogar e para chutar”. A resposta é: “Uma bola”. • Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc. , somente com gestos. ?? Imitar algo, somente com gestos, para os colegas adivinharem o que é, se for reciso, usar sons. Atividades na Área da Percepção Exercícios de Percepção Tátil: • Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro. • Reconhecer colegas pelo tato. • Andar descalço em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o que sentiu. • Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno). • Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande). Rua Néo Alves Martins, 2447 , Centro, Maringá – PAGF3ÜF3

Plano de negócio

0

5. 8 ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO Como sabemos, a administração de marketing se apresenta basicamente através dos instrumentos do composto promocional

Read More

Equilíbrio químico

0

Equilíbrio químico Premium gy nadiatort Map 07, 2012 4 pazes ÍNDICE: Introdução • • • • …. 3 Matérias e

Read More